sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bomberman


Bomberman (Hudson Soft, MSX) - Lançado em 1983 para vários computadores japoneses (MSX, NEC PC-8801, NEC PC-6001 e Sharp MZ-700) e também para o ZX Spectrum na europa (com o titulo Eric and the Floaters, e em espanhol, Don Pepe Y Los Globos), é um jogo no estilo arcade baseado em labirintos que são fechados com blocos que podem ser explodidos para abrir o caminho.


Bomberman é o personagem principal do jogo, um robô branco que quer se livrar do seu trabalho em uma fábrica de bombas subterranea. Ele tem que abrir o caminho pelos labirintos enquanto mata todos os inimigos para poder abrir o caminho para a próxima fase.

Se conseguir cumprir o seu objetivo, ele além de escapar se tornará humano. Cada jogo tem 50 estágios no total. Não confundir essa versão inicial com a lançada para NES em 1985.

A versão lançada para Famicom/NES saiu em 1985/1987 e também foi re-lançada para Game Boy Advance como parte da linha Classic NES Series. Bomberman DS é considerado um remake desse jogo, embora a Hudson tenha trabalhado muito no jogo e ele pareça um jogo totalmente novo.

NO MSX, a Hudson chegou a lançar mais dois jogos chamados respectivamente de Bomberman 3D e Bomberman Special, que foram lançados exclusivamente no Japão em 1984 e 1986. Bomberman Special é baseado no jogo de NES e o 3D é a continuação dele, embora o NES tenha uma continuação própria que foi lançada em 1991.

Não há muito o que se falar nessa primeira versão, o jogo era bem simples: bastava derrotar todos os inimigos antes do tempo e tentar coletar o máximo de itens possiveis antes de ir pro próximo estágio. Itens estes que aumentavam o poder de fogo da bomba, fazia ela passar através de paredes e transformar a bomba em um dispositivo que é detonado apertando um botão e não apenas esperando alguns segundos para ela detonar.

Como os jogos são bem parecidos, irei postar apenas screenshots do NES e do MSX, que são as versões mais famosas.

Algumas screenshots e videos:

MSX:



Nintendo 8-bits:





Bomberman Special:



Em 1987, no Japão, e em 1989 nos Estados Unidos, a NEC lançaria o seu primeiro console caseiro chamado de PC Engine/Turbo Grafx 16 e a Hudson lançaria vários jogos dela nesse console. E claro que Bomberman não ficou de fora. Já em 1990, ela lançou uma versão totalmente reformulada com divisões de mundos e estágios e muito melhor que as anteriores.

Aqui a história mudou: você controla o Bomberman branco e deve derrotar o preto à todo custo porque ele sequestrou a filha do inventor que os criou e a imprisionou num castelo gigante. O caminho até lá não é fácil: são 8 mundos com 8 fases cada, sendo a última sempre sendo um chefe com diferentes habilidades que você tem que superar.

Cada estágio contém um upgrade escondido, que além dos 3 já clássicos também incluiria novos como atravessar blocos que você ainda não explodiu. Há também o modo Multi Player para 5 pessoas, no qual é bem parecido com o jogo normal, só que elas se enfrentam entre si pra ver quem é o último que permanece vivo. Há também o Skull Mode que aparece uma caveira aleatoriamente quando se explode os blocos que bloqueia o uso de bombas por um tempo para o jogador que toca-la.

Esse jogo também foi lançado para DOS, Amiga e Atari ST na Europa sob o titulo Dyna Blaster. É o mesmo jogo com as devidas limitações de cada hardware. Nada foi tirado ou adicionado nessas versões.


Algumas screenshots e videos do jogo:





1 ano depois, ela lançaria Bomberman II para o Nintendo 8-bits, que não tem ligação nenhuma com as versões do PC Engine.



Bomberman II (Hudson Soft, Nintendo 8-bits) - Lançado em 28 de Junho de 1991, foi o segundo e último jogo da série a ser lançado exclusivamente no Nintendo. O nome do jogo na europa é Dynablaster. Ele foi relançado em 22 de Dezembro de 2005 para o Game Boy Advance como parte da Classic NES Series mas apenas no Japão.

A história é bem simples: o Bomberman branco foi injustamente preso pelos crimes que o Bomberman preto cometeu, então ele deve fugir da prisão e trazer o Bomberman preto à justiça. Sério, merece um oscar esses roteiros de 8-bits.

Entre as novidades, tem um sistema de password que é dado sempre que você morre e nele ficam armazenados o estágio que você morreu, a quantidade de bombas que você tinha, a força delas. Eles são inseridos na tela principal e te levam exatamente ao estágio que você morreu.

Aqui também foi a primeira versão que continha o modo multiplayer. No VS Mode você pode jogar de 2 e no Battle Mode pode jogar até 3. O Objetivo é matar os outros com suas bombas. O adaptador para 4 controles é preciso para esse modo.

Os estágios são os seguintes: Prisão, Floresta, Montanha, Pântano, Caverna e outra Prisão. Cada um deles tem 8 leveis e quando o último é completado o jogo te dá uma password que pode ser usada pra desbloquear a opção de Sound Test.


