sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Snatcher

        
          Em 6 de Junho de 1991, na cidade de Moscou, um centro de pesquisa de Chernoton foi explodido e com isso uma arma biologica chamada Lucifer Alfa foi liberada. Ela se espalhou pela atmosfera, devastando as nações da Europa Ocidental e 80% da Eurasia. Metade da população mundial morreu. Até os dias de hoje, esse incidente segue sem respostas.


          50 Anos depois, outra ameaça biologica cai sobre a Terra. Uma misteriosa forma de vida, os Bioroids. Uma nova arma de alguma nação? Invasores alienígenas de outro mundo?


          Eles aparecem no inverno, assassinam pessoas e tomam sua forma, se infiltrando gradualmente na sociedade. Sua pele artificial pode suar e até mesmo sangrar. Apesar da aparência orgânica, são totalmente inorgânicos. É praticamente impossível dintinguí-los do original.


          Por se apoderarem de corpos humanos, eles foram denominados "Snatchers".


Para quem não conhece Snatcher, ele foi o segundo jogo dirigido por Hideo Kojima em 1988, sendo o primeiro tendo sido Metal Gear também para MSX2 em 1987. Snatcher trás inúmeras referencias à Metal Gear e a outras coisas, como o filme Blade Runner. Se você é no minimo um fã de um desses dois citados, você já vai gostar do jogo logo de cara.

O jogo se passa na cidade japonesa de Neo Kobe, no ano de 2042. Você controla o protagonista chamado Gillian Seed, um novato na agência Junker HQ (Caçadores de Snatchers). Ele e sua esposa tinham sido resgatados pelo exército 3 anos antes na Zona Neutral da Sibéria, em uma instalação subterranea e ambos estavam sem memória alguma. Porém, depois de um treinamento militar ele foi indicado para a agência e no começo do jogo você vai ajuda-lo no seu primeiro dia de trabalho como um Junker.

Essa é a introdução do jogo e é ai que eu paro de falar sobre a história, cada detalhe salvo é uma surpresa a mais nesse jogo surpreendente e com uma história que vai te surpreender a cada nova missão. Na versão original para NEC PC-88 e MSX2, o jogo só tinha 2 ACTs, por conta que o jogo já estava bem grande pra época (4 Disquetes), sendo que as versões para PC Engine CD, Sega CD, PlayStation e Sega Saturn o jogo tem 3 ACTs e contando com um final totalmente novo e mais completo, tirando todas as dúvidas sobre o roteiro e os possiveis buracos que tinham ficado no jogo original.

As versões que eu joguei foram a do MSX2 e a do Sega CD, então o review e a descrição do jogo será baseado nas mesmas. A versão do MSX2 era um pouco superior a do PC-88, tinha bastante loading times e uma paleta de cores maior mas ambas versões eram igualmente boas. Nessa versão, você escolhia as opções por apertar as teclas que apareciam na tela (teclado numérico) enquanto na do Sega CD apareciam as opções embaixo da tela com as opções disponiveis e você escolhia-as com um botão.

Comentando sobre a versão do Sega CD, ela foi a primeira (e única) a ser lançada fora do Japão e foi feita justamente sob o intuito de ser lançado fora de lá, tanto que nenhuma versão em japonês foi lançada para o Sega CD, tendo sido lançada apenas nos Estados Unidos, Europa e Austrália. Ela trás gráficos semelhantes a versão do PC Engine CD, apenas com algumas pequenas censuras como alguns seios que apareciam ou um cachorro agonizando à beira da morte pra evitar um selo de Mature e diminuir assim o público do jogo.

Assim como na versão do PCE-CD, essa versão também trás cenas com dialogos importantes dublados e com um ótimo trabalho de dublagem e adaptação feita pela equipe americana. O jogo também era compatível com a pistola da Konami que foi lançada pra se jogar Lethal Enforces no Mega Drive, fazendo uma opção interessante para as cenas de tiro do jogo, mas era opcional. Dava pra jogar essas partes com o joystick também mas perdia um pouco da graça.

