sexta-feira, 4 de março de 2011

Blackthorne


Blackthorne (Blizzard Entertainment, MS-DOS/Super Nintendo) - Considerado um jogo de plataforma cinematográfico, é um dos jogos mais clássicos do genero "carinha com uma arma enfrentando uma horda de inimigos" e foi lançado em diversos outros formatos, como MAC, Super Nintendo, GBA e Sega 32X.


Blackthorne se passa no planeta Tuul, que existiu durante milhões de anos sem o conhecimento dos humanos. Todo esse tempo, o povo de Tuul foi regido por um simples shaman que "foi abençoado com todo o conhecimento". Anos antes do jogo começar, Thoros, o último regente, achou quase impossivel decidir qual dos seus dois filhos seria o próximo regente. Acreditando ser a única maneira, ele leva os dois ao deserto e se mata. Seu corpo se transforma em duas pedras: luz e escuridão.

Ele dá a cada um dos seus filhos uma pedra para cada um governar seus próprios reinos respectivamente. O povo da pedra da luz são do reino de Androth e o povo da pedra da escuridão são do reino de Ka'dra'suul. Enquanto Androth respeita o seu poder, Ka'dra'suul rejeita o deles e eles vão se transformando em monstros, eventualmente.

Nesse tempo, um ka'dra chamado Sarlac deseja mais poder. Ele forma um exercito e vai até Androth. Sabendo que seu povo não iria sobreviver, o Rei Vlaros, com a ajuda do mágico Galadril, enviam seu filho para a Terra em ordem de salvar sua vida. Ele também deixa com seu filho a pedra da luz, para mante-la à salvo. Ele deseja que Kyle possa um dia retornar e usa-la para salvar seu povo.

20 anos depois, Kyle se transformou em um Capitão militar e um mercenário renomeado. Depois de sair da prisão e ter se safado da corte marcial, Kyle começa a ter sonhos estranhos e algum tempo depois ele se encontra com Galadril. Ele fica sabendo que é a hora de voltar à Tuul para salvar o seu povo. O jogo começa aqui com Kyle indo atrás de Sarlac para reclamar seu trono de volta.

A jogabilidade se resume à resolução de pequenos puzzles, sequencias de plataformas e combate contra os soldados de Sarlac. Uma coisa que chamava bastante atenção no jogo é que o Kyle tinha uma espécie de esquiva, que era feita colocando o direcional para cima e com isso ele podia desviar dos tiros desferidos pelos adversários. Kyle também atira para frente e para trás, independente da posição que ele estiver direcionado e conta com alguns itens como um levitador gravitacional, uma bomba controlada remotamente e uma bomba convencional.

Voce sempre estará em busca de chaves que abrem portas para as novas partes do cenário, que na verdade é um grande mapa dividido em partes, que são salvas através de Passwords. O jogo tem 4 áreas, divididas em 17 estágios - as minas de Androth, a floresta/pantano de Karrellian, a Terra de Ninguém e o Castelo Negro. A versão do 32X contém uma área exclusiva, as Montanhas Geladas, que não está presente em nenhuma outra versão do jogo.

A medida que vai avançando no jogo, Kyle vai ganhando aprimoramentos no seu equipamento e no seu life, assim como seus inimigos. Inimigos estes que são bem variados, cada um com seus pontos fracos e fortes, dependendo da sua raça e ocupação.

O jogo foi lançado em 1994 para MS-DOS e logo em seguida pra Super Nintendo. Em 1995, foi lançada uma versão com uma melhor paleta de cores para o 32X e no ano seguinte para Mac OS, sem o estágio exclusivo do 32X. A versão do Game Boy Advance foi lançada em 2003 com uma paleta de cores mais clara que a original; e também com vários comandos adaptados, graças aos poucos botões do portátil.

Algumas imagens e videos do jogo:

 DOS:





Super Nintendo:

  


Game Boy Advance:



32X:





E agora sim, por hoje é só pessoal! Pensei que não ia acabar mais... Mas é isso ai, semana que vem voltando a programação normal, tratei "tim-tim por tim-tim" sobre o jogo de luta mais jogado de todos os tempos, podem aguardar! Infelizmente não achei nenhuma imagem e/ou video legal da versão do MAC pra publicar, então ficou faltando mesmo.

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Já faz tempo que a Blizzard sabe fazer jogos... Espero que empenhem tudo o que sabem em Diablo 3

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a Blizzard SEMPRE soube fazer jogos bons... e com certeza eles se empenham, tanto que pode ver que a maioria dos jogos deles sempre demora pra sair porque eles sempre querem lançar tudo perfeito.

    ResponderExcluir