Algumas imagens e videos do jogo:





Por um curto de espaço de tempo, a Hudson colocaria o ano do lançamento do jogo no titulo e levaria também a série a um novo patamar de diversão e variedade.



 
Bomberman '93 (Hudson Soft, PC Engine) - Lanaçdo já no fim do ano, no dia 11 de Dezembro de 1992 com lançamentos no ocidente em 1993. Este aqui foi re-lançado no Virtual Console do Wii com todos os modos multiplayer na Europa, Norte América e Austrália. No Japão, a continuação do jogo, Bomberman '94, foi lançada no lugar dele.

A história desse é a seguinte: o Bomberman preto atacou a cidade e roubou os 7 circuitos do poder que providem energia elétrica para todo o sistema planetário. A cidade é totalmente desativada e todos ficam amedrontados. Está nas mãos do Bomberman branco o dever de recupera-los.

O modo single player consiste em 7 mundos, cada um com um tema diferente, contendo 8 estágios cada. Quando todos os inimigos são derrotados, um portal abre e a passagem para o próximo estágio é aberta. Antes de cada mundo ser iniciado, o computador dá informações sobre os perigos que você poderá encontrar e como derrotar o chefe.

Powerups estão escondidos em certos blocos, que dão os mesmos poderes de sempre porém com duas novidades: a possibilidade de chutar as bombas e segura-las na sua mão e atirar pra longe. Como de costume, o oitavo estágio de cada mundo é um chefe e quando você o derrota aparece uma ilustração bem bacana do que aconteceu depois da batalha contra o mesmo.

O diferencial nessa versão é que os estágios são mais interativos: há obstaculos, mais powerups, os inimigos utilizam padrões diferentes pra se movimentar e não só apenas a velocidade ocmo nos anteriores... E também há o mesmo modo de Password que havia no jogo anterior.

O Multiplayer se manteve igual a versão anterior porém aqui há um modo para 5 players, que também foi mantido no Wii. No Wii, 4 Wii Remotes e 1 controle de Gamecube são usados nesse modo.

Esse jogo foi eleito o Jogo do Ano para o PC Engine em 1993 pela EGM Americana.


Alguns videos e screenshoots do jogo:





No ano seguinte, sairia a última versão do PC Engine e também a primeira e única versão lançada no Mega Drive.



Bomberman '94 (Hudson Soft, PC Engine) - Lançado no dia 10 de Dezembro de 1993 para PC Engine, o jogo foi portado no ano seguinte para Mega Drive sob o titulo de Mega Bomberman.

História: os habitantes do Planeta Bomber viviam em paz, protegidos por 5 Espiritos até que o malvado Bagular e seu exercito de robôs invadiram o planeta. A imagem dos Espiritos, origem do poder dos mesmos, foram destruidas e espalhadas pelo planeta. Bomberman aparece para colocar ordem e recuperar a imagem dos Espiritos e trazer a paz de volta ao Planeta Bomber.

Há 6 áreas: floresta, vulcão, mar, castelo mal assombrado, um estágio de gelo e o asteroide de Bagulaa, dividido em 4 estágios cada, menos o primeiro que há apenas 3. Quando se completa a imagem do Espirito, aparece um chefe e você o derrota ali mesmo. O multiplayer se manteve igual ao jogo anterior, sendo que no Mega Drive o suporte é para 4 e não 5 jogadores.

Esse é o primeiro jogo que Bomberman apareceu com o visual que seria usado até hoje em dia e também introduziu os dinossauros que davam poderes como pular por cima de obstaculos e matar inimigos com socos, ajudando bastante o jogador.

O jogo foi lançado no Virtual Console do Wii em 2006 no Japão e em 2009 no resto do mundo. Também foi lançada na PlayStation Network para PlayStation 3 e PSP. Há também um port par aWindows Mobile que foi lançado em Dezembro de 2009.

Bomberman '94 foi o ultimo HuCard lançado para PC Engine pela Hudson Soft, que foram os designers originais do console. O port do Mega Drive tem alguns cortes, como menos opções no modo Multiplayer, gráficos inferiores e algumas músicas diferentes das originais.


Alguns videos e screenshots das versões do jogo:

PC Engine:





Mega Drive:





Bom, e por hoje é só! Ufa! Semana que vem irei falar sobre a série "Super" Bomberman, que são os 5 jogos lançados no Super Nintendo e que tem caracteristicas bastante distintas dos jogos do PC Engine. Então galera, até semana que vem!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Realmente, já que o gráfico dos primeiros não era lá essas coisas, as histórias tinham que ter algo envolvente. O que mais joguei foi o Neo Bomberman (que é da Neo Geo). Ah, cuidado ao digitar Bomberman "preto". Hoje em dia temos que digitar Bomberman "afrodescendente"; KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post essa série bomberman sempre foi muito boa a versão do nes cheguei a jogar as duas versões .Mas a que mas me agradou foi a segunda versão que ja´era bem mas agradavel aos olhos e também bem carismatica .A do pc engine cheguei a jogar a segunda versão que é muito legal também vendo aqui a primeira me parece ser bem legal viu .

    ResponderExcluir