Snatcher é um jogo pra se jogar com calma. Você passará a maior parte do tempo investigando cenários, lendo/ouvindo dialogos e assistindo cenas do que propriamente "jogando" mas é ai que o jogo se destaca: cada investigação te deixa tenso porque você nunca sabe o resultado final como vai ser e a medida com que a história vai se desenrolando ela vai te prendendo ainda mais e você simplismente não consegue parar até chegar ao final do jogo e entender tudo o que está rolando no universo do jogo.

Recomendo se vocês quiserem jogar esse jogo que joguem a versão de Sega CD ou se quiserem conhecer a versão original, joguem a do MSX2. A do PCE-CD é boa, mas está apenas em japonês e as versões do PlayStation e Sega Saturn estão cheias de censuras que tiraram um pouco do charme do jogo.


Algumas screens do jogo:



Aqui 2 videos que comparam bem todas as versões do jogo:




Pra quem não conhece nada sobre o MSX, ele foi um dos primeiros computadores desenvolvidos pela Microsoft na decada de 80 e nele rodava o sistema DOS e ele foi um sucesso muito grande no Japão, tanto que quase não ouveram jogos lançados fora de lá. O MSX2 foi um upgrade que fizeram no hardware, lançado 2 anos depois e trazia consigo um melhoramento tanto na questão de video quanto processamento e RAM fazendo com que os jogos ficassem muito mais bem feitos que no antecessor.
     
A Konami foi uma das empresas que mais lançaram jogos para o MSX2, entre eles estão: Vampire Killer (a primeira versão para consoles da série Castlevania), Metal Gear e Metal Gear 2: Solid Snake (que eram bem superiores as versões de NES) e os clássicos Circus Charlie (jogo de circo) e Antarctic Adventure (jogo de corrida com um pinguim), sendo esses dois ultimos para a primeira versão do MSX.
     
Já o PC-88 era de uma linha de computadores japoneses da NEC, a mesma produtora do console Turbo Grafx (EUA) / PC Engine (Japão), aonde na época era bastante comum esses computadores lá no Japão.


Aqui uma imagem de cada um pra vocês verem como eles eram:


MSX2



PC-88

Não pude entrar em muitos detalhes sobre as outras versões do jogo porque, como vocês sabem agora, todas as outras estão em japonês o que atrapalha muito. Mas pelos videos vocês podem ver a comparação entre cada uma delas: como a cada versão o jogo foi recebendo mais e mais cortes por conta da censura, o que eu acho uma vergonha mas fazer o que...

Semana que vem tenho um post que eu acho que vocês vão gostar muito, é a volta de uma das séries que foram mais visualizadas aqui no blog, aguardem e verão!

Bom, por hoje é só. Sigam-me os bons... \o\~~~~~~~~~~~~~~~~

3 comentários:

  1. muito bem feito o post , será que eu sou a única criatura retrô gamer que nunca jogou isso ? haha

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse jogo! Eu tenho a versão do PC Engine, mas adoraria ter a versão do Sega CD. Tive a oportunidade de comprar as versões do Saturn e do PlayStation, mas fui burro e não as comprei.

    O legal da versão do PC Engine é que o manual tem muitas informações sobre a história do jogo que nem ao menos estão presentes no manual do Sega CD (e que também não estão presentes dentro do jogo), por exemplo.

    Além disso, recentemente traduziram (e continuam a traduzir) a radionovela SDATCHER, que conta a história do JUNKER Jean-Jack Gibson. Para quem gosta de Snatcher, vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos vídeos comparativos, só conheço a versão Sega CD, fiz um especial sobre ela pouco tempo atrás. Pena que não tive a oportunidade de jogar no Sega CD com a Justifier, devia ser bem hardcore.

    ResponderExcluir