quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Breath of Fire IV


Breath of Fire IV (Capcom, PlayStation / SourceNext, PC) - Lançado no dia 27 de Abril de 2000, é o quarto jogo dessa série de RPG criada pela Capcom. Em 2003, o jogo foi portado para PC mas o jogo não foi lançado nas Américas.

Como nos jogos anteriores, BoF IV segue as aventuras do jovem Ryu, que tem o poder de se transformar em poderosos dragões e vai unir forças com outros guerreiros poderosos para combater seus inimigos. Como no jogo anterior, BoF IV utiliza a mesma mistura de sprites 2D e 3D, porém as CGs foram trocadas por animações no estilo "Anime" e as batalhas continuam sendo realizadas através de turnos.

Sem mais delongas, vamos as mudanças: enquanto que em BoF III você poderia aproximar a câmera e rotacionala em todas as direções em BoF IV você não pode mais mexer a camera para cima e para baixo - apenas para os lados. Os cenários agora estão 100% em 3D e com mais detalhes mas os personagens continuam sendo feitos com sprites 2D, só que desenhados à mão.

O "Master System" está de volta sem nenhuma mudança, permitindo com que os personagens aprendam novas habilidades dependendo dos mestres que eles podem achar ao redor do mundo. Cada personagem continua com a sua habilidade única para destruir obstáculos ou resolver puzzles fora de batalha, só que agora essa habilidade se chama "Field Skill". O mini-game de pesca está de volta também, assim como o "Vila das Fadas", novamente sem mudanças.

As batalhas também continuam com apenas 3 personagens de cada vez mas dessa vez eles trouxeram o "Combo System", que dependendo da ordem que você usar algumas magias ou habilidades elas vão gerar mais dano ou outros efeitos em batalha. Por exemplo: usando duas magias de gelo em sequencia vai gerar um ataque mais forte, enquanto usar uma magia de fogo seguida de uma de vento vai gerar um novo ataque explosivo.

A história de BoF IV começa com Nina, a princesa do reino de Wyndia, e Cray, líder do clã Woren. Eles estão indo para a cidade de Synesta, seguindo informações sobre o paradeiro da irmã mais velha de Nina e a paixonete do Cray, Elina, que sumiu há algumas semanas antes em uma missão diplomática. Logo, eles encontrariam com Ryu, que os atacaria em forma de dragão mas depois ele voltaria a sua forma normal e perderia a memória.

Nina então convence Ryu à ajuda-la na busca de sua irmã e eles partem para a cidade em busca de informações para começar a sua busca. Enquanto isso, do outro lado do mundo, o antigo Imperador Fou-Lu levanta-se de sua tumba (sim, você já ouviu isso em outro lugar), declarando que agora é tempo de recuperar o seu trono, como ele prometeu mais de 6 séculos atrás. E é assim que o jogo se desenvolve, você jogando com os dois grupos cada um em uma parte do mundo.

O jogo foi bem recebido no seu lançamento, tendo vendido aproximadamente 334,000 apenas no Japão durante o seu lançamento. Os principais elogios foram para os gráficos, que estão muito bonitos e também para a artwork muito bem desenhada.

A versão do PC viu um lançamento limitado em inglês em algumas regioes da Europa e Austrália, enquanto no Japão ele vendeu cópias o bastante para receber o selo "Quality1980" e ser re-lançado em 8 de Julho de 2005. Em 6 de Julho de 2011, foi a vez da PSN receber a versão do PlayStation, compatível com o PS3 e o PSP.

Algumas imagens e videos do jogo:






*Imagens gentilmente cedidas pelo site MobyGames.

E por hoje é só. Ou quase. Como as versões do PlayStation e PC são praticamente as mesmas, só mudando a resolução no caso do PC, eu não postei screenshoots do mesmo porque elas sairiam idênticas. Mesma coisa vale para a versão PSN, já que é o jogo original do PlayStation lançado sem nenhuma mudança.

Como toda série de sucesso, o jogo Breath of Fire IV gerou vários outros materiais legais para os fãs: um mangá contando as aventuras dos personagens assim como 4 jogos lançados para celulares japoneses que foram lançados entre 2003 e 2009. Aqui vai um pequeno resumo sobre esses 4 jogos:

  • Breath of Daifugoo: é um jogo de cartas típico japonês, só que com cartas baseadas nos personagens de BoF IV. Há 3 modos: Partida Única, Endless e Tournament. Foi lançado em Agosto de 2003.
  • Breath of Fire: Ryu no Tsurishi: é um jogo de pesca baseado no mini-game de pesca de BoF IV. Você tem a disposição um cenário enorme com um lago aonde pode pescar 34 espécies de peixes com 20 tipos de íscas e 6 variações de vara de pescar. Foi lançado em Outobro de 2005, junto com a versão mobile de Megaman 2.
  • Breath of Fire IV: Honoo no Ken to Kaze no Mahou: esse aqui é um Action-RPG que se passa em algum lugar durante os acontecimentos de BoF IV, você controla Ryu e Nina enquanto eles escapam de soldados do império enquanto se aventuram em 5 dungeons diferentes. Diferenciando do jogo original, aqui o combate é em tempo real e também há varios puzzles e ganha novas habilidades. Foi lançado em Novembro de 2007.
  • Breath of Fire IV: Yousei-tachi to Hikari no Kagi: outro Action-RPG voltado em um grupo de fadas que vive no "Dream World" e perderam o seu tesouro, a chave da Luz. São 10 peças para juntar novamente a chave. O jogo foi lançado em Novembro de 2008.


Infelizmente esses jogos só estão disponíveis em japonês, deixando a experiência incompleta caso você não entenda a lingua japonesa. Não por acaso, em 2008 foi anunciado pela Capcom que a série entraria em um hiato sem previsão de volta, ficando pra trás apenas o jogo Breath of Fire: Dragon Quarter que eu nunca joguei por isso não farei um review do mesmo.

E com isso acabo os posts sobre a série Breath of Fire. Para a semana que vem, vou começar a falar sobre uma série de jogos de "ninjas" que fez um sucesso estrondoso nos 8-bits e fez sucesso pela sua dificuldade e voltou recentemente em jogos de luta e jogos novos na geração atual. Espero vocês na semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

4 comentários:

  1. Uma correção e uma coisinha.
    No começo do jogo, Nina e Cray são atacados pelo dragão da areia (Sand Dragon/Sa Ryong), e depois Nina, em busca de ajuda para o Sandflyer quebrado, cai num buraco e encontra Ryu.

    Um toque a mais é que os masters de BoF4 ensinam os golpes de acordo com o progresso em vários aspectos do jogo (minigames de pesca e das fadas, quantidade de dano ou de acertos por combo, e até a contagem de tempo), enquanto em BoF3 apenas a evolução de nível do personagem que está aprendendo é suficiente.

    Gostei muito do BoF 4, mas ainda acho o 3 melhor por sua história mais envolvente.

    Até o próximo post!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas adições Hugo, eu realmente não me lembrava de todos os detalhes e de onde eu traduzi os caras não entraram em tantos detalhes sobre os sistemas.

    Já eu não gosto muito do 3, mas mesmo assim ainda vou terminar ele!

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que certos jogos só saiam no japão!

    ResponderExcluir
  4. BOF 4 e muito bom. Fou lu é apelaçao totalz. Grande trilha sonora, enredo, graficos e diversão. Nem vale a pena jogar BOF 5, aquele jogo e horrivel, zerei uma vez a duras penas na época e detestei. A porra se passa toda no subterrâneo e tem um dos finais mais retardados que ja vi na vida!.

    ResponderExcluir