quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

The Last Blade 2


The Last Blade 2 (SNK, Neo Geo) - Lançado no dia 25 de Novembro de 1998, foi a segunda e até agora última versão de The Last Blade lançada até o momento, e provavelmente será o último porque a SNK já revelou que não tem planos para continuar até a série até agora.


O jogo se passa aproximadamente 1 ano depois do anterior. A jogabilidade se manteve intacta e trouxe apenas alguns pequenos ajustes, como a nova barra "EX" que é uma combinação das barras "Speed" e "Power". Alguns personagens também foram melhor balanceados, fazendo com que alguns deles ficassem mais fracos ou fortes que o jogo anterior, o que dividiu opiniões dos jogadores. No primeiro jogo os personagens eram mais equilibrados e aqui esse equilibrio não está tão bom.

A história conta o nascimento do "Mensageiro de Afar" que se deu antes da humanidade existir. Com o tempo, o Selo foi formado na Terra e a dividiu em 2 mundos (a mesma história contada no jogo anterior). Portanto, alguns meses depois da loucura que Suzaku cometeu, o caminho para o sub-mundo continua aberto através do portal. Para fecha-lo, o selo que foi formado nos tempos antigos precisa ser refeito para que o mal jamais retorne à terra.

Em ordem de fechar o selo, será necessário o poder dos Quatro Deuses e a Jovem que carrega o selo, para que possa ser feito o ritual completo. Para achar a jovem, Genbu começa com buscas no centro do mundo, aonde tudo começou. Ao mesmo tempo no submundo, nas escuridões profundas, muitos espiritos conspiraram e planejaram para esconder o Selo. Eles tem apenas um desejo: renascer no nosso mundo.

Outras novidades no jogo são 3 personagens novos: Hibiki Takane, que é filha de um famoso forjador de espadas e está atrás de um homem de cabelo prateado que pediu a ultima espada que o seu pai fez; Setsuna, que acredita-se ser o "Mensageiro de Afar" e foi ele quem pediu a espada feita pelo pai de Hibiki; Kojiroh Sanada, Capitão da Unidade 0 dos Shinsegumi que está investigando o Portal do Inferno.

Kaede também mudou, agora se chama "Awakened Kaede", está loiro e tem novos golpes muito mais poderosos do que o jogo anterior. Isso se deu porque ele finalmente aprendeu a controlar os seus poderes e conseguiu eleva-los a um novo nivel.

Os estágios novamente são um show a parte: bastante animados, variados e em varias localizações distintas do Japão Feudal. Tirando as críticas, esse jogo ainda é lembrado como um dos melhores jogos que já apareceram no Neo Geo tanto em história quanto em gráficos.

Arenas

Dessa vez, não há uma certa arena para cada personagem (isso só se aplica a batalha final contra Kouryu) mas sim paisagens aonde você enfrentará um certo inimigo dependendo de quem estiver jogando.

Shimiji Mountain Pass

Village of Setting Sun

Port City Building No 13

Last Night of "Yuki-machi"

Large Fire at Wadamoya

Forgotten Forest

Cloudy Battlefield

Shrine of the Sealing

Hell's Gate

Graveyard


Versões Lançadas

Saiu em vários consoles caseiros, como o Neo Geo CD, Dreamcast e até uma conversão para Neo Geo Pocket Color. A versão de Neo Geo CD inclui ainda um modo quiz, cutscenes com vozes e uma galeria de imagens de ambas as versões do jogo. Tudo isso também estava presente na versão do Dreamcast, menos o quiz.

Ambas versões do jogo sairam na coletânea "NeoGeo Online Collection Vol. 2: Last Blade 1 and 2" em 12 de Janeiro de 2006. E também um "Drama CD" que foi lançado em 1999 que conta a história de Hibiki como uma guerreira.

Algumas screens e videos do jogo:

Neo Geo:






Dreamcast:






PlayStation 2:



Uma curiosidade: a versão do Dreamcast, que tem o subtitulo "Final Edition" foi o último jogo trabalhado pela antiga SNK antes de virar a Playmore, já quase no fim do ano 2000. Por isso o jogo recebeu um certo trabalho diferenciado dos lançamentos da empresa: apenas o número de animações foram aumentados e a resolução maior da imagem foram mexidos, porque a empresa estava em uma fase de transição. Ela foi lançada em 2001 nos Estados Unidos, tradizo pela Agetec.

Já a versão do Neo Geo Pocket vocês podem conferir na parte 1 do meu post sobre os jogos do console. Também há uma versão do jogo para celulares japoneses mas eu não achei nem imagem e nem videos sobre o jogo. Se eu por acaso achar no futuro eu coloco aqui no fim do post em breve.

E isso é tudo de The Last Blade. Em 2007, a SNK Playmore levantou uma enquete sobre qual era a franquia favorita dos jogadores e a série ficou em segundo lugar, perdendo apenas para The King of Fighters. Porém, nenhum outro jogo foi anunciado até o momento e a própria Playmore anunciou que não tem planos pra série, pelo menos por enquanto.

E por hoje é só. Semana que vem eu vou voltar com um clássico de Mega Drive que iria ter uma versão lançada para Dreamcast, mas acabou saindo pra outro console...

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~ 

2 comentários:

  1. Clássico definitivo da SNK. desculpem os fãs de Samurai Shodown, mas Last Blade humilha qlqer jogo de espadas 2D :)

    ResponderExcluir
  2. Uma pena a SNKPLAYMORE não planos para esse jogo

    ResponderExcluir