sexta-feira, 22 de abril de 2011

Panic Bomber / Wario Blast / Neo Bomberman


Bomberman: Panic Bomber (Hudson Soft, PC Engine CD) - Lançado em 22 de Dezembro de 1994, é na verdade um puzzle que foi lançado inicialmente apenas no Japão pela Hudson Soft.

O jogo é um típico puzzle aonde as peças caem de cima da tela e você tem que alinhar as peças de mesma cor para elimina-las e fazendo com que a tela do oponente fique cheia e ele não consiga mais jogar. Para eliminar as peças, basta enfileirar bombas para que elas explodam os blocos e assim envie para a tela do oponente várias pedras que impedem suas jogadas.

Para conseguir as bombas, você tem que fazer 3 blocos de mesma cor ficarem juntos, para assim sumirem e se transformarem em uma bomba. Porém essa bomba não explodirá até que venha uma bomba com o pavil aceso e você coloque-a perto de onde as outras bombas estão. Se você causar um certo dano acima do normal, será presentado com uma bomba gigante que causa um dano altissimo.

A história do jogo é mais ou menos assim: Bomberman está a procura da estátua do Golden Bomber. Durante sua jornada, ele irá enfrentar vários inimigos dele como Drifty the balloon ou Cecil the tiger (coisa bastante diferente dos inimigos comuns da série). Porém, para ver o final do jogo apenas jogando na dificuldade mais dificil.

Seu progresso pode ser salvo através de passwords.

Panic Bomber foi portado para Neo Geo, Virtual Boy (Tobidase! Panibon), Super Famicom (Super Bomberman: Panic Bomber W) e PSP. O jogo também está incluido nas versões Gamecube e PlayStation do jogo "Bomberman Land 2".


Algumas imagens e videos do jogo:

PC Engine CD:


Virtual Boy:




Super Famicom:





No mesmo ano, em 1994, a Hudson fez uma parceria com a Nintendo para lançar o que seria o primeiro crossover de Bomberman com personagens da Nintendo.



Wario Blast: Featuring Bomberman! (Hudson Soft/Nintendo, Game Boy) - Lançado no dia 10 de Agosto de 1994, foi publicado pela Nintendo e desenvolvido pela Hudson Soft. É um crossover dos personagens Wario e Bomberman, mas o jogo puxa mais para o universo de Bomberman.


O objetivo do jogo é simples: explodir os inimigos e ir para a próxima faso. Isso não vai mudar até o fim do jogo. Todas as fases tem a visão clássica da série Bomberman, lateral de cima, e a medida que você vai explodindo as paredes, power-ups vão aparecendo que aumentam o poder da sua explosão ou a quantidade de bombas que você pode utilizar.

A vitória vem depois que todos os inimigos são derrotados. Depois de 3 fases, o lado com mais vitórias vence e vai para o próximo level. Quando for jogar, você pode escolher entre Wario ou Bomberman, mas isso apenas muda os inimigos de Bomberman para clones da franquia Wario, e vice-versa.

A história do jogo chega a ser hilária: um dia, Wario chega até o mundo de Bomberman e sendo o canastrão que ele é, começou a roubar todo o ouro para levar de volta ao seu castelo. Bomberman é o único que se encontra entre Wario e a dizimação do seu mundo.

No Japão, o jogo se chama Bomberman GB2, sendo que a primeira versão é identica mas sem a participação de Wario. Ele é um dos poucos jogos compatíveis com o Super Game Boy 2, que permite uma borda estilizada ao redor do jogo e novos barulhos de detonação, além de um modo multiplayer aonde 2 jogadores se enfrentam ao mesmo tempo.

O jogo é salvo através de passwords ao invés de uma bateria interna.


Algumas imagens e videos do jogo:

Game Boy:






Super Game Boy:



Depois da parceria com a Nintendo, a próxima seria com a SNK em 1997 para um jogo excluviso no Neo Geo.



Neo Bomberman (Hudson Soft, Neo Geo) - Lançado em 1997 para Neo Geo, foi um dos dois jogos de Bomberman lançados nessa plataforma, sendo o outro um puzzle chamado "Panic Bomber" que não segue a jogabilidade clássica da série.

A primeira coisa que se nota quando se joga esse jogo é que o gráfico e a jogabilidade lembram bastante os dois primeiros "Super Bomberman". O gráfico segue a linha mais "realista" do que a "anime" dos ultimos jogos e também a jogabilidade um pouco "escorregadia" voltou.

A trilha sonora trás muitas músicas do Super Nintendo remixadas e algumas músicas novas também. O sistema de matar alguns inimigos e montar neles de "Super Bomberman 4" está presente aqui, inclusive algumas fases deste jogo também estão no jogo. É um mix de vários jogos de Bomberman em um só.

Uma coisa que notei no Single Player é que o tempo é sempre curto, como nos primeiros jogos da série. Então nada de ficar enrolando aqui pra destruir todos os blocos: o negócio é matar logo os inimigos, achar a saida e depois ficar estourando os blogos pra pegar alguns power-ups e sair do estágio quando o relógio estiver perto do fim!

Já no Battle Mode, até 2 jogadores podem jogar contra 3 jogadores controlados pela IA em 10 arenas desenhadas especificamente pra esse modo. As batalhas podem ser customizadas ou jogadas em time. Além dos itens achados no modo Single Player, há também uma luva; que ajuda Bomberman a pegar e atirar uma bomba) e um item que aumenta a velocidade.

Quando se derrota o chefe aparecem várias imagens desenhadas a mão do que acontecem com os heróis até o inicio do próximo estágio. O mesmo vale para o fim do jogo. Há realmente muito pouca informação sobre esse jogo na internet, então foi o que eu mais joguei pra poder fazer esse review.

Alguns videos e imagens do jogo:




Bom, e por hoje é só! Esses são 3 jogos muito bons que eu acho que pouca gente conhece, talvez porque as plataformas e as regiões aonde foram lançadas e também a época não tenha ajudado muito mas é só uma pequena amostra de que Bomberman era capaz de aparecer em qualquer plataforma e ser divertido do mesmo jeito. Semana que vem eu vou mostrar pra vocês 3 jogos de Neo Geo que foram lançados em 1990 quando a SNK ainda não era uma "gigante notável". Vejo vocês lá!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Realmente, jogos pouco conhecidos mas que valem a pena jogar pra relembrar a infância.

    ResponderExcluir
  2. eu adorava ambos, e fui um dos poucos que conehço que jogavam! Já fiz cosplay de BONUS-KUN de Waku Waku 7, em 2004, inclusive, uahhuauha

    ResponderExcluir