sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ristar (16-bit)


Ristar (Sonic Team, Mega Drive/Game Gear) - Lançado no dia 16 de Feveiro de 1995, Ristar é um jogo de plataforma desenvolvido pelo Sonic Team para o Mega Drive e publicado pela Sega. O jogo trás uma estrela humanóide como protagonista que utiliza as suas mãos que podem ser esticadas e usadas para manobras de ataque ou se mover por partes do cenários. No Japão, o jogo foi lançado como "Ristar the Shooting Star".

O jogo foi lançado também para Game Gear, no mesmo dia. Clicando aqui você pode visualizar o post específico dessa versão.

Jogabilidade

Ristar é um jogo de plataforma 2D assim como Mario e Sonic, mas ele foca menos em saltos e velocidade e faz mais uso dos braços esticáveis de Ristar, que podem ser "atirados" em 8 direções diferentes. O jogador deve levar Ristar através da fase até o fim, evitando danos de obstáculos e de inimigos. A habilidade de esticar os braços é também o principal meio de atacar os inimigos: ao estica-los segurando um inimigo, ele dá alguns passos para trás e dá uma cabeçada para derrotá-lo.

O mesmo movimento é usado para abrir baús com itens variados, ou partes interativas do cenário, como derrubar árvores. Além disso, seus braços elásticos também são usados para segurar e atirar objetos.

Além de atacar, os braços dele podem ser usados para se projetar durante as fases. Usando postes espalhados pelas fases, ele pode se balançar de um lado para o outro, passar por buracos e ascender-se ou descender-se nas plataformas verticalmente. Há também as "Star Handles" espalhadas pelas fases permite que Ristar se segure nelas e se balance em 360 graus, para depois se jogar em uma posição escolhida - que depende do momento que você soltar o botão.

Se você segurar por tempo o bastante, farpas irão aparecer atrás de Ristar e um movimento chamado "Meteor Strike" irá acontecer, o que faz com que ele fique invencível e derrote qualquer inimigo que toque nele. Caso não se segure o botão por muito tempo, o vôo cessará e ele cairá no chão em seu estado normal.

Cada fase termina com um "Star Handle" especial, que é usado para lançar Ristar até o fim da fase. Pontos extras são adquiridos se você conseguir lança-lo para fora da tela, similar ao que acontece no fim das fases de Super Mario Bros. Além disso, cada fase contém uma "Star Handle" escondida que leva-o a uma fase de bônus que envolve passar por obstáculos em um certo tempo limite. Completando a fase em pouco tempo irá presentar o jogador com um continue, e depois que o jogo é completado códigos especiais são recebidos dependendo de quantos você completou durante o jogo.

O jogo consiste em 6 planetas; cada um contém 2 fases normais, com um mini-boss na primeira fase e um chefe principal depois da segunda fase. Depois que todos os estágios são completados, o jogo conclui com uma batalha final.

A saúde de Ristar é medida com um sistema de icones que consiste em 4 estrelas mostradas na parte superior esquerda da tela. Tomar dando remove 1 estrela, e depois de perder todas as estrelas, Ristar perde uma vida. Localizar e agarrar um icone do "Ristar" garante uma vida extra, enquanto achar estrelas tradicionais completam a barra de saúde; uma estrela amarela enche 1 estrela enquanto a azul chefe todos os 4.


História

Assim como outros jogos lançados na época, a história do jogo varia entre a versão japonesa e a localização em inglês. Em todas as versões do jogo, os eventos se passam no Sistema Valdi, aonde um pirata espacial malvado, Kaiser Greedy, tem usado o seu poder de controlar mentes para tomar tomar o lider dos planetas e faze-los obdecer às suas ordens.

Na versão japonesa, os habitantes do Planeta Neer (Flora na versão em inglês) rezam para um herói antes do capanga controlador de mentes de Greedy, Rhio, sequestrasse subitamente o ancião do planeta. Os oradores desesperados chegam a nebula da Deusa Estelar, Oruto. Ela então acorda uma de suas crianças, Ristar, com o único propósito de garantir os desejos das pessoas inocentes. Ele deve parar Greedy e os líderes que sofreram lavagem cerebral em cada planeta da galaxia para restaurar a paz.

