sexta-feira, 24 de junho de 2011

Street Fighter Alpha 3



Street Fighter Alpha 3 / Street Fighter Zero 3 (Capcom, Capcom Play System II) - Lançado no dia 29 de junho de 1998, simultaneamente em todo o mundo, é o terceiro jogo da série Alpha e o úlimo jogo da série a ser lançado na placa CPS2. Este é o mais diferente da série, trazendo cenários, músicas e vários personagens inéditos até então.


A primeira coisa que se nota assim que começa o jogo são as 3 barras que se tem pra escolher: A-ism (Z-ism no Japão), baseada na barra de 3 niveis de SFA; V-ism, a barra de custom combo da SFA2 e a X-ism, baseada em Super Street Fighter II turbo, na qual apenas 1 especial é acumulado porém o dano que ele faz é muito maior que o normal.

Também foram descartados os modos "Manual" e "Auto" dos jogos anteriores, porque dependendo da barra escolhida seu personagem vai ter mais ou menos golpes e até o dano dos mesmos é modificado. Estreou a barra "Guard Power Gauge" que limita a defesa do jogador: quando essa barra esvazia, o personagem fica por 1 segundo com a defesa totalmente aberta.

Outras pequenas modificações que aconteceram foram: os especiais de niveis agora não precisam ser mais executados com 3 botões para um golpe de lvl 3 mas sim pressionar o botão de maior força (ex: Soco Forte), ou soco médio para um lvl 2, facilitando assim a execução dos especiais e deixando o jogo mais dinâmico.

O movimento de arremeso também mudou: ao inves de chegar perto do personagem e apertar soco ou chute, agora o movimento é feito apertando dois socos ou chutes simultaneamentes. Errando o movimento, seu personagem fica com a defesa aberta por alguns instantes, então use com sabedoria esse movimento.

Sobre os personagens, todos do jogo anterior estão presentes incluindo uma quantidade considerável de personagens sendo apresentados ao jogador pela primeira vez, como Juni e Juli (clones de Cammy que usam as mesmas habilidades dela).

A medida que a Capcom foi lançado as versões caseiras, ela foi adicionando ainda mais personagens para escolher. Então não se perca e confira a lista de personagens completa do jogo e as versões que eles aparecem:


Personagens voltando do jogo anterior:


Ryu
Estágio: Planicies de Genbu, Japão
Novo dublador: Toshiyuki Morikawa
Resumo: ele é um homem seguindo o caminho para se tornar um verdadeiro praticante de artes marciais. Qual é o significado dessa "energia do mal" que há dentro dele? Ele continua a sua jornada para achar as respostas, e novos desafios.


Chun-Li
Estágio: Praça Zhidan, China
Resumo: ela é a detetive especial da ICPO à cargo de Shadaloo. Com a corrupção, ela era inútil como uma oficial. Então, ela começa a trabalhar em cooperação com Charlie para derrotar Shadaloo. Agora eles pegam caminhos separados em uma tentativa de achar Bison.


Charlie (EUA/EUR) / Nash (JP)
Estágio: Porto de Frankort, Estados Unidos
Resumo: Charlie é o Primeiro Tenente das Forças Aéreas Americanas. Ele está à cargo das investigações sobre atividades e drogas de Shadaloo. Ele juntou seus camaradas mais próximos com um objetivo: acabar com a corrupção no exército e punir o homem responsável!


Ken
Estágio: Hotel Masters, Estados Unidos
Resumo: o eterno rival de Ryu... Seu título de "Campeão de Artes Marciais Americano" prova a sua força. Mas a sua mente ainda não está 100%. A concentração do seu amigo o enoja... Agora ele vai procurar a resposta que está por trás do seu punho...


Guy
Estágio: Debaixo da ponte na Rua 22, Estados Unidos
Resumo: ele é um ninja que vive no presente. Ele é o lider do estilo Bushin, que é praticado há séculos. Quando uma ameaça emerge, também irá emergir a sombra do Bushin. Essas foram as palavras que o Mestre Zeku deixou. O que elas significam?


Birdie
Estágio: Depósito de trens velhos, Inglaterra
Resumo: Birdie é um membro de Shadaloo. Mas como um mero soldado, sua vida diária se tornou bem chata. Então ele conseguiu uma informação para acabar com Bison. Não muito depois ele achou o password... "Psycho Drive..."


Sodom
Estágio: Prédio 49F em Manhattan, Estados Unidos
Resumo: O lutador Kabuki, Sodom, continua tentando alcançar o "Japãismo". Como ele irá chegar ao mais alto level cultural? Agora ele viaja pelo mundo, atrás de seus irmãos...


Adon
Estágio: Ruínas históricas de Khmer, Tailândia
Resumo: ele se auto-proclama "O Deus do Muay Thai". Depois de derrotar Sagat, o seu mestre, uma coisa tem ficado na mente dele. Poderia o Muay Thai derrotar o "Demônio em Fúria"?


Rose
Estágio: Palazzo Mistero, Itália
Nova dubladora: Michiko Neya
Resumo: ela é uma misteriosa mulher que carrega o mistico "Poder da Alma". Ela sente que o Julgamento Final está se aproximando rapidamente... Ela deve selar o poder de Bison mesmo que isso custe a sua própria vida... O que o destino aguarda à ela no final?


Sagat
Estágio: Lugar aonde descansa o OgNagpa em frente da Estátua de Gautama Buddha, Tailândia
Resumo: Sagat é conhecido como o "Imperador do Muay Thai". A cicatriz no seu peito serve de lembrança da sua derrota... para Ryu e o seu Shoryuken! Ele luta por vingança sozinho... Mas ele começa a perceber que o poder do ódio é limitado.


M. Bison (EUA/EUR) / Vega (JP)
Estágio: Ponto Secreto, 48106
Resumo: ele é o liider da organização secreta "Shadaloo". Seu poder interno está passando do limite que o seu corpo pode aguentar. O Psycho Power precisa de alguém para continuar o seu legado... Um novo corpo que contém a força de um verdadeiro guerreiro...


Akuma (EUA/EUR) / Gouki (JP)
Estágio: Caverna de Oni Fang, Japão
Resumo: Akuma... O mestre supremo do poder. Esse guerreiro solitário é um andarilho cheio de intenções maléficas... Ele procura desafiantes fortes o bastante para mata-lo.


Dan
Estágio: Parque Hinode, Japão
Resumo: Ele finalmente conseguiu derrotar o homem que matou o seu pai... Ele fez o seu próprio estilo de luta chamado "Saikyo" (O mais forte). Mas a sua ambição nunca irá acabar até que ele alcance a perfeição...


Zangief
Estágio: Usina nuclear de Akagemgorodok, União Soviética
Resumo: conhecido com o "Ciclone Vermelho", ele é o Herói Russo, Zangief. Ele agora está atrás da organização Shadaloo... Um poder que ameaça a segurança do seu país.


Dhalsim
Estágio: em frente ao monumento de Jaunpur, Índia
Resumo: o mestre do Yoga, luta pela sua familia e pelos pobres. As grandes forças do mal o fizeram decidir... Que um dia ele irá renunciar a fonte do seu poder.


Rolento
Estágio: Metrô Camuflado, Detroit, Michigan, Estados Unidos
Resumo: o seu objetivo é construir a mais forte nação militar. Ele então se dá conta que precisa dos mais fortes aliados para conseguir seguir com sua causa. Ele se lembra de um homem chamado Cody, um lutador que uma vez foi o seu inimigo. Irá Rolento conseguir completar as duas idealizações ambiciosas?


Gen
Estágio: Shanghai, China
Resumo: ele é um assassino que usa legendárias técnicas de luta. Ele continua lutando suas lutas sangrentas, mesmo sabendo que está doente. Tudo o que ele deseja agora é uma "luta até a morte..." E também procura pelo oponente ideal...


Sakura
Estágio: Hana Shoutengai, Japão
Resumo: Sakura é uma garota que é fascinada como circuito de briga de rua. "O que é um lutador de rua?" Ela se perguntou um dia. Eu quero ve-lo, e lutar contra ele denovo! Eu quero a resposta dele! Ela parte em uma jornada de novos encontros e antigos encontros.


Novos personagens no jogo:


Cammy
Primeira aparição: Super Street Fighter II
Estágio: Mykonos, Grécia
Dubladora: Akiko Komoto
Resumo: armada com biotecnologia, Cammy é uma máquina de matar de Shadaloo. Ela foi feita para ser a soldada perfeita e matadora... Entretanto... Shadaloo não foi capaz de controlar sua mente completamente... Ela não tem idéia do que o futuro irá trazer...


E. Honda
Primeira aparição: Street Fighter II
Estágio: Higashi-Komagata Katomi Kontou, Japão
Dublador: Masashi Sugawara
Resumo: ele é o mais forte dos Mestres de Sumô, ou "Rikishi". Ele é tão poderoso que nenhum outro "Rikishi" pode competir com ele. "Eu vou achar oponetem que valham a pena e mostrar pra eles a força do Sumô!" Com esperanças de achar oponentes fortes, ele começa a sua jornada.


Blanka
Primeira aparição: Street Fighter II
Estágio: Margens do Rio Madeira
Dublador: Yuji Ueda
Resumo: Blanka vivia a bel-prazer na Floresta Amazônica. Um dia ele pegou carona no carro de um larápio e ficou bastante curioso sobre o mundo. Então agora ele se aventura pelo mundo...


Vega (USA/EUR) / Balrog (JP)
Primeira aparição: Street Fighter II
Estágio: Torre Requena Espiral
Dublador: Yuji Ueda
Resumo: ele é um lutador com uma mascara nobre e o olho vermelho de insanidade. Por ordem de Bison, o lider da organização Shadaloo, ele deve achar uma garota chamada Cammy, e reportar o que ela anda fazendo...


Cody
Primeira aparição: Final Fight
Estágio: Centro de Detenção de Metro City, Estados Unidos
Dublador: Koichi Yamadera
Resumo: ele um dia já foi um herói, famoso por salvar Metro City. Entediado com a sua vida pacifica, ele continuou lutando dia e noite... Até que foi preso. Um dia ele conseguiu escapar da prisão. Agora do lado de fora, ele procura algo que o satisfaça.


Karin
Primeira aparição: Street Fighter: Sakura Ganbaru! (Mangá)
Estágio: Navio Queen of Victoria, Japão (consoles) - Hana Shoutengai à noite (arcades)
Dubladora: Miho Yamada
Resumo: Karin Kanzuki é a única filha de uma familia corporativa. Ela tem que honrar o ditado da familia, "Seja o vencedor em tudo". Para conseguir, ela irá lutar com a única garota que já a derrotou... Para achar Sakura, ela deve viajar pelo mundo...


Rainbow Mika
Primeira aparição: Street Fighter Alpha 3
Estágio: Ringue de Luta em Sardine Beach, Japão
Dubladora: Junko Takeuchi
Resumo: ela está pronta para fazer sua estréia como uma Wrestler profissional. Ela pensou na melhor maneira de se promover à estrela... Ela iria viajar o mundo e lutar com os famosos "Street Fighters"! Mika está tomando o primeiro passo para se tornar a "Estrela dos Ringues"!


Balrog (USA/EUR) / M. Bison (JP)
Primeira aparição: Street Fighter II
Estágio: Rua Fremont, Las Vegas, Estados Unidos (apenas nos consoles)
Dublador: Koichi Yamadera
Resumo: Balrog já foi o campeão dos pesos pesados do Boxe. Este empregado da Shadaloo fez o seu caminho até o topo desde os rankings mais baixos. Armado com os socos mais poderosos do mundo, sua ambição continua.


Juni
Primeira aparição: Street Fighter Alpha 3
Estágio: Ponto Secreto 48106
Dublador: Akiko Komoto
Resumo: Super soldados são criados com a técnologia de Shadaloo... Juli, uma dessas soldadas, recebe uma ordem de Bison... "Persuiga o guerreiro Ryu e colete informações dele em um disco!"


Juli
Primeira aparição: Street Fighter Alpha 3
Estágio: Ponto Secreto 48106
Dublador: Akiko Komoto
Resumo: Super soldados são criados com a técnologia de Shadaloo... Juli, uma dessas soldadas, recebe uma ordem de Bison... "Encontre e destrua a soldada Cammy!"


Exclusivos da versão caseira: (PlayStation, Sega Saturn, Dreamcast)


Dee Jay
Primeira aparição: Super Street Fighter II
Estágio: Porto Antonio, Jamaica
Dublador: Hyochyu Oytsuka
Resumo: Dee Jay é um jovem lutador de kickboxe, conhecido como o "Cometa do Sul". Esse animado lutador rapidamente se tornou o campeão do mundo. Com sua moral elevada, ele agora viaja pelo mundo procurando uma boa luta...


Fei-Long
Primeira aparição: Super Street Fighter II
Estágio: Parque Howloon, Hong Kong
Dublador: Kyosuke Toriumi
Resumo: ele é um jovem e talentoso astro de filmes de Hong Kong. Ele é o mestre em seu próprio estilo de Kung Fu. Nas ruas, ele procura por uma bola luta para melhoras suas habilidades...


T. Hawk
Primeira aparição: Super Street Fighter II
Estágio: Planices do Monte Alban, México
Dublador: Shoyzo Iizuka
Resumo: ele é o maior guerreiro da Tribo Thunderfoot. Recentemente, muitos moradores da vila estão desaparecendo misteriosamente. Sentindo algo sinistro, ele deixa a vila...


Guile
Primeira aparição: Street Fighter II
Estágio: Vale Fantasma de Nevada, Estados Unidos
Dublador: Toshihide Tsychiya
Resumo: um verdadeiro ás dos ares, recebeu uma ordem um dia... COMANDANTE CHARLIE ESTÁ DESAPARECIDO. ACHE-O E TRAGA-O DE VOLTA. Debaixo de um temporal, Guile corre até o heliporto. Ele não sabe sobre as dificuldades que o espera...


Evil Ryu
Primeira aparição: Street Fighter Alpha 2
Estágio: Caverna Oni Fang, Japão
Dublador: Toshiyuki Morikawa
Resumo: há uma energia do mal que causa a destruição absoluta... Ryu agoniza, sabendo que ele não pode controlar o seu poder. Ele irá se tornar um mestre ou a sua jornada vai acabar em ruinas?


Shin Akuma (USA/EUR) / Shin Gouki (JAP)
Primeira aparição: Street Fighter Alpha 2
Estágio: Ilha Gokuento, Japão
Dublador: Tomomichi Nishimura
Resumo: Akuma... O mestre supremo do poder. Esse guerreiro solitário é um andarilho cheio de intenções maléficas... Ele procura desafiantes fortes o bastante para mata-lo.


Exclusivos das versões Portáteis: (Game Boy Advance, PSP)


Eagle
Primeira aparição: Street Fighter
Estágio: Depósito de Trêns, Inglaterra
Dublador: Jin Yamanoi
Resumo: ele é o fanfarrão número 1 do Reuni Unido e um mestre na luta com bastões. Ele adora a excitação vinda de uma batalha. E então, ele decide viajar o mundo...


Maki
Primeira aparição: Final Fight 2
Estágio: Debaixo da ponte na Rua 22, Estados Unidos
Dubladora: Miki Nagasawa
Resumo: ela é uma ninja moderna e uma expert no estilo Bushin. Procurando por seu rival sumido Guy, ela viaja pelo mundo. Ela deve provar a si mesma que ela é a legitima sucessora.


Yun
Primeira aparição: Street Fighter III
Estágio: Parque Kowloon, Hong Kong
Dublador: Kentaro Ito
Resumo: Yun e Yang são os respeitáveis irmão Kung Fu em Hong Kong. Um dia eles ouvem um rumor sobre a estrela de Hong Kong, Fei Long. "Fei Long está envolvido num escandalo com drogas." ... Isso não pode ser verdade! E então eles decidem encontrar e lutar com Fei Long...


Ingrid
Primeira aparição: Capcom Fighting Evolution
Estágio: Não tem um fixo
Dubladora: Masako Jo
Resumo: Ingrid. Uma beleza com cabelos brancos e uma aura misteriosa. Ela está com pressa... Ela tem um problema que deve ser consertado em breve. Ela sai correndo em direção as nuvens negras que cobrem a Terra, "Eu devo pegar isso de volta logo antes que algo terrivel aconteça!".




Screenshots da versão Arcade (CPS-2):






Ports:

O jogo saiu inicialmente em 23 dezembro de 1998 para PlayStation, aonde foram adicionados personagens clássicos da série (4) e personagens que eram secretos na versão do Arcade logo de cara. O modo Dramatic Battle está presente porém devido as limitações de RAM do console, as únicas duplas que podem ser usadas nesse modo são Ryu & Ken e Juni & Juli. O modo World Tour também fez sua primeira aparição aqui, no qual você viaja pelo mundo derrotando oponentes e aumentando sua força pros desafios futuros.

Em 8 de julho de 1999, a versão do Dreamcast entitulada de "Street Fighter Alpha 3: Saikyo Dojo" trouxe tudo o que a versão do PlayStation tinha mas o modo World Tour foi totalmente modificado. Um modo online também foi adicionado aonde os jogadores podiam mostrar as suas pontuações mais altas. Apenas no Japão, em 2000, uma nova versão para Dreamcast entitulada "Street Fighter Zero 3: Saikyou-ryu Dojo for Matching Service" foi lançada com um modo versus online incluso.

A versão do Sega Saturn foi lançada no dia 6 de Agosto de 1999, pouco tempo depois do lançamento do Dreamcast. Ela faz o uso do cartucho de 4MB de RAM e trás tudo o que a versão do PlayStation tem, menos o suporte ao PocketStation. Essa versão também trás mais animações, frames e loadings imperceptíveis fazendo dela quase uma conversão perfeita do Arcade.

Personagens como Evil Ryu, Shin Akuma e Guile já estão selecionáveis desde o começo. O modo World Tour ficou intacto, igual a versão do PlayStation, porém o modo Dramatic Battle recebeu vários melhoramentos como o Reverse Dramatic Battle e a escolha livre dos 3 personagens para ser usados. Essa versão também é a única que permite o uso de qualquer personagem nesse modo, em todas as outras apenas personagens vs chefes são permitidos.

Em 2001, apenas no Japão, o jogo foi re-lançado nos arcades sob o titulo Street Fighter Zero 3 Upper no hardware Naomi, baseado no Dreamcast. Essa versão trouxe todos os personagens exclusivos das versões caseiras e ainda permitia que os jogadores jogassem com seus personagens editados do Dreamcast inserindo seus VMUs na máquina.

Em 2006, foi a vez do PSP receber um port entitulado "Street Fighter Alpha 3 MAX" (Street Fighter Zero 3 Double Upper no Japão) que trazia todas as adições do GBA e também a personagem Ingrid de Capcom Fighting Evolution. Essa versão é um port perfeito do Arcade, com tudo intacto. A versão via download tem loadings ligeiramente menores que a versão UMD.


Alguns videos das versões:

Saturn:






PlayStation:






Dreamcast:






PSP:







Port Inesperado:

Em 2002, foi a vez do Game Boy Advance receber um port lançado pela Crawfish Interactive. Como o jogo teve que ser comprimido para caber no cartucho do GBA, muitas músicas e vozes não estão presentes aqui, porém adicionaram 3 personagens novos: Eagle, Maki e Yun, que vieram diretamente de Capcom vs SNK 2.

Apenas algumas vozes foram mantidas nessa versão e como um exemplo da economia de vozes eles apenas pegaram a voz de Ken e elevaram o "Pitch" e botaram como voz de Sakura. O título do jogo no GBA é "Street Fighter Alpha 3 Upper".



Alguns videos e screens da versão Game Boy Advance:










Street Fighter Alpha 3 foi um dos últimos grandes jogos para a CPS-2, que em 2000 a Capcom pararia a produção da mesma para focar seus esforços apenas na CPS-3... Mesmo assim mostrou que a máquina ainda era muito poderosa e capaz de fazer um jogo com gráficos excelentes e bastante personagens e cenários.


E com isso acabo o post sobre a série Alpha. Eu estava planejando pra postar mais jogos da Capcom de luta, mas pra não acabar esgotando a paciência de todos falando do mesmo estilo de jogo repetitivamente, eu estou preparando um post sobre Shining Force no Mega Drive e Sega CD feito à pedidos da @PaattyK.


Lembrando que vocês podem fazer seus pedidos através do Twitter, como todo mundo faz. 99,9% dos pedidos são postados no blog. Os 0,01% são pessoas fazendo pedidos de coisas que já foram postadas. E por hoje é só pessoal...


Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

3 comentários:

  1. Postagem excelente, Street Fighter Alpha 3 é meu jogo de luta favorito de longe.

    Porém eu gosto mais da versão Upper que saiu no PS2 que teve algumas poucas alterações.

    Enfim, belissima postagem xD

    ResponderExcluir
  2. embora esse é o Street que menos gosto, tenho que admitir que está bom a matéria. e no GBA tem muitos personagens. e não tem aquela besta da Ingrid...

    odeio essa personagem.

    vou procurar esse game para jogar novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nota que nesse jogo ryu possui o mesmo dublado de charlie,porem nao mostra nos creditos

      Excluir