sábado, 20 de novembro de 2010

Ristar (8-bit)


Ristar (Biox, Game Gear) - Lançado simultaneamente com a versão do Mega Drive em 16 de Fevereiro de 1995, essa versão foi produzida pelo estúdio Biox e publicado pela Sega exclusivamente no Game Gear, não tensido sido adaptada para o Master System em nenhuma região como geralmente acontecia com outros jogos da empresa. Assim como aconteceu com Sonic, essa versão de Ristar é bem diferente da original 16-bit e mantém as suas próprias características.

Assim como a versão pra Mega Drive, o jogo recebeu muito pouca exposição da Sega durante o seu lançamento e é conhecido apenas por poucos jogadores.


Jogabilidade

A premissa básica para a jogoabilidade da versão Game Gear de Ristar é a mesma do seu "parente" do Mega Drive. O jogo é de plataforma em 2D aonde o jogador deve navegar através dos estágios, enfrentando inimigos e obstáculos. E assim como a versão 16-bit, as principais habilidades de Ristar enfatizam o sistema de "agarrar" e "bater de cabeça" nos inimigos, além de saltos.

Entretanto, embora tenha a mesma premissa, o design das fases são completamente diferentes. Enquanto que metade das fases tem os mesmos temas como a primeira fase tendo um ambiente cheio de fauna e flora, o layout da fase e os tipos de inimigos além de serem diferentes, estão também em locais diferentes. Além disso, a outra metade das fases são completamente diferentes das fases originais da versão 16-bit, como a fase que é baseada em Piratas Espaciais.

Outra grande diferença presente em todas as fases é a localização das estrelinhas espalhadas ao redor. O jogador leva Ristar para coletá-las, da mesma maneira que Sonic coleta anéis ou Mario coleta moedas em seus respectivos jogos. Similarmente, coletando 100 estrelinhas presenteiam Ristar com uma vida extra. Enquanto as batalhas contra chefes ainda estão presentes no final de cada planeta, a maioria dos chefes são diferentes e quase todos os planetas não possuem nenhum tipo de mini-chefes na metade do caminho.

Mais movimentos, itens e interatividade entre personagens e os cenários são possíveis de fazer nessa versão do Game Gear. Depois de derrotar o inimigo, o jogador pode escolher usar o chapéu do inimigo como arma ou usar sua lança deixada para trás para acertar um certo ponto em uma parede, permitindo que ele alcance áreas que antes não podiam ser alcançadas. Um item em formato de estrela vermelha dá invencibilidade temporária à Ristar, aumenta a velocidade dos seus movimentos e aumenta o alcance do seu alto, além de derrotar inimigos apenas aos toca-los.

Caixas coloridas, similar as caixas da série Super Mario, também estão presentes apenas nessa versão, e assim comos os inimigos, elas são eliminadas com um ataque de cabeça ao invés de pular nelas.


Desenvolvimento

As origens de Ristar vieram de uma idéia jogada fora por Yuji Naka do Sonic Team que envolvia um coelho que se segurava em objetos. Enquanto a idéia foi elimitada em favor de seguir o que viria a ser Sonic the Hedgehog, anos depois o conceito foi trazido de volta a mesa como um protótipo chamado "Feel", que eventualmente se transformou em Ristar.

Enquanto a versão do Mega Drive foi desenvolvida pelo Sonic Team, a versão Game Gear foi desenvolvida pela Biox, uma empresa conhecida da Sega que fazia muitas adaptações de jogos do Mega Drive para o portátil, assim como Streets of Rage. Para o lançamento ocidental, uma fase inteira foi cortada do jogo. Enquanto cada planeta tem 2 fases na versão japonesa, o segundo planeta "Fantum" tem apenas uma fase na versão ocidental; a segunda parte foi cortada do jogo.


