domingo, 5 de setembro de 2010

Final Fight Revenge



Final Fight Revenge (Capcom USA, Sega ST-V) - Lançado em Julho de 1999 nos Arcades japoneses, é o segundo e último jogo da série Final Fight a ser lançado nos Arcades até o momento. O jogo mudou de estilo e agora é um jogo de luta 3D com os personagens do primeiro jogo. Apesar do jogo ter sido feito pelo estúdio americano da Capcom, o jogo só foi lançado no Japão, tanto nos Arcades quanto em versões caseiras.



Jogabilidade

O jogo trás uma configuração de controle um pouco diferente de outros jogos de luta da Capcom, com 4 botões de ataque (2 socos e 2 chutes) e um quinto botão chamado apenas de "special". Esse botão special serve para duas coisas: se movimentar pelo cenário usando-o junto com o direcional para cima ou para baixo ou para pegar armas e itens espalhados pelo mesmo.

Quando o personagem está próximo de algum desses itens, uma seta verde aparecerá sobre o mesmo confirmando a possibilidade de pega-lo. Há dois tipos de armas no jogo: armas brancas, como facas e canos, e armas de fogo, como lança-chamas ou metralhadoras. É possivel coletar e ficar com até 3 armas no inventário de uma vez e escolher qual delas vai usar por vez. Também é possível atirar essas armas para o oponente poder pegar.

Assim como a maioria dos jogos do gênero, cada personagem tem os seus próprios arremessos e golpes especiais baseados em comandos, assim como Super Moves que só podem ser feitos com a barra cheia, sendo possivel armazenar até 3 SM's de uma vez. Quando se finaliza o inimigo com um Super Move, uma animação especial irá acontecer na tela.


História


Depois de ter sido derrotada e divida, a gangue Metal Gear está tentando se reagrupar para mais uma vez atacar e ameaçar a cidade de Metro City, afim de estabelecer o seu Império.

O roteiro do jogo se encaixa entre o primeiro Final Fight e Street Fighter Alpha 3.


Personagens

São 10 personagens selecionáveis no jogo, todos eles retirados do primeiro Final Fight. Cody, Guy e Haggar eram os personagens jogáveis nele, El Gado, Poison e Andore eram inimigos normais e Damnd, Sodom, Edi E. e Rolento eram chefes de fase. Guy, Sodom, Rolento e Cody apareceram anteriormente em jogos da série "Street Fighter Alpha" e seus golpes são baseados nos desses jogos.

O modo single player consiste em lutas contra 6 inimigos controlados pela CPU e uma luta final contra uma versão zumbi de Belger, o chefe final do primeiro Final Fight. Depois de mostrado o final do personagem, os créditos rolarão e mostrará o Zumbi Belger dançando na tela. Infelizmente, essa versão zumbi do Belger não é um personagem selecionável no jogo, nem mesmo com truques.


Cody Travers
Origem: Metro City, EUA

Mike Haggar
Origem: Metro City, EUA

Guy
Origem: Metro City, EUA

El Gado
Origem: Cuba

Sodom
Origem: Arizona, EUA

Poison
Origem: Los Angeles, California, EUA

Hugo Andore
Origem: Alemanha

Damnd
Origem: República Dominicana

Edi E.
Origem: Metro City, EUA

Rolento Schugerg
Origem: New York City, EUA




Versão Caseira


Sem ter feito muito sucesso no Arcade, a Capcom mesmo assim lançou o jogo no Saturn em 30 de Março de 2000, sendo este o seu último lançamento na plataforma da Sega. Na conversão, todo conteúdo do Arcade foi mantido devido ao uso obrigatório do cartucho de 4MB de RAM lançado pela Capcom na plataforma. Apesar de ter sido lançado apenas no Japão, se você mudar a linguagem interna do console para Inglês o jogo também iniciará em inglês.

Uma versão para Dreamcast estava nos planos da Capcom, porém foi cancelada devido ao quase total fracasso que o jogo foi, devido aos seus gráficos fracos e artwork pouco bem feita também.


Algumas imagens e videos do jogo:





Curiosidades


  • Final Fight Revenge foi produzido pelo estúdio Capcom USA, que depois se transformaria no Capcom Production 8 e produziria jogos como Maximo: Ghosts to Glory e Final Fight: Streetwise na próxima geração de consoles. 
  • Esse jogo foi o penúltimo jogo a ser lançado no Sega Saturn no Japão, sendo o último "Yuukyuu Gensoukyoku Hozonban Perpetual Collection" da MediaWorks que foi lançado em 4 de Dezembro de 2000.
  • Esse também foi o primeiro jogo da série Final Fight a abandonar os gráficos em 2D e abordar o 3D, um fato que não foi muito bem recebido pelos fãs na época.



Finalizando

Final Fight Revenge entra para o rol de jogos que se talvez tivesse sido um pouco mais trabalhado ou tivesse sido lançado em uma época diferente teria se saído melhor, mas a verdade mesmo é que poucos conhecem o jogo porque ele nunca foi lançado fora do Japão, apenas. Mesmo com seu roteiro puxando mais pro clássico e trazendo personagens do primeiro jogo, não foi o suficiente pra salvar o jogo do fiasco que foi.

Na semana que vem eu trago pra vocês o último jogo inédito lançado da série Final Fight, que saiu para PlayStation 2 e Xbox. Espero que tenham curtido até agora, pois sou muito fã da série e muitas das infos que acabei colocando aqui eu nem mesmo sabia antes de procurar material para o blog. Como fã, me sinto feliz de ter conseguido reunir todo esse material para vocês conhecem um pouco mais da série.

Vejo vocês na semana que vem...

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Adorei o post.Aprendi bastante coisa também. Uma pena que esse jogo só ficou no japão. Estou com muita vontade jogar ele agora xD

    ResponderExcluir