Na versão em inglês, Oruto é completamente omitida. Ao invés disso, Ristar tem uma figura do antepassado, o Herói Lendário, que é uma estrela cadente que protege o Sistema Valdi. Ao invés de Oruto acordar Ristar, o Herói Lendário foi sequestrado por Greedy e cabe à Ristar resgatar o seu pai, assim como salvar a galáxia.


Desenvolvimento

Conceitos

O desenvolvimento de Ristar começou com uma idéia que originalmente foi mostrada durante as conversas de design para o personagem que viria a ser Sonic the Hedgehog. Yuji Naka, lider do Sonic Team, lembra o que disse em 1992:

"Primeiramente nós usamos um personagem que parecia um coelho com orelhas que podiam se esticar e pegar objetos. Assim que o jogo foi ficando cada vez mais rápido, nós precisavamos de uma característica especial para dar ao nosso perseonagem algum poder sobre os inimigos. Eu lembrei de um personagem que eu tinha pensado vários anos atrás no qual ele rolaria no chão como se fosse uma bola e passaria por cima dos inimigos. Ouriços podem se transformar em bolas, então nós decidimos mudar de um coelho para um ouriço."

Alguns anos depois, o jogo estrelando aquele personagem coelho começou a ser desenvolvido separadamente de Sonic, e eventualmente evoluiu para um protótipo chamado "Feel". A aparencia de coelho em Feel já estava diminuída de alguma maneira no protótipo, uma vez que o personagem não esticava mais as suas orelhas, mas sim seus braços. Depois de algumas mudanças no personagem princial e mudando de nome várias vezes, o jogo eventualmente se transformou no que viria a ser conhecido como Ristar. O nome também passou por diversas mudanças durante o desenvolvimento das versões ocidentais, indo de Ristar the Shooting Star para Dexstar, até finalmente Ristar.

No final de 1994, a Sega originalmente lançou Ristar como o sucessor de Sonic the Hedgehog. Entretanto, o jogo nunca recebeu uma grande exposição ou boas vendas, principalmente porque ele foi lançado 3 meses antes do Sega Saturn chegar as lojas. As atenções se voltaram para o console e pouca gente acabou procurando pelo jogo.


Localização

Um pequeno número de mudanças foram feitas na localização em inglês do jogo, a começar pela história e final do jogo que foram levemente mmodificados.

O chefe da fase de gelo, Itamor, foi modificado de um grande robô em forma de gato para um robô mais parecido com um monstro. No jogo, Ristar deve pegar pratos de comida quente e jogar na boca de Itamor. No Japão, é considerado "inteligente" usar "comida quente" para derrotar o gato, devido a uma referência à Cultura Japonesa no que se diz respeito a "lingua-de-gato" não gostar de comida quente. Nas versões ocidentais, essa referência foi removida e mudada para um "monstro gelado" sendo derretido para "comida quente".

O resto das mudanças foram tentativas de edição para fazer o jogo ficar mais apelativo à audiência ocidental, como pequenas mudanças gráficas para fazer Ristar e outros personagens terem expressões mais séria, algumas fases com nomes mais receptivos e adicionando mais cutscenes para mostrar um pouco mais de continuidade no jogo, assim como uma cena de esqui antes da fase de gelo ou colocando uma bota anti-gravidade para explicar porque Ristar está flutuando em uma certa fase.


Algumas screens e videos das versões do jogo







Recepção

O jogo foi amplamente bem recebido. Analises do jogo foram bem positivas durante o seu lançamento. A revista Sega Official Magazine deu ao jogo uma nota 87%, gratificando a jogabilidade, gráficos e música, mas reclamando que o jogo não tem muita originalidade e pegou vários elementos de outros jogos plataforma da época, como Sonic the Hedgehog, Dynamite Headdy e Earthworm Jim.

A revista britânica Sega Pro gratificou ambas similaridades e diferenças da série Sonic the Hedgehog, falando "se você julgar jogos puramente pelo seus visuais, então eu seria levado a achar que isso É Sonic the Hedgehog. Mas quando você toma o seu tempo e começa a jogar, você irá descobrir que o jogo é bem mais lento e estratégico. Há um grande elemento de quebra-cabeças aqui, que deve fazer com que o jogo seja muito melhor que centenas de jogos de plataforma que estão no mercado."

Outra publicação britânica, dessa vez a Sega Power, falou algo similar à Sega Pro, comparando a jogabilidade como um mix "entre Sonic e Dynamite Headdy", mas criticou a sua curta duração e falta de originalidade, dando ao jogo a nota 74 de 100 e dizendo que "... se você gosta de jogos de Sonic, você irá gostar deste" mas "... não é tão quanto Sonic." A revista japonesa Famitsu deu nota 29 de 40 para o jogo.

Ristar continuou a receber análises positivas por mais de uma década e foi relançado digitalmente e como parte de várias compilações da Sega ao passar dos anos. IGN deu a versão Virtual Console nota 8 de 10, gratificando os gráficos, música e jogabilidade, e fechou dizendo "fãs de jogos de plataforma devem com certeza dar uma olhada nesse jogo."

O GameSpot também gratificou o lançamento no Virtual Console, especialmente os gráficos, dizendo "Visualmente, os desenvolvedores fizeram o melhor nas limitações de cores do sistema e entregaram um produto final com visuais limpos. Ristar e seus inimigos tem uma boa variedade de animações, mas o que você irá notar provavelmente seja os gráficos, com vários layers de fundo que constantemente estão em animação em forma de nuvens que se mexem, detritos caindo e criaturas em raiva que tem o hábito de arremessar coisas quanto estão longe de você."

Nintendolife deu ao jogo a nota 9 de 10, referindo-se ao jogo como um dos melhores do sistema quando se diz respeito aos gráficos, animação e jogabilidade, dizendo "Ristar prova que tomar uma iniciativa radical na jogabilidade de um jogo de plataforma pode algumas vezes ser bem gratificante no final. O Sonic Team  criou não apenas um jogo que facilmente se diferencia da série Sonic the Hedgehog, mas também trouxeram algumas das mais únicas idéias da era 16-bit em apenas um jogo que é bem divertido de se jogar mesmo hoje, quase 15 anos depois do seu lançamento original."

O site 1UP.com se referiu ao jogo como "excelente" e dizendo que ele é "o mais divertido" dos 4 jogos que não são da série Sonic na coletânea Sonic Mega Collection. O site AllGame compartilhou o mesmo, referindo ao jogo como "tão bom quanto qualquer jogo da série Sonic" presente na coletânea Sonic Mega Collection e também "o jogo mais subestimado" da coletânea Sega Genesis Collection.

Em um retrospecto escrito por Levi Buchanan do site IGN, ele gratificou os gráficos e jogabilidade por serem muito bons mesmo no já defasado Mega Drive, mas também afirmou que dentro do gênero o jogo falhou em vender bem e falou visibilidade por parte da Sega, falando "Ristar nunca teve uma chance. O jogo foi lançado no começo de 1995, quando o mundo já estava se movendo para a próxima geração de hardwares. A Sega estava concentrada no lançamento iminente do Sega Saturn e Sonic ainda era um grande sucesso. Então Ristar foi, literalmente, para o pasto."


Legado

Em uma entrevista dada em 2006, o designer do jogo Akira Nishino falou o seguinte sobre Ristar:

"Ristar irá voltar? Provavelmente não. É claro, como um desenvolvedor de jogos eu adoraria ver isso acontecendo. Na época do lançamento do original, eu estava pensando em uma sequencia. Eu apenas fui longe o bastante de criar o designer para o personagem daquela sequencia, mas não aconteceu por diversos motivos. Mas com tantos elogios já dados pelos fãs em matérias, essa contribuição é muito apreciada por mim."

Enquanto Ristar nunca recebeu nenhuma sequencia, o jogo tem sido lembrado ao passar dos anos em vários relançamentos em coletâneas da Sega incluindo Sonic Mega Collection, Sega Genesis Collection e Sonic's Ultimate Genesis Collection. O jogo também recebeu um lançamento digital no Virtual Console do Nintendo Wii e no Steam para PCs compatíveis com Windows.

Ristar, como personagem, tem feito apenas pequenas aparições fora dos seus 2 jogos originais de 1995. Nos 2 jogos de Shenmue lançados no Dreamcast, Shenmue e Shenmue II, o jogador pode escolher gastar o dinheiro comprando "gashapons" (bonecos colecionáveis) em uma máquina; uma das possibilidades em ambos os jogos é o boneco de Ristar. Ele também apareceu brevemente no jogo Segagaga, lançado no Dreamcast em 2001 apenas no Japão.

Ele não fez mais nenhuma aparição em jogos até 2010, quando teve uma participação em Sonic & Sega All-Stars Racing com uma pista própria, devido a grande demanda por ele aparecer no jogo. Ele também é o bandeira na sua sequencia, Sonic & All-Stars Racing Transformed, lançado em 2012 para as principais plataformas.

Em Outubro de 2012, Ristar foi listado pelo GameSpot como um dos exemplos de jogos perdidos dos anos 1990 que merecem retornar no futuro.


Curiosidades



  • A maioria das animações quando Ristar está paradado foram removidas na versão ocidental.
  • Uma sequencia de esqui foi adicionada no começo do Estágio 4. Sprites de Ristar esquiando estão no cartucho japonês mas nunca foram usados.
  • Um sapato de anti-gravidade foi adicionado no Estágio 6. Entretanto a cena que Ristar se balança no ar existe na versão japonesa. Os sprites do sapato também estão presentes no cartucho japonês.
  • O nome dos tesouros nos Bonus Stages foram removidos. Numa nota, se todos os tesouros forem coletados, Ristar diz "milagre" na versão japonesa e "bom trabalho" na versão ocidental.
  • A versão européia de Ristar foi um dos poucos jogos de Mega Drive que usou da vantagem da resolução maior dos sistemas PAL.


  • Galeria de Capas

    Seguindo os passos de Sonic, a Sega desenvolveu uma capa com estilo único para tentar chamar as atenções.
    Todas as capas ocidentais usam a mesma Artwork, que foi desenhada pelo time de desenvolvimento do jogo.
    A versão européia de Ristar foi um dos poucos jogos da plataforma a usar a resolução maior dos televisores europeus.


    Manual



    Feel (Protótipo do Jogo)


    Finalizando

    E por hoje é só. Infelizmente, Ristar é um daqueles jogos que entra pro rol de jogos lançados em um momento errado ou infelizmente não recebeu um trabalho de marketing tão bem feito quanto seus concorrentes, porque esse jogo é muito bom e se você é fã do Mega Drive e não jogou ainda não sabe o que tá perdendo! O jogo é desafiador, bem feito e consegue trazer algumas novidades interessantes para o gênero, mesmo que a sua maior parte sejam apenas idéias reaproveitadas de outros jogos.

    No próximo post eu vou falar sobre a versão 8-bit do jogo, que foi lançada apanas no Game Gear e tem suas próprias características. Uma pena que Ristar não teve o mesmo impacto de Sonic em ambas as plataformas mas o jogo é muito bom mesmo assim e deveria ter um reconhecimento maior. Vejo vocês no próximo post com a versão Game Gear do jogo!

    Bom, por hoje é só. Sigam-me os bons... \o\~~~~~~~~ 

    Um comentário:

    1. Como nunca tive mega drive e meus amigos também não, nunca o tinha visto antes de pegar um emulador.

      É um dos jogos do mega drive ao lado de Alysia Dragoon que pretendo terminar.

      ResponderExcluir