Algumas e Videos do Jogo





Recepção

Essa versão do jogo também foi muito bem recebida pela mídia especializada, mas um pouco menos que a do Mega Drive. Enquanto a maioria dos analisadores concordaram que vale a pena jogar o jogo, eles se dividem em se jogo é ou não uma alternativa melhor do que a versão do Mega Drive que também estava disponível na mesma data. O site "Hardcore Gaming" sumarizou a sua posição sobre o jogo como "por fim, a versão Game Gear pode não ser tão divertida ou bem feita como a versão original mas ainda é bastante colorida e divertida de jogar. Além disso, bastantes coisas novas foram adicionadas e o jogo se diferente significativamente da versão original. Definitivamente vale a pena joga-lo...".

O site "Honest Gamers" gratificou muito o jogo como um dos melhores do sistema, falando "Ristar é o melhor jogo do Game Gear que você pode comprar, melhor que muitos jogos do gênero no Game Boy Color e quase tão bom quanto a sua versão maior no Mega Drive. EU fiquei realmente impressionado de ver algo parecer e soar tão bom na tela diminuta do Game Gear, enquanto ele tem várias limitações do hardware original do Master System. Mas a Sega conseguiu... Mesmo se você já tem a versão do Mega Drive ou tem um Sega Nomad, você ainda vai querer essa daqui."

O site "Defunct Games" foi menos entusiástico, criticando o downgrade nos gráficos e som, falando "... essa versão de Ristar é decente. É bem legal, se você é fã de jogos do gênero e não liga para limitações gráficas e sonoras. Ristar para o Game Gear será uma boa adição a sua coleção. Tirando isso, eu diria, se possivel, tente pegar a versão para Mega Drive". Adicionalmente, a revista Famitsu deu ao jogo nota 25 de 40, 4 pontos a menos que a versão do Mega Drive. A revista EGM deu ao jogo nota 76 de 100, dizendo "... mais tecnico que típicos jogos do gênero..." e também "... as fases são muito coloridas, com bons gráficos e controles..." mas comentou que "os sons não estão tão bons assim".


Legado

Diferente da versão Mega Drive de Ristar, que foi relançada em várias coletâneas da Sega, a versão Game Gear só foi relançada uma vez, como 1 dos 20 jogos incluidos no "Sonic's PlayPal Plug and Play", um controle que se conecta diretamente à TV sem precisar de um video-game como intermédio.


Galeria de Capas

A capa japonesa do jogo era exatamente a mesma do Mega Drive.
A versão européia já vinha nas novas caixas de papelão utilizadas pela Sega também nos Estados Unidos.


Manual do Jogo



Finalizando

E por hoje é só. Ristar no Game Gear pode não ser tão bom quanto a versão do Mega Drive, mas com certeza foi muito melhor adaptado à plataforma do que jogos anteriores de Sonic. A vivacidade das cores pode ser mantida mesmo no portátil de 8-bit e apenas o som não ficou muito bom, mas é passável pois vale muito a pena jogar esse jogo caso você tenha o portátil. E com isso, encerro falando dos 2 jogos da série Ristar. Infelizmente ele entrou para o rol de personagens dos anos 1990 que acabaram "morrendo" pouco tempo depois do seu jogo e nunca recebeu um jogo novo, embora tenha sido lembrado pela Sega em coletâneas e easter eggs ao passar dos anos.

Na semana que vem eu volto pra falar de outro mascote que eu gosto muito, que por um tempo até serviu de mascote para a Namco mas acabou sendo preterido à Pac Man e outros jogos que eram mais famosos que ele: Klonoa! A série completa tem 6 jogos e 1 remake até o momento e eu vou falar de todos eles em separado, assim como eu fiz com Ristar. Espero que vocês tenham gostado e voltem na semana que vem pra curtir um novo post! Só antes de fechar, eu gostaria de agradecer ao Rocky Silva, que me ajudou na edição das capas do jogo que você pôde ver durante o post! Clicando aqui você pode ver o blog dele também! Recomendo!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário