quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Breath of Fire II


Breath of Fire II (Capcom, Super Nintendo/Game Boy Advance) - Lançado no dia 2 de Dezembro de 1994, é o segundo jogo da série e foi a primeira vez que o jogo recebeu um lançamento europeu, através da Laguna, em 1996. Foi re-lançado para GBA em 21 de Dezembro de 2001 e teve a versão do Super Nintendo lançada no Virtual Console do Wii em 10 de Agosto de 2007.

Diferente dos futuros lançamentos da série, Breath of Fire II é uma continuação direta do primeiro jogo da série. Se passando 500 anos depois do original, a história segue os passos do orfão chamado Ryu Bateson, cuja família sumiu misteriosamente muito tempo atrás. Depois que o seu melhor amigo é acusado de um crime, Ryu embarca em uma jornada para limpar o nome dele.

O jogo segue a linha tradicional de RPGs da era 16-bits, com sprites 2D tanto para os personagens quanto pros cenários. A visão é de cima na diagonal e o personagem se movimenta em 4 direções pelos cenários enquanto interagem com NPCs (personagens que não são controlados pelo jogador) e batalham com inimigos para avançar na história.

Entre as novidades na sequência, os menus agora são em modo texto e não mais em ícones assim como uma barra chamada "Monster Meter" que indica a propabilidade de encontrar inimigos numa certa área. Você será forçado a avançar por certas áreas no mapa, derrotando esses inimigos para avançar no jogo e se unindo a novos personagens, cada um com suas habilidades especificas.

Assim como no jogo anterior, apenas 4 personagens podem lutar ao mesmo tempo, sendo que os outros ficam de "molho" até você chamar pro grupo principal. Cada personagem tem a sua "Personal Action" que deve ser usada para alcançar certas áreas como destruir objetivos, evitar armadilhas ou passar por certas áreas do mapa mais facilmente.

Uma das novidades mais marcantes é o novo sistema de construção de vilas que permite que o jogador a povoar a sua vila com personagens especiais que estão espalhados por todo o jogo. Cada personagem tem a sua função e são convidados a viver em casas que você faz com 1 dos 3 carpinteiros, cada um com seu estilo e design único. Há também os 6 Shamans, cada um representando o seu elemental e liberam novas habilidades para os membros da sua "party".

Assim como na versão anterior, o port para GBA foi bem semelhante e recebeu notas semelhantes também. Porém dessa vez o jogo não ganhou nenhuma das nominações que ele foi indicado.


Algumas imagens e videos do jogo:

Super Nintendo:







Game Boy Advance:






E por hoje é só. Eu estava planejando inicialmente para falar apenas dos dois primeiros da série mas semana que vem se preparem porque vai "ao ar" uma matéria sobre Breath of Fire III - me lembrei das ótimas recordações que eu tive jogando ele no PlayStation, embora não o tenha terminado.

Como sempre, tentei ser bem breve e explicar somente o necessário para não estragar nenhuma surpresa quando vocês forem jogar. O meu intuito aqui é mostrar como funciona mais ou menos as mecânicas e como começa a história dos jogos - o resto é pela conta de vocês! Comprem o jogo, aluguem ou joguem a ROM depois e vejam aonde tudo isso ai vai dar. Vejo vocês na semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Simplesmente o melhor Breath of Fire de todos!!!
    O lance dos 6 Shamans é genial e encantador.

    Bom e rápido review!!

    ResponderExcluir
  2. Não terminou o 3 ainda? Que vergonha! Eu comprei um Memory Card só pra terminar na locadora!

    ResponderExcluir