sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Final Fight 2




Final Fight 2 (Capcom Consumer Division, Super Nintendo) - Lançado em 22 de Maio de 1993, é um beat 'em up de progressão lateral lançado pela Capcom exclusivamente no Super Nintendo, não tendo sido lançada nenhuma versão pra Arcade. Seu único relançamento foi para o Virtual Console do Nintendo Wii em 12 de Outubro de 2009.



História

Algum tempo se passou desde que Mike Haggar, junto com seus amigos Cody e Guy, derrotaram a gangue Mad Gear e restauraram a paz em Metro City. Enquanto o trio continuou levando vidas normais, com Cody de férias com a sua namorada Jessica, Guy saindo em uma jornada de treinamentos e Haggar continuando o seu mandato como prefeito de Metro City, os membros sobreviventes da Mad Gear estavam se reunimento em segredo planejando a sua vingança sob a tutela de um novo líder. Eles iniciam o seu plano ao capturar a noiva de Guy no Japão< Rena, junto com o seu pai e antigo sensei de Guy, Genryusai.

Com Guy sumido por causa do seu treinamento, a irmã mais nova de Rena, Maki Genryusai, liga para Haggar e o informa da situação. Acompanhado pelos seu amigo Carlos Miyamoto, eles iniciam a sua jornada em Hong Kong e só irão parar até terem eliminado a Mad Gear de uma vez por toda, assim como salvando Rena e Genryusai.


Jogabilidade

Final Fight 2 não se desvia muito do primeiro jogo em termos de jogabilidade, porém diferente da versão lançada no Super Nintendo anteriormente, Final Fight 2 trás um modo para 2 jogadores cooperativo ao invés de apenas o modo solo. É possivel escolher entre os 3 personagens: Haggar, que utiliza técnicas de wrestling profissional; Maki, mestre no estilo ficcional de ninjutsu Bushin-Ryuu Ninpou, similar ao de Guy no primeiro jogo; e Carlos, um sulamericano descendente de japoneses que utiliza sua espada como Golpe Especial.

Através do uso de um código, é possivel que os 2 jogadores escolham o mesmo personagem. O jogo usa o mesmo esquema anterior: 1 botão para ataque e 1 para salto, e apertando-os simultaneamente se faz o Golpe Especial (ou se pode configurar um terceiro botão só para isto no menu de opções.

O modo de progredir é o clássico do gênero: derrotar os inimigos durante as fases e no fim de cada uma há um chefe. Itens podem ser encontrados dentro de latas, caixotes e barris que podem ser tanto usados para recuperar a saúde como ser uma arma para ajudar a derrotar os inimigos. Há um icone do Guy em SD que é o de Vida Extra.

Há um total de 6 fases, cada uma passando em um país diferente: Hong Kong, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Japão. A medida que vai avançando no jogo, os inimigos vão mudando e ganhando versões mais fortes. É possivel escolher a dificuldade antes de jogar, porém apenas terminando no mais dificil é que irá mostrar o final completo do jogo, com apenas partes do final sendo mostradas caso a dificuldade seja menor.


Controvérsias

Assim como o primeiro Final Fight, a versão japonesa trazia 2 personagens femininas como inimigas: Mary e Eliza, que empunhavam facas e atacavam com golpes acrobáticos. Nas versões ocidentais elas foram substituidas por Leon e Robert. Além disso, o primeiro chefe do jogo Won Won andava com uma clava na versão japonesa, que foi removida do jogo também.



Alguns videos e imagens do jogo:







Recepção

Apesar de Final Fight 2 não ter sido uma evolução tão grande em relação à primeira versão do Arcade, a adição do modo 2 jogadores simultaneos foi bastante importante para o Super Nintendo, uma vez que o primeiro jogo não tinha esse modo e teve uma fase inteiramente removida por falta de espaço no cartucho. As músicas podem ser medianas, assim como os gráficos, mas o jogo tem lá o seu charme.

A idéia de tirar o cenário do jogo apenas de 1 cidade ajudou na diversidade encontrada no jogo, mas isso não necessariamente significa uma melhora. É como andar de lado tentando inovar em algum ponto, mas não fazendo isso do jeito certo.



Finalizando

Final Fight 2 pode não ter sido uma grande evolução em relação ao original do Arcade, mas volto a frizar que foi muito importante para o Super Nintendo na época do seu lançamento, uma vez que a Capcom lançava a maioria dos seus jogos beat 'em up sem um modo 2 jogadores na plataforma, além da Nintendo sofrer uma concorrência enorme no gênero com o Streets of Rage da Sega.

Na semana que vem eu vou trazer pra vocês Final Fight 3, para mim o melhor jogo da série e um dos mais completos jogos do gênero que eu já joguei. Espero que tenham curtido e semana que vem trago pra vocês um novo post!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

2 comentários:

  1. Desconhecia esse jogo de luta. Achei ruim mesmo Assim.
    Agora Cody e Guy ownan tetas velho.
    E por incrivel que pareça a historia é boa pra mim. Me lembra os anos 80 e 90. nostalgia...
    ashuaushaushaushauhsa
    Vou pegar pra jogar no VC

    ResponderExcluir
  2. Não tem jeito! Agora é marcar com a galera pra jogar e matar saudade desses jogos maravilhosos...

    ResponderExcluir