domingo, 24 de julho de 2011

The King of Fighters XII


The King of Fighters XII (SNK Playmore, Arcade) - Lançado em 10 de Abril de 2009 na placa Taito Type X2, KOF XII utiliza novos sprites em 2D com cenários também em 2D. Devido ao tempo que levou para esses sprites ficarem prontos, há apenas 20 personagens selecionáveis no jogo, o menor rol de personagens de toda a série, com 2 novos personagens sendo adicionados na versão caseira. O jogo foi lançado como comemoração dos 15 anos da série e vinha com o slogan "KOF RE-BIRTH", apontando um novo começo para a série.

O jogo foi lançado apenas em Arcades japoneses, porém as versões caseiras para PlayStation 3 e Xbox 360 foram lançadas internacionalmente em 28 de Julho de 2009. Assim como The King of Fighters '98 e o The King of Fighters 2002, o jogo não contém uma história propriamente dita; a saga de Ash Crimson que começou na The King of Fighters 2003 terminaria apenas no próximo lançamento da série, The King of Fighters XIII.



Jogabilidade






Personagens

Pôster com todos os personagens da versão Arcade do jogo. Infelizmente, o número de personagens caiu bastante em relação ao título anterior, que tinha 39 na versão Arcade.

A versão Arcade do jogo tem apenas 20 personagens, que é a metade apresentada no jogo anterior, The King of Fighters XI. Com a exceção do Hero Team da The King of Fighers 2003 e a estréia de Raiden do jogo Fatal Fury: King of Fighters na série, o rol de personagens é composto em sua maioria de personagens dos jogos mais antigos da série, com a maioria dele sendo revertidos para seus visuais clássicos ou pré-KOF; Kensou e Athena, por exemplo, utilizam suas roupas do jogo Psycho Soldier. Isso também foi feito com os seus golpes.

Era um desejo da equipe que desenvolveu o jogo voltar aos conceitos originais da série KOF. Entretanto, Raiden estava previsto para aparecer com a sua "persona" sem máscara de Fatal Fury 2, Big Bear, porém eles queriam adicionar mais vilões na trama e por isso eles decidiram utilizar o Raiden mesmo,  uma vez que ele era sub-chefe no primeiro jogo da série Fatal Fury. KOF XII não trás nenhum time pré-definido, quebrando essa tradição na série, apesar de trazer membros de times recorrentes como o Japan Team original e o Fatal Fury Team.

As versões caseiras apresentaram 2 novas personagens: Mature, uma das companheiras de Iori Yagami no The King of Fighters '96, e Elisabeth Blanctorche, que estreou no The King of Fighters XI como líder do Rivals Team. Ambas personagens aparecem vestindo novas roupas.




Fases


China

Egito

França

Rússia

Estádio 01

Estádio 02

*Clicando nas imagens ajuda a visualiza-las em maior qualidade.

Desenvolvimento

Panfleto da SNK Playmore na Tokyo Game Show 2006 mostrando os seus futuros lançamentos na placa Taito Type X2. Apenas The King of Fighters XII era um título 2D.

Em 14 de Fevereiro de 2008, a primeira gameplay foi revelada para o mundo mostrando os novos, bem maiores, sprites em resolução maior no evento Arcade Operators Amusement Expo (AOU) 2008. A equipe da SNK Playmore decidiu criar os novos gráficos durante o período de 2005 e 2006, comentando que eles gastaram mais tempo produzindo 3 novos sprites do que todos os do jogo anterior. Um teste local foi agendado em Abril, mas foi cancelado porque a SNK ainda estava observando jogos feitos por outras empresas para se ter uma referência. Eles disseram que se isso tivesse acontecido, eles  teriam lançado o jogo com menos de 20 personagens. Como resultado disso, eles decidiram aguardar um pouco mais para realizar um teste local.

Em Março de 2009, a Ignition Entertainment confirmou que eles estariam lançando o jogo internacionalmente em versões caseiras para PlayStation 3 e Xbox 360. Shane Bettenhauser, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Ignition, falou que eles queriam lançar o jogo no mundo inteiro para comemorar o aniversário de 15 anos da série The King of Fighters.

O jogo passou por uma completa repaginação gráfica, confirmada por Nona, o artista que cuidou da arte nos finais de The King of Fighters XI. Todos os sprites utilizados em jogos anteriores por mais de 10 anos foram descartados e substituídos por novos sprites em alta definição. Os programadores falaram que a intenção era criar o "jogo de luta 2D definitivo". Foi então revelado algumas semanas depois na AOU 2008 que o jogo utilizaria novos sprites 2D e cenários em 2D bem detalhados. O produtor Masaaki Kukino informou ao site Kotaku que as animações do jogo foram feitas completamente à mão, e que não haveria cel shading no jogo.

As renovações dos sprites foram feitas devido à reação negativa do remake The King of Fighters '94 RE-BOUT; a equipe chegou a conclusão que eles tinham que fazer novos sprites ao invés de re-utilizar os antigos como eles faziam em versões anteriores. Kukino também falou que cada personagem demorou cerca de 16 à 17 semanas para serem feitos por 10 designers, que eram supervisionados pelo Nona. Entretanto, devido as dificuldades que eles passaram fazendo esse novo design, só conseguiram completar 20 personagens para a versão Arcade, o menor número de personagens selecionáveis apresentado em toda a série.

Desenvolvedores do jogo comentaram que o objetivo era desenhar todos os personagens para dar movimentos mais naturais e um design mais atrativo. Devido ao tempo que levou para fazê-los, o jogo não iria continuar a história dos jogos anteriores, e devido à isto não haveriam times padrões mesmo com alguns personagens dos mesmos sendo selecionáveis. Entretanto, eles confirmaram que iriam terminar a história do Arco de Ash Crimson, que começou em The King of Fighters 2003, em um jogo futuro.

Entre os personagens que foram redesenhados para o jogo, Ash Crimson foi o que eles mais trabalharam. Eles re-trabalharam os seus golpes e falas para ser mais consistente com o resto dos personagens. Em comparação com The King of Fighters XI, que utilizou diferentes artistas para as introduções, cenários, poses de vitória, etc., todas as ilustrações do jogo foram feitas por Nona, uma vez que a equipe desejava fazer os desenhos serem mais parecidos. Apesar da SNK Playmore ter mantido a mesma equipe que fizeram as músicas do jogo anterior, eles não eram os compositores da mesma.

Durante o desenvolvimento dos sprites, Nona fez primeiramente os gráficos 2D dos personagens com pixel-dots. O time da SNK Playmore então pegou os trabalhos dele e usou um software 3D para fazer o personagem ficar em 3D. Depois de selecionar os golpes para cada um dos personagens, eles eram modificados de volta para 2D para serem usados como base para o trabalho final. Então, Nona e a sua equipe adicionavam detalhes para o design original como expressões e roupas mais descritivas. Finalmente, a equipe fazia ajustes para cada um deles, preparando assim o modelo final que aparecia no jogo.

Nona achou vários problemas com os novos designs porque eles eram bem maiores do que os utilizados nos títulos anteriores, falando também que eles eram duas vezes maiores do que eles. Como resultado, a paleta de cores e os detalhes dos pixel-dots também aumentaram.


Versões Caseiras

Esse foi um convite que a SNK Playmore não recebeu muitas respostas...

O jogo foi lançado simultaneamente para PlayStation 3 e Xbox 360 em 28 de Julho de 2009. A SNK Playmore decidiu utilizar o PS3 ao invés do PlayStation 2 porque ele não conseguiria processar os novos gráficos do jogo. Algumas versões do jogo incluem vozes em inglês para todos os personagens, mas o jogador pode escolher entre o áudio original em japonês ou inglês. SNK Playmore e Ignition Entertainment confirmaram então que a versão caseira teria 22 personagens selecionáveis e que pelo menos 2 deles seriam secretos. Eles também anunciaram novos modos de jogo assim como uma galeria e 2 tipos de configuração de controles.

Apesar de ter sido anunciado que ambos os consoles receberiam uma quantidade de modos diferentes, O Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Ignition Entertainment, Shane Bettenhausen, confirmou que ambos os ports teriam o mesmo número de lutadores. A SNK Playmore também lançou um Controle Arcade USB para o jogo exclusivamente para o PlayStation 3 em 16 de Julho de 2009. A Ignition Entertainment anunciou que haveriam diferenças entre os ports no que se diz respeito ao modo online. No PlayStation 3 o jogo tem opções de clãs, enquanto no Xbox 360 eles utilizaram o sistema TrueSkill.

Para escolher as capas para as versões de PlayStation 3 e Xbox 360, a Ignition Entertainment iniciou uma pesquisa em 04 de Maio de 2009, na qual os usuários do seu fórum poderiam votar para escolher entre as 2 capas que eles gostariam de ver no jogo. Enquanto ambas as capas traziam vários personagens, uma delas mostra Kyo Kusanagi no centro e a outra mostra o Iori Yagami. Quando ambas as pesquisas terminaram, a Ignition inciou mais 2 pesquisas nas quais as pessoas tinham que escolher entre as capas vencedoras e as capas japonesas para ambos os consoles.

A Ignition Entertainment passou por diversos problemas com os fãs devido ao mal funcionamento os modos online do jogo. Eles tentaram resolver isso introduzindo um novo código para o online do jogo para tentar melhorar isto mas acabou melhorando pouco.


Recepção

A SNK Playmore bem que tentou, mas faltou tempo pra entregar o jogo da maneira que ela prometeu. A promessa ficou mesmo para The King of Fighters XIII...

Durante a E3 de 2009, o site IGN premiou o jogo como o melhor jogo de luta, falando bem dos novos gráficos assim como a jogabilidade. Por outro lado, no Game Critics Awards da E3 de 2009, o jogo perdeu para Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars na mesma categoria. O jogo também venceu 3 prêmios de Melhor Jogo de Luta na E3 de 2009 dos sites GameSpot, 1UP.com e GameSpy.

Antes do lançamento, várias revistas de vídeo-games comentaram sobre o jogo. Ryan Clements do site IGN celebrou os novos gráficos como se fossem os melhores que um jogo 2D pudesse ter. Apesar de ter achado a jogabilidade bem similar à jogos anteriores da série, ele achou satisfatório as novas mecânicas de jogo que permite os jogadores contra-atacar os combos do seu oponente. O escritor Richard Li do site 1UP.com achou a jogabilidade uma mistura entre Garou: Mark of the Wolves, Street Fighter III e The King of Fighters '94. Assim como Ryan, Li achou a jogabilidade bastante similar com outros títulos da série mas notou que a SNK Playmore adicionou novas revisões para fazer do jogo "uma nova experiência."

McKinley Noble da GamePro também gostou dos gráficos do jogo, mais precisamente de um cenário de fundo de uma Vila Europeia, que ele achou ser um bom exemplo do novo design do jogo. Embora ele tenha lamentado a remoção de várias mecânicas presentes em jogos anteriores como o Tactical Shift System, McKinley gostou da adição de um novo sistema de contragolpes dizendo que "precisão de milésimos de segundo é a chave para conseguir uma vitória decisiva." Andy Eddy do site TeamXbox.com achou o novo estilo de arte do jogo um pouco estranho devido as interpretações de várias culturas mostradas nos cenários devido ao fato delas distraírem o jogador durante a luta. Entretanto, ele gostou do rol de personagens selecionáveis assim como a adição de Elisabeth Blanctorche e Mature para as versões caseiras devido aos seus novos designs e estilos de luta.

Logo após o lançamento do jogo, os críticos responderam em sua maioria com opiniões regulares ou mixas. O jogo recebeu nota C pelo 1UP.com, com o crítico Richard Li notando que várias partes do jogo iriam induzir os jogadores à cometer "rage quits" em suas lutas. Os gráficos que foram chamados inicialmente de bons, depois foram criticados devido ao quanto diferente alguns personagens estavam parecendo no jogo em comparação à títulos anteriores da série. Ryan Clements do site IGN comentou que apesar da vistoria gráfica do jogo, ele era "decepcionante". Ele achou os novos gráficos "muito bem animados", mas falou também que os cenários eram bem limitados.

Embora Andrew Park do site GameSpot elogiar o redesenho de vários personagens e também da jogabilidade, ele também falou que havia jogos de luta 3D melhores devido ao fato de vários personagens que estavam presentes em The King of Fighters XI terem sido removidos aqui, além da péssima qualidade do modo online.  Jim Cordeira do site GameAge deu ao jogo nota C+ falando "com certeza é um reboot/renascimento, embora aparentemente inacabado." Apesar de ter falado que KOF XII "é bom o suficiente para começar", ele disse também que outros jogos de luta como Street Fighter IV ou BlazBlue: Calamity Trigger eram mais divertidos.

No site GameRakings, a versão PlayStation 3 de KOF XII recebeu uma percentagem de 62,64% baseado em 25 análises. enquanto a versão para Xbox 360 recebeu 63,46% baseado em 34 análises. Já no Metacritic, o jogo tem uma média de 58 pontos na versão PlayStation 3 enquanto na versão Xbox 360 ele recebeu 63 pontos.


Imagens e Vídeos do Jogo







Capas

Lançado em 28 de Julho de 2009 nos Estados Unidos e no dia 30 do mesmo mês no Japão, o jogo vendeu cerca de 150.000 cópias mundialmente na plataforma da Sony - sendo 110.000 dessas cópias apenas nos Estados Unidos/Canadá!

No Xbox 360, a coisa ficou um pouco mais feia. Apesar de ter um modo online melhor, o jogo vendeu apenas 110.000 cópias - sendo 90.000 delas nos Estados Unidos/Canadá. Ambas as versões não tiveram seus números de venda divulgados pela Ignition Entertainment na Europa por razões desconhecidas.


Artwork

Ash Crimson

Duo Lon

Shen Woo

Kyo Kusanagi

Benimaru Nikaido

Goro Daimon

Iori Yagami

Athena Asamiya

Sie Kensou


Chin Gentsai

Terry Bogard

Andy Bogard

Joe Higashi

Kim Kaphwan

Raiden

Ryo Sakazaki

Robert Garcia

Ralf Jones

Clark Still

Leona Heidern

Mature

Elisabeth Branctorche


Finalizando

Apesar do produto final não ter sido tão ruim, o que faltou ao jogo mesmo foi uma "identidade". Se este fosse um título da série Fatal Fury ou Art of Fighting, talvez tivesse se dado melhor...

E por hoje é só. KOF XII é um daqueles jogos que não importa quantas vezes você olhe pra trás e tente entender o que deu errado, o fato é que faltou um planejamento mais sólido da SNK Playmore pra conseguir lidar com um projeto ambicioso e grandioso como eles queriam. Por outro lado, é bom ver que nenhum desses erros foram cometidos novamente na continuação do jogo, mas fica essa "mancha" na série marcada pra sempre...

Tendo mais tempo para trabalhar no título e ouvindo os pedidos dos fãs como nos velhos tempos, a SNK Playmore trabalhou incansavelmente até finalmente entregar The King of Fighters XIII em 2010, o seu jogo mais bem sucedido de toda sua história! Mas isso é papo para o nosso próximo post, aonde mostrarei as versões Arcade, Caseira e um post adicional falando apenas sobre as versões Mobile e os diversos produtos que o jogo ganhou devido a sua popularidade. Se liguem que daqui a pouco tem mais!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário