sexta-feira, 20 de maio de 2011

Contra III / Contra Force / Contra: Hard Corps


Contra III: The Alien Wars (Konami, Super Nintendo) - Lançado no dia 28 de Fevereiro de 1992 no Japão sob o título "Contra Spirits" e na Europa como "Super Probotector: Alien Rebels, é a terceira versão lançada da série Contra, continuando a história que se iniciou nos jogos "Contra" e "Super C" no Nintendinho.



O jogo se passa no ano de 2636, quando os invasore alieniginas já haviam sido derrotados duas vezes e agora eles lançam um ataque com força total sob à Terra, começando a "Alien Wars" (Guerra Alien). Ao contrário dos jogos anteriores, a paisagem futurista foi mantida na versão americana.

Entretanto, os personagens "Bill" e Lance", os heróis dos primeiros jogos, foram mudados para seus descendentes "Jimbo" e "Sully", mantendo continuidade da história na versão americana. O nome da facção alienigina foi mudado para "Red Falcon" mais uma vez.

Tomando vantagem do hardware do Super Nintendo, os gráficos foram muito melhores em relação aos dois primeiros jogos ficando numa qualidade mais próxima do Arcade. Os estágios contém um design mais complexo e trás mais interações, como a possibilidade de andar em paredes e se segurar em ferros para passar por rios de lava, além de tanques para dirigir e interações que destroem partes do cenário.

Entre as novidades, estão um estágio aonde você pilota uma moto e logo em seguida você tem que ficar saltando de missel em missel se não quiser morrer. Há também 2 estágios com visão aérea, que fazem uso do chip Mode 7. Nessas fases, você tem que destruir todos "ninhos" inimigos em ordem de enfrentar o chefe e continuar o jogo. No modo 2-Players A, esses estágios ficam com tela dividida, uma pra cada jogador, já no 2-Players B os jogadores dividem a mesma tela sem poder se afastar um do outro.

O sistema de armas foi melhorado, permitindo que o jogador carregue até duas armas de uma vez, fazendo o mesmo perder apenas a que está carregando na hora da morte. Também pode ser usadas as duas de uma vez, segurando os botões L + R e apertando o botão de atirar - porém se você morrer fazendo isso, perderá as duas armas. Pode-se atirar em 8 direções diferentes e com um novo movimento você pode atirar nessas direções sem se mover.

O auto-fire já está ligado, ou seja, a metralhadora dos primeiros jogos não aparece aqui, porém novas armas foram adicionadas como um Flametower que solta fogo continuo, Misseis que explodem com o impacto e levam mais de 1 inimigo com o dano e Misseis perseguidores, como a "Hunter Gun" de "Operation C". Há também bombas que podem ser detonadas a qualquer tempo apertando X.

Como de costume, na versão européia se manteve os padrões americanos mas trocando os personagens por dois soldados cibernéticos chamados de RD008 e RC011.

Há 3 níveis de dificuldade no jogo: "Easy", "Normal" e "Hard". É meio óbvio que na dificuldade mais dificil vem mais inimigos, os chefes são mais fortes e tem mais ataques e também em algumas partes é mais dificil avançar (como na parte dos mísseis eles aparecem e somem mais rápido), mas também para ver o final completo do jogo, você precisa terminar na dificuldade mais dificil, ou então vai ficar com um final incompleto e o jogo vai recomeçar automaticamente com as vidas e bombas que você tinha no próximo nivel de dificuldade.

Em 1994, foi lançado um port para o Game Boy sob o titulo "Contra: The Alien Wars" na América (removendo o III do titulo original), Contra Spirits no Japão e como Probobector 2 na Europa e Austrália. O jogo foi desenvolvido pela empresa alemã Factor 5. Nessa versão, o jogo foi bastante modificado. Muitos dos chefes foram removidos e o estágio 4 também foi removido.

Um sistema de password foi adicionado porém o jogador não pode mais carregar duas arma, mas ainda pode soltar bombas apertando o botão Select. Todas as armas presentes no Super Nintendo estão aqui, menos a Laser Gun. O jogo tem suporte ao Super Game Boy, que dá ao jogo cores e sons melhorados.

Em 2002, foi a vez do Game Boy Advance receber um port do jogo sob o titulo "Contra Advance: The Alien Wars EX", que no Japão foi lançado como "Contra: Hard Spirits". Diferente da versão original para Super Nintendo e do port para Game Boy, Contra Advance foi lançado na Europa e Austrália sob o titulo Contra e sem os personagens roboticos de Probotector.

O jogo foi bastante modificado em relação ao original: as mega bombas e a habilidade de usar duas armas foram removidas, mas o jogador pode trancar a mira em um alvo como em "Contra: Shattered Soldier" e a possibilidade de voltar para a arma anterior mesmo depois de ter pego uma nova. Os dois estágios com visão aérea foram substituidos por dois estágios de Contra: Hard Corps (The Military Train e Big Battle).

Contra III foi um dos poucos titulos que apareceram na máquina "Nintendo Super System", um Arcade que continha previews de jogos de Super Nintendo na América. Os jogadores inseriam moedas para comprar tempo e jogar os jogos que tinham disponiveis.

A versão original do Super Nintendo foi lançada no Virtual Console em Janeiro de 2007 em todos os territórios.

Algumas imagens e videos das versões lançadas:

Super Nintendo:





Game Boy:




 
Game Boy Advance:





Não muito tempo depois do lançamento desse jogo, saiu um jogo que seria exclusiva do Nintendinho e seria lançada somente na América...



Contra Force (Konami of America, Nintendo 8-bits) - Lançado em 30 de Setembro de 1992, foi o terceiro jogo da série a ser lançado no Nintendinho, seguindo os ports caseiros de Contra e Super C. Em contraste as versões anteriores que puxavam mais pelo lado Sci-Fi, Contra Force é uma Força-Tarefa Moderna que deve derrotar terroristas humanos ao inves de aliens.

O jogo estava programado para ser um lançamento não-relacionado à Contra no Japão, chamado Arc Hound, como um Spin-Off do game "Crisis Force", um famoso shoot-em-up da Konami que nunca saiu na américa, mas mesmo com o cancelamento japonês a divisão americana decidiu lançar o jogo como um spin-off de Contra.

Se passando na cidade ficticia de Neocity em 1992, Contra Force conta a história deste grupo das forças especiais que foram postos para combater o crime. O lider deles, Burns, recebe uma ligação de Fox, um informante, dizendo para ele que a inteligencia do governo foi ameaçada. Burns consegue marcar uma reunião com o seu informante, mas quando chega ao local descobre que ele foi assassinado e ele tem que limpar a cidade com a ajuda dos seus camaradas.

A jogabilidade é bastante diferente aqui e você pode escolher entre 4 personagens pra jogar a qualquer momento: Burns, Iron (especialista em armas pesadas), Smith (atirador de elite) e Beans (especialista em demolição). Cada personagem se difere do outro não apenas pela arma que carrega, mas também na velocidade que anda e na altura que ele pode saltar.

São 5 estágios para se terminar o jogo, sendo os impares estágios de progressão lateral 2D e os pares estágios com visão aérea (similar a Super C e Operation C). O objetivo como sempre é "simples": basta matar todo mundo pelo caminho e derrotar o chefe no final de cada fase.

Devido ao alto nivel de dificuldade e os controles meio duros, esse jogo não fez muito sucesso e é conhecido por ser o pior jogo da série Contra.
 

Algumas imagens e videos do jogo:
 




O próximo jogo seria o primeiro lançamento da série Contra em uma plataforma da Sega...


 
Contra: Hard Corps (Konami, Mega Drive) - Lançado em 15 de Setembro de 1994, é o quinto lançamento da série Contra e serve de continuação para o jogo anterior: Contra III.

5 anos depois dos eventos de Contra III: The Alien Wars, um grupo de soldados de elite chamados de "Unified Military Special Mobile Task Force K-X" (traduzindo literalmente: Força Unificada Especial Móvel de Tarefas Militares), também conhecidos como "Contra Hard Corps" foram chamados para combater o grande crescimento da criminalidade e as atividades ilegais que estavam acontecendo com o fim da guerra.
Quando um hacker desconhecido se infiltra no sistema de segurança da cidade e reprograma um grupo de robos para causar o caos, os "Hard Corps" são mandados para cuidar da situação.

Contra: Hard Corps segue a mesma linha de jogabilidade dos seus antecessores. O objetivo é andar através de vários obstaculos pelos estágios e chegar até o fim deles, atirando em tudo que se mexe pelo caminho e derrotar o chefe no final. Porém, diferente de todos os outros jogos ainda tinham estágios com perspectivas diferente, em Hard Corps todos os estágios são em progressão lateral 2D, sem nenhum estágio diferenciado.

Esse foi o segundo Contra que permitia a escolha de personagens antes de jogar, eis a lista:
  • Ray Poward: Soldado masculino e o lider da unidade Hard Corps. Seu exterior extrovertido esconde a sua paixão pela batalha.
  • Sheena Etranzi: Soldado feminino, uma especialista em guerrilhas.
  • Brad Fang: Um lobisomen geneticamente e ciberneticamente modificado com um canhão no lugar de seu braço direito.
  • Browny: Um pequeno robô de batalha. Conhecido oficialmente como CX-1-DA300.

Como nos jogos anteriores, o modo 2-player se manteve intacto - porém não é permitido os jogadores escolherem personagens iguais. Os controles foram adaptados para 3 botões no Mega Drive: os três botões são usados para atirar, saltar e mudar de armas. Enquanto atira, o jogador pode escolher entre dois tipos de atirar: um que permite andar e atirar e o outro que o personagem fica parado enquanto você controla a mira da arma.

O personagem pode descer plataformas pressionando para baixo + o botão de pulo e também tem como andar em paredes como em Contra III - porém uma nova habilidade foi adicionada: em um territorio plano se você fizer o comando citado anteriormente o personagem irá executar um "slide" e ele fica invencível durante esse golpe. Controlando Browny, ele tem um segundo pulo no ar se você apertar 2 vezes o botão de pulo.

O sistema de multiplas armas de Contra III foi explandido, permitindo que o jogador carregue até 4 armas diferentes e também um certo número de bombas. As armas são obtidas dos pods que passam voando pela tela. As armas são nomeadas "A", "B", "C" e "D", que varia dependendo do personagem que você está controlando. Todos os personagem começam com uma metralhadora semi-automática, que é substituida pela "A" quando você à pega. Quando o jogador perde uma vida, a arma atual é perdida, porém diferente de Contra III, a contagem de bombas fica igual à antes de você ter morrido.

Uma novidade exclusiva de Contra: Hard Corps foi a escolha de multiplos caminhos dependendo das escolhas que você faz no fim de cada estágio. Sâo 4 caminhos diferentes à seguir, cada um com seu chefe final e um final diferente e ainda há um final especial escondido, totalizando 5 finais. Há também um sexto final, porém este é ruim e aparece direto a frase "Game Over" quando se faz ele.

Há MUITAS diferenças entre os lançamentos localizados: a versão japonesa é a mais fácil de todas, porque foi adicionada uma barra de life que permite o jogador levar 3 tiros antes de perder uma vida - ao contrário da Americana que com apenas 1 tiro você perde uma vida. Outra coisa que a versão japonesa tem são continues infinitos - na versão Americana são apenas 5. A versão japonesa trás uma ilustração feita pelo animador Yasuomi Umetsu, que também fez o manual do jogo.

Na versão européia, novamente o titulo foi mudado para Probotector e todos os personagens, tirando Browny foram modificados (Browny só teve o nome mudado). A história também foi re-escrita, com Coronel Bahamut e Dead-Eye sendo chamados de aliens humanoides e a invasão alienigina sendo trocada por um computador chamado X-Drive. A jogabilidad é igual a versão americana, porém o jogador tem apenas 4 continues ao inves de 5. Algumas cutscenes também foram alteradas.

Uma nota que eu gostaria de adicionar aqui é a semelhança que esse jogo tem com outro bastante conhecido: Gunstar Heroes. O jogo é mais frenético que os outros Contra, as armas também lembram bastante e até o slide de GH foi adicionado aqui. O que não é ruim, claro, afinal GH é um excelente jogo, é só algo que notei depois de ter terminado o jogo. Até a ambientação e os personagens são bastante parecidos...

Algumas imagens e videos do jogo:





E por hoje é só. Falei dos jogos da série Contra que eu já consegui terminar (e me deram um tremendo trabalho) e num futuro próximo, quando eu tiver jogado e terminado mais jogos da série eu volto a falar dos outros jogos.

Contra é uma excelente série e embora tenha sido lançada para várias plataformas e tenha diversas versões em anos diferentes, o jogo nunca se embolou na história, isso é uma coisa rara. Recomendo só para os hardcores, afinal se você terminar esses jogos no Easy o final é bem bobo e não recompensa o esforço.

Semana que vem, falarei de Gunstar Heroes, outro jogo hardcore que eu posso bater no peito e dizer que terminei no Hard sem usar continues... E essa é minha deixa. Até semana que vem, pessoal.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Muito legal!

    Dos jogos aqui citados, só não conhecia o Contra Force. Nunca o joguei, mas parece divertido.

    Contra é uma série que fez história. Quem é retro gamer com certeza a conhece, e quanto aos jogos, principalmente o Contra III. Eu ainda possuo o cartucho do Super Famicom, o Contra Spirits.
    A graça para mim está em jogar com um amigo. Além de auxiliarem-se nos tiroteios, a cooperação torna o jogo mais desafiador.

    Uma coisa que pensei e não entendo, é o porquê dos europeus mudarem as caracterísicas do jogo. Sinceramente, nem faz tanta diferença essa descaracterização dos jogos… Só fez com que os europeus ficassem desconhecendo a real história da série (na época, pelo menos).

    Bem, peço licença, vou baixar o Contra Force agora. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir