quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Shining Force Gaiden: Final Conflict / Shining in the Darkness


Shining Force Gaiden: Final Conflict (Sonic! Software Planning, Game Gear) - Lançado no dia 30 de Junho de 1995 exclusivamente no Japão, é o terceiro jogo da série "Gaiden" e porém traga o sub-titulo ele não é diretamente ligado aos outros dois titulos, mas sim como uma ponte de ligação entre o primeiro e o segundo Shining Force do Mega Drive.

Max, o protagonista do primeiro Shining Force, está perseguindo a bruxa Mishaela (servente de Darksol). Um dos companheiros de Max, o robô Adam, recebe um forte ataque em batalha com Mishaela e apenas Max e seu companheiro Ridion continuam a perseguição. Infelizmente, Max e Ridion nunca retornaram da perseguição, então Ian e os antigos companheiros de batalha de Max vão atrás deles.

A jogabilidade é a mesma dos outros jogos da série Gaiden, com uma exploração mais linear. Aqui não se anda pelos mapas depois das batalhas mas sim acontecem pequenos dialogos e aparece um menu depois para você comprar itens e se preparar para a próxima batalha.


Algumas screenshots e videos do jogo:






Embora esse jogo só tenha sido lançado no Japão, assim como o primeiro jogo da série, há traduções na internet para ambos os jogos. Com  uma procurada rápida você consegue achar os jogos traduzidos e consegue aproveitar eles melhor.

Para o próximo jogo, eu escolhi falar do primeiro jogo da série Shining pra vocês entenderem melhor como foi que a série começou...



Shining in the Darkness (Climax Entertainment, Mega Drive) - Lançado no dia 29 de Março de 1991 foi o primeiro jogo da série "Shining", que em breve se dividiria em diversos universos e jogos com jogabilidade diferentes. Esse primeiro jogo é um "dungeon crawler", ou seja: um RPG baseado em calabouços em primeira pessoa, igual à aqueles labirintos do primeiro Phantasy Star.

A história se passa no reino de Thornwood. A filha do rei e o personagem principal do jogo sumiram, enquanto o feiticeiro do mal Dark Sol apareceu para tirar a paz do reino. O personagem principal é então encarregado com a missão de achar a "Arms of Light", resgatar o rei e a sua filha e derrotar Dark Sol. Pra você se situar um pouco, o jogo se passa na timeline depois de Shining Force II.

Basicamente, o jogo consiste em: dialogos pré-definitos, exploração de calabouços, batalhas aleatórias com monstros e batalhas com chefes. O combate no jogo é bem similar à jogos como Dragon Quest e Phantasy Star com encontros aleatórios e menus aparecendo na tela pra você escolher a ação.

Como um "bônus", cada caverna tem 3 personagens que precisam ser resgatados mas não é uma obrigação, embora a história mude de acordo com os personagens que você salvou ou não.

E como viria a ser uma tradução na série, erros de tradução também foram feitos nesse jogo. O vilão que foi traduzido como Dark Sol na verdade é Mephisto na versão original, o que gera uma certa confusão quando vai se falar novamente dos 3 vilões da série. O nome do reino também foi trocado de Stormsong para Thornwood.

Em 1992/1993 o jogo foi lançado no Brasil 100% em português mas pouco se sabe sobre o desempenho do jogo nas lojas. Em 12 de Junho de 2007, o jogo foi lançado no Virtual Console do Nintendo Wii em todas as regiões e ele também está presente na coletânea Sonic's Ultimate Genesis Collection para Xbox 360 e PlayStation 3.

Algumas screenshots e videos do jogo:






E por hoje é só. A série Shining é bastante conceituada hoje em dia porém seus últimos jogos deixaram a desejar e os poucos bons não chegaram a ser lançados em inglês devido ao fraco número de vendas no Japão. Alguns jogos são spin-offs mas a maioria se completa como um todo, criando um universo bem variado já que o game varia desde Action-RPG à Dungeon Crawlers e RPGs de Estratégia.

Esse é o fim do especial da série Shining, que foi pedido no twitter pela nossa amiga @PaattyK e o próximo pedido que será atendido é o do nosso amigo @huguitow que pediu pra eu falar um pouco sobre a série Breath of Fire então eu selecionei os dois jogos que sairam pra Super Nintendo porque há uma certa ligação entre os dois jogos então fica mais fácil de falar. Esse post será feito no dia 23/09, por enquanto eu vou postar 3 outras matérias que já estavam arquivadas aqui.

Portanto o post da semana que vem é surpresa, fiquem de olho no twitter pra acompanhar novidades e votem na enquete que eu to tentando trazer de volta a partir dessa semana.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários: