sexta-feira, 30 de julho de 2010

The King of Fighters '98: The Slugfest


The King of Fighters '98: The Slugfest (SNK, Neo Geo) - Lançado em 23 de Julho de 1998, é um jogo de luta competitivo lançado pela SNK para a sua placa arcade e console caseiro Neo Geo. É o quinto jogo da série KOF e foi divulgado como uma "edição especial", uma vez que ele trás a grande maioria dos personagens que apareceram nos jogos anteriores (da KOF '94 à '97), independente se eles estavam vivos ou não durante a história do jogo.

Ainda uma novidade na época do seu lançamento, a SNK lançaria outras versões sem roteiro para chamar atenção não só dos jogadores, mas para testar novos hardwares antes de lançar os jogos definitivos neles.


Jogabilidade



REGRAS DA COMPETIÇÃO


  • Cada luta será realizada entre 2 times com 3 lutadores cada. O time que vencer todos os membros do time rival ganha a luta.
  • Cada lutador começa com 99 Pontos de Saúde. Quando o lutador perde todos os seus Pontos de Saúde, ele é nocauteado (K.O.) e é eliminado da luta (e não fica disponível para ajudar até o fim da luta).
  • Quando o tempo limite é alcançado, o lutador com mais Saúde ganha o round.



DEIXE A CARNIFICINA COMEÇAR

Controles Básicos

A Soco Fraco
B Chute Fraco
C Soco Forte
D Chute Forte


Metodos de Destruição

Correr →→ ou ←←
Seu personagem corre ou dá um pequeno salto na direção especificada, pode ser usado tanto para atacar quanto para correr do inimigo. No modo EXTRA, o "pra frente" vira um pequeno salto para frente também.

Super Pulo Durante uma corrida, coloque o controle na diagonal desejada / Desloque o controle ↓↑ durante a corrida
Seu personagem irá pular ainda mais longe do que o salto normal.

Salto Curto Coloque ↓ e aperte rapidamente ↑ sem estar correndo
Seu personagem irá pular para perto, fazendo possivel uma boa ofensiva

Salto Longo Realize um salto curto durante a corrida
Uma versão mais rápida do salto curto, que pode dificultar a defesa do inimigo.

Defesa Segure o direcional na posição contrária do seu oponente
Toda vez que se defender de um ataque inimigo, o dano é minimizado. Bloquear ataques físicos não causam danos mas ataques especiais causam um pequeno dano. Entretanto, alguns ataques como arremessos especiais não podem ser bloqueados.

Arremesso Perto do opoente, faça ← ou → + C ou D
Use essa técnica perto de um oponente para arremessa-lo. Com "C", o arremesso irá jogalo na direção que você estiver, enquanto "D" irá arremessa-lo na direção contrária. Alguns personagens como Benimaru, Leona, Clark, Athena, Yuri e Mai podem fazer esse comando no ar.

Ataque Forte Aperte CD ao mesmo tempo
Golpeie o seu oponente com uma derrubada devastadora. É um pouco lento o movimento, mas é uma garantia de que o seu oponente irá cair no chão se acerta-lo.

Ataque de Suporte Aperte ABC ao mesmo tempo
Quando o seu personagem estiver maroado, seus companheiros podem pular dentro do ringue e atacar o inimigo, fazendo com que você ganhe algum tempo para se recuperar. Você deve estar perto da área aonde os seus parceiros estão para fazer esse ataque, caso contrário ele não funcionará.

Provocação Aperte Start
Provoque o seu oponente. Lembre-se que o seu personagem ficará vulnerável à ataques durante isso!


ADVANCED MODE


Emergency Escape p/ Frente → + AB ao mesmo tempo
Seu personagem rolará para frente, que pode ser usado para evadir a maioria dos ataques. Isso pode até mesmo ser usado para escapar para trás do seu oponente!

Emergency Escape p/ Trás ← + AB ao mesmo tempo
Seu personagem rolará para trás, bom para evadir al guns ataques físicos. Ótimo também para se distanciar do seu oponente.

Houdini Body Toss Escape Quando o oponente for te arremessar, aperte AB ao mesmo tempo
Antes de ser arremessado pelo oponente, aperte rapidamente os botões para não apenas se livrar do golpe como deixar seu oponente vulnerável por alguns milésimos de segundo!

Guard Counter Defendendo, aperte → + A ou B
Ao custo de um stock, o timing é crucial para contra-atacar o oponente depois de bloquear o seu ataque.

Guard Cancel Defendendo, aperte AB ao mesmo tempo
Ao custo de um stock, o timing é crucial para escapar de um ataque sem sofrer danos.

Ativar MAX Mode Aperte ABC ao mesmo tempo
Uma vez que você tiver 1 stock disponível, ativar o MAX Mode aumenta seus atributos de ataque e defesa por um tempo limitado. É possivel fazer os Super Desperation Moves se você tiver outro stock disponível enquanto o MAX Mode estiver ativado!


ADVANCED Mode emprega táticas agressivas e jogabilidade vinda do KOF '96 e '97. Você pode utilizar o rolamento para derrotar o inimigo e aumentar seus stocks na nova barra POW, utilizando seus golpes especiais.

O lutador vai realizando seus golpes especiais ou tomando dano, a barra POW vai sendo preenchida aos poucos. Usando combos com vários hits preenche a barra mais rapidamente. Uma vez com a barra completa, um Stock será guardado, indicado pelo icone verde brilhante. É possível armazenar até 3 Stocks de uma vez.

É possivel utilizar os Desperation Moves ao custo de 1 Stock. Em adição, com apenas 1 Stock disponível em sua barra, o MAX Mode pode ser ativado e o seu poder de ataque e defesa é consideravelmente aumentado nesse modo. Um contador de tempo indica o tempo que resta durante esse modo.

Se você tiver mais Stocks em sua barra enquanto nesse modo, é possivel usar o Super Desperation Move, que causa até o dobro do dano de sua versão normal! É uma boa maneira de tentar virar a maré durante a batalha! Depois que o tempo esgota, os atributos do personagem voltam o normal, mantendo os Stocks restantes disponíveis.

Quando neste modo e você for derrotado, o novo "Advantage System" presenteia o jogador com um Stock a mais em sua barra. O primeiro membro tem 3 Stocks, o segundo tem 4 enquanto o último membro pode guardar até 5 Stocks em sua barra.


EXTRA MODE


Incursion Aversion Aperte AB ao mesmo tempo
Seu personagem irá dar um passo ao plano de fundo, fazendo com que ele fique seguro contra a maioria dos ataques, projéteis e Desperation Moves.

Evasion Invasion Attack Durante o Incursion Aversion, aperte qualquer botão
Ao evadir o ataque do oponente, aproveite a chance para ataca-lo com um ataque surpresa!

Knockdown Recovery Quando cair no chão, aperte AB ao mesmo tempo
Quando for atingido com um ataque que te mandar pro chão, use essa técnica antes de tocar no solo para rolar no chão quando toca-lo e levantar rapidamente!

Power Charger Segure ABC ao mesmo tempo
Auto explicativo. Ao alcançar o fim da barra, o nome MAXIMUM irá aparecer e será possível o uso dos Desperation Moves. Tome cuidado, pois o seu personagem fica vulnerável à ataques enquanto está carregando!


EXTRA Mode emprega táticas defensivas e jogabilidade de KOF '94 e KOF '95. Você pode utilizar o movimento clássico da esquiva para evadir ataques inimigos e encher a barra para poder utilizar golpes especiais.

A medida que o lutador recebe dano ou defende ataques, a barra POW vai enchendo, dependendo da intensidade do ataque. Ser golpeado por sequências com vários hits enche a barra mais rapidamente. Entretanto, você pode acumular poder ao encher a barra manualmente, mas isso te deixa bem vulnerável à ataques.

Uma vez que a barra é completa, ela irá piscar e o nome MAXIMUM vai aparecer, fazendo com que o ataque do seu lutador aumente por um certo período de tempo. Durante esse estado, é possivel usar os Desperation Moves para causar um grande dano no inimigo. A barra permanece cheia durante um tempo limitado, então faça um bom aproveitamento dela!

Uma vez que a saúde do seu personagem fique abaixo de 20%, a sua barra vai piscar em laranja. Nesse estado, o seu personagem pode utilizar Desperation Moves o quanto quiser, sem depender da barra POW. Se a barra estiver piscando e a sua barra POW estiver cheia, é possivel fazer um Super Desperation Move que pode causar até o dobro do dano causado pela versão normal! É uma boa maneira de virá a maré da batalha!

Em adição, a barra POW é esvaziada mais rapidamente quando você bloqueia certos ataques ou leva dano. Sempre carregue a sua barra e garanta mais uma vez o MAX Mode antes que ela se esvazie completamente.

Quando um membro no Extra Mode é derrotado em batalha, o novo "Advantage System" presenteia o jogador com a diminuição do tamanho da barra - fazendo com que ela seja preenchida mais rapidamente. O primeiro membro tem uma barra 100%, enquanto o segundo tem uma de 75% e o último alcança o Max Mode com apenas 50%.


RELAÇÕES SOCIAIS


Antes de cada batalha, você pode selecionar a ordem que os lutadores irão entrar no ringue. Nessa tela, segure o botão C e veja os icones que aparecerão mostrando as afinidades entre os lutadores. Esses icones identificam o que acontecerá com as Stocks da sua barra POW serão afetadas após o fim de cada round (no ADVANCED MODE), e se o seus companheiros irão te ajudar quando você chamar por ajuda (em ambos ADVANCE OU EXTRA).

Os icones não afetam a sua barra, apenas os Stocks. Dependendo da ordem que você coloca-los no ringue, a relação entre eles pode ser afetada.


  • Os dois personagens tem uma boa amizade. Um Stock é adicionado uma vez que o próximo entre no ringue. Se não for derrotado, ele sempre ajudará quando for chamado para um Back Up Attack.
  • Os dois personagens não tem uma boa amizade. O numero de stocks permanecerá o mesmo entre as batalhas. Se chamado, ele poderá ajudar ou não com um Back Up Attack.
  • Os dois personagens se odeiam. Um Stock será removido assim que o próximo entrar no ringue e ele não atenderá ao seu chamado quando for preciso.


História

Tudo começou em '94, e continuou rolando em '95
Restituído em '96, chegou ao fim em '97
E agora vem de novo, diga: "aqui vamos nós!"
O K.O.F. está aqui novamente, nada vai nos impedir...
É 1998!

ESSA É A BATALHA DAS ESTRELAS QUE VOCÊ SEMPRE SONHOU!


Personagens


Todos os personagens regulares do jogo anterior retornaram junto com vários personagens de outros jogos anteriores como Vice e Mature (parceiras de Iori Yagami na KOF '96), o American Sports Team (Heady D!, Lucky Glauber e Brian Battler) da KOF '94 e o Old Men Team, composto por Heidern, Takuma Sakazaki e Saisyu Kusanagi, todos os personagens que não apareceram mais depois da KOF '95. Shingo Yabuki (que apareceu originalmente na KOF '97) continua sendo um personagem solo, mas agora também é um sub-chefe do modo Arcade.

Rugal Bernstein da KOF '94 também retorna como um personagem solo, com o seu alterego Omega Rugal (sua versão ciborgue da KOF '95) sendo o chefe final do jogo. Adicionalmente, os personagens Kyo Kusanagi, Terry Bogard, Andy Bogard, Joe Higashi, Ryo Sakazaki, Yuri Sakazaki e Robert Garcia são personagens jogáveis com movimentos de jogos anteriores de KOF misturados com os seus jogos de origem, enquanto Mai Shiranui e Billy Kane tem versões baseadas em seus golpes de Real Bout Fatal Fury 2: The New comers.

Com a maior quantidade de personagens disponíveis desde o primeiro jogo, KOF '98 trazia um total de 51 personagens se contados as suas versões EX.


Times


HERO TEAM "Você não tem o necessário. Então pare de reclamar e suma daqui." Nome: Kyo Kusanagi Estilo de luta: Artes Kusanagi + Kempo Nacionalidade: Japonês Data de nascimento: 12 de Dezembro Altura, peso: 1,80m , 75kg
"Minha razão pra vencer? Eu sou apenas legal. Muito legal. Nome: Benimaru Nikaido Estilo de luta: Shooting Nacionalidade: Japonês-Americano Data de nascimento: 06 de Junho Altura, peso: 1,81m , 70kg




"Peso leve!" Nome: Goro Daimon Estilo de luta: Judo Nacionalidade: Japonês Data de nascimento: 05 de Maio Altura, peso: 2,04m , 103kg



FATAL FURY TEAM "Como é? Não é a casualidade. É por isso que eu estou aqui todos os anos." Nome: Terry Bogard Estilo de luta: Artes Marciais Antigas Nacionalidade: Americano Data de nascimento: 15 de Março Altura, peso: 1,82m , 77kg


"Se você quer ser o melhor, tem que treinar todos os dias amigo!" Nome: Andy Bogard Estilo de luta: Punho Quebra Ossos Nacionalidade: Americano Data de nascimento: 16 de Agosto Altura, peso: 1,71m , 69kg




"O que achou? Eu sou o Satan das Artes Marciais" Nome: Joe Higashi Estilo de luta: Muay Thai Nacionalidade: Japonês Data de nascimento: 29 de Março Altura, peso: 1,80m , 72kg




ART OF FIGHTING TEAM "Karate extremo, isso é Kyokugen. E não esqueça disso, Dweebenheimer!" Nome: Ryo Sakazaki Estilo de luta: Karate Kyokugenryu Nacionalidade: Japonês-Americano Data de nascimento: 04 de Fevereiro Altura, peso: 1,79m , 68kg



"Subestimou o meu poder, huh? Você é mais idiota do que parece!" Nome: Robert Garcia Estilo de luta: Karate Kyokugenryu Nacionalidade: Italiano Data de nascimento: 25 de Dezembro Altura, peso: 1,80m , 85kg




"Eu sou Kyokugen! Encare isso, Ryo! Você não é bom o bastante para me derrotar!"

Nome: Yuri Sakazaki Estilo de luta: Karate Kyokugenryu Nacionalidade: Japonesa-Americana Data de nascimento: 07 de Dezembro Altura, peso: 1,68m , 50kg




IKARI TEAM "Teve o bastante? Então suma daqui, idiota!" Nome: Leona Estilo de luta: Artes Marciais + Técnicas Assassinas Nacionalidade: Desconhecida Data de nascimento: 10 de Janeiro Altura, peso: 1,76m , 66kg


"Isso é o bastante por agora. Eu só posso perdoar esse tanto." Nome: Ralf Jones Estilo de luta: Artes Marciais + Técnicas Assassinas Nacionalidade: Americano Data de nascimento: 25 de Agosto Altura, peso: 1,88m , 110kg



"Perdedores não tem direitos. Isso é o que a história sempre diz." Nome: Clark Still Estilo de luta: Artes Marciais + Técnicas Assassinas Nacionalidade: Americano Data de nascimento: 07 de Maio Altura, peso: 1,87m , 105kg


PSYCHO SOLDIER TEAM "Me desculpe por isso. Você está ferido? Eu acho que me deixei levar um pouco." Nome: Athena Asamiya Estilo de luta: Kung Fu + Poderes Psiquicos Nacionalidade: Japonesa Data de nascimento: 03 de Março Altura, peso: 1,63m , 50kg
"Novos objetivos, novas atitudes. O novo Kensou está indo até você!" Nome: Sie Kensou Estilo de luta: Kung Fu + Poderes Psiquicos Nacionalidade: Chinês Data de nascimento: 23 de Setembro Altura, peso: 1,72m , 61kg



"A-Ai! Uau! Eu posso te derrotar. Mas a idade é uma coisa diferente." Nome: Chin Gentsai Estilo de luta: Arte do Punho Bêbado Nacionalidade: Chinês Data de nascimento: 27 de Abril Altura, peso: 1,64m , 53kg


WOMEN FIGHTERS TEAM "A brincadeira acabou. Ganhar é muito fácil, você não conseguiu nem tocar em mim!" Nome: Chizuru Kagura Estilo de luta: Artes Antigas Kagura Nacionalidade: Japonesa Data de nascimento: 26 de Junho Altura, peso: 1,69m , 52kg
"Com um corpo e força como estes, você pensou que teria uma chance?" Nome: Mai Shiranui Estilo de luta: Artes Ninja Shiranui Nacionalidade: Japonesa Data de nascimento: 01 de Janeiro Altura, peso: 1,64m , 50kg



"Em batalha, o gênero não significa nada. Aquele que se mantém em pé é o que importa." Nome: King Estilo de luta: Muay Thai Nacionalidade: Francesa Data de nascimento: 08 de Abril Altura, peso: 1,75m , 58kg


KIM TEAM "Vamos lá caras, é isso ai! Vamos fazer o Tae Kwon Do assim!" Nome: Kim Kaphwan Estilo de luta: Tai Kwan Do Nacionalidade: Coreano Data de nascimento: 21 de Dezembro Altura, peso: 1,76m , 78kg
"Uma vitória esmagadora! Heh heh heh!" Nome: Chang Koehan Estilo de luta: Tai Kwan Do + Força Nacionalidade: Coreano Data de nascimento: 21 de Outubro Altura, peso: 2,27m , 203kg




"Uma vitória rápida. Dessa vez, eu estou realmente livre!" Nome: Choi Bounge Estilo de luta: Tai Kwan Do + Velocidade Nacionalidade: Coreano Data de nascimento: 25 de Outubro Altura, peso: 1,53m , 44kg


NEW FACES TEAM "Você não é tão ruim! Por isso, você é o segundo!" Nome: Yashiro Nanakase Estilo de luta: Ataques poderosos Nacionalidade: Japonês Data de nascimento: 31 de Dezembro Altura, peso: 1,90m , 99kg


"Game over, amigo! Não esqueça de salvar! Bons sonhos!" Nome: Shermie Estilo de luta: Ataques de agarrão Nacionalidade: Francesa Data de nascimento: 23 de Fevereiro Altura, peso: 1,73m , 68kg



"Você me faz rir, pateta. E rir. E rir. E rir." Nome: Chris Estilo de luta: Ataques rápidos Nacionalidade: Sueco Data de nascimento: 03 de Maio Altura, peso: 1,60m , 48kg



'97 SPECIAL TEAM "Irritante! Irritante! Irritante! Você é apenas muito irritante! Nome: Ryuji Yamazaki Estilo de luta: Combate Homicida Nacionalidade: Japonês Data de nascimento: 08 de Agosto Altura, peso: 1,92m , 96kg
"Isso não é sobre lógica! É sobre amassar a sua cara! Nome: Blue Mary Estilo de luta: Sambo Nacionalidade: Americana Data de nascimento: 04 de Fevereiro Altura, peso: 1,68m , 49kg



"Como é que sente agora que tá bem feito? Eu aposto que você tem um gosto horrível." Nome: Billy Kane Estilo de luta: Luta com Bastão Nacionalidade: Britânico Data de nascimento: 25 de Dezembro Altura, peso: 1,79m , 77kg


YAGAMI TEAM "Não há valor em um brinquedo quebrado. Que é o que vocês perdedores são." Nome: Iori Yagami Estilo de luta: Artes Yagami + Instinto Nacionalidade: Japonês Data de nascimento: 25 de Março Altura, peso: 1,82m , 79kg
"Boa noite para sempre. Tenha um milhão de bons sonhos." Nome: Mature Estilo de luta: Ataques velozes Nacionalidade: Desconhecida Data de nascimento: 08 de Abril Altura, peso: 1,77m , 58kg



"Bom, eu acho que já acabei. Não há mais ossos para quebrar." Nome: Vice Estilo de luta: Ataques poderosos Nacionalidade: Desconhecida Data de nascimento: 28 de Novembro Altura, peso: 1,78m , 59kg


OLD MEN TEAM "Você diz que deixou a sua guarda abaixada? Eu acho que você é apenas um chorão!" Nome: Heidern Estilo de luta: Estilo pessoal de assassino Nacionalidade: Desconhecida Data de nascimento: 01 de Setembro Altura, peso: 1,92m , 90kg
"Uau, você é uma desgraça! É melhor você se cuidar, jovem!" Nome: Takuma Sakazaki Estilo de luta: Karate Kyokugen Nacionalidade: Japonês Data de nascimento: 04 de Fevereiro Altura, peso: 1,80m , 70kg



"Derrota é derrota. Lutar não é um piquinique, jovem!" Nome: Saisyu Kusanagi Estilo de luta: Artes Kusanagi Antigas Nacionalidade: Japonês Data de nascimento: 07 de Novembro Altura, peso: 1,77m , 69kg


SPORTS TEAM "Lento. Seu ataque é muito lento. Eu consigo te ler como um livro de história." Nome: Heavy D! Estilo de luta: Boxe Nacionalidade: Estadunidense Data de nascimento: 23 de Março Altura, peso: 2,08m , 113kg
"Acorde! É muito cedo para dormir." Nome: Lucky Glauber Estilo de luta: Basquete + Karate Nacionalidade: Estadunidense Data de nascimento: 02 de Dezembro Altura, peso: 2,22m , 105kg




"Sua defesa não significa nada. Nada para o meu ataque, isso sim!" Nome: Brian Battler Estilo de luta: Futebol Americano Nacionalidade: Estadunidense Data de nascimento: 15 de Abril Altura, peso: 2,19m , 142kg


PERSONAGENS SOLO "Você me viu, mãe? Eu... Eu ganhei! Eu sou o Rei do Mundo!" Nome: Shingo Yabuki Estilo de luta: Artes Kusanagi Imperfeitas Nacionalidade: Japonês Data de nascimento: 08 de Abril Altura, peso: 1,79m , 69kg
"Repita depois que eu disser: Eu não irei enfrentar um deus nunca mais." Nome: Rugal Bernstein Estilo de luta: Composto de Dominação de Vários Estilos de Combate Nacionalidade: Desconhecida Data de nascimento: 10 de Fevereiro Altura, peso: 1,97m , 103kg
PERSONAGENS EX REAL OROCHI TEAM "Você não é tão ruim! Por isso, você é o segundo!" Nome: Yashiro da Terra Seca Estilo de luta: Divintade da Terra Orochi Nacionalidade: Japonês Data de nascimento: 31 de Dezembro Altura, peso: 1,90m , 99kg
"Game over, amigo! Não esqueça de salvar! Bons sonhos!" Nome: Shermie do Trovão Selvagem Estilo de luta: Divindade do Trovão Orochi Nacionalidade: Francesa Data de nascimento: 23 de Fevereiro Altura, peso: 1,73m , 68kg



"Você me faz rir, pateta. E rir. E rir. E rir." Nome: Chris das Chamas do Destino Estilo de luta: Divindade do Fogo Orochi Nacionalidade: Sueco Data de nascimento: 03 de Maio Altura, peso: 1,60m , 48kg




Outros Personagens EX: Kyo Kusanagi (KOF '95), Mai Shiranui (RBFF2), Billy Kane (RBFF2), Terry Bogard (RBFF2), Andy Bogard (RBFF2), Joe Higashi (RBFF2), Ryo Sakazaki (AOF2), Robert Garcia (AOF2) e Yuri Sakazaki (AOF2).



CHEFE FINAL "Repita depois que eu disser: Eu não irei enfrentar um deus nunca mais." Nome: Omega Rugal EX Edition: The King of Fighters '95 Estilo de luta: Composto de Dominação de Vários Estilos de Combate Nacionalidade: Desconhecida Data de nascimento: 10 de Fevereiro Altura, peso: 1,97m , 103kg



Cenários


Ruas - Japão



China


Coréia


Oriente Médio


Espanha


Pátio - Estados Unidos


Templo - Japão


Cais - Estados Unidos


Desconhecido



Desenvolvimento
Uma vez que o jogo não trás uma história, a equipe da SNK decidiu trazer Rugal Bernstein de volta como chefe do jogo, notando que "ele é o único personagem que verdadeiramente representa o chefe definitivo do KOF". Adicionalmente, alguns dos seus golpes foram redesenhados, no qual os desenvolvedores o fizeram a versão mais forte dele até o momento, assim como um dos personagens favoritos deles.



Versões Lançadas

KOF '98 foi portado para o Neo Geo AES em 23 de Setembro de 1998, com a versão do Neo Geo CD chegando em 23 de Dezembro de 1998. No Neo Geo CD foi lançada uma edição especial que incluia no pacote o "Dramatic SNK 1999 Calendar", basicamente eram artworks do jogo nas páginas do calendário e um spine-card diferente para diferenciar os 2 pacotes. Foi a última versão CD do jogo a ser lançada no ocidente, visto que o Neo Geo CD parou de ser distribuido no ocidente em Janeiro de 1999.

A versão do PlayStation foi lançada em 25 de Março de 1999 e foi publicada pela Agetec na América do Norte e Europa pela, fazendo dessa versão no console da Sony a primeira a ser lançada fora do Japão desde KOF '95. Essa versão foi relançada no selo "SNK Best Collection" em 09 de Março de 2000 e no selo "PSOne Books" em 27 de Março de 2003, apenas no Japão. Em 27 de Junho de 2007, foi a vez do jogo ser lançado na PSN japonesa, compatível com PSP, PlayStation 3 e PlayStation Vita.

Uma versão para Dreamcast foi lançada em 24 de Junho de 1999, sob o titulo "The King of Fighters: Dream Match 1999", refletindo sobre o ano que ele havia sido lançado. O jogo chegou à América do Norte em 30 de Setembro de 1999. Nessa versão, uma nova abertura em animação foi adicionada, assim como efeitos 3D nos cenários de fundo e a trilha sonora original do Neo Geo CD - além de uma conexão com o jogo The King of Fighters R-2 para Neo Geo Pocket Color. Ela foi relançada em 21 de Dezembro de 2000 no Japão sob o selo "Dreamcast Collection".

O jogo original foi incluido na coletânea The King of Fighters Collection: Orochi Saga lançada na América do Norte e Europa para PlayStation 2 e PSP em 28 de Outubro de 2008 e no Nintendo Wii em 02 de Dezembro de 2008. Em 23 de Outubro de 2012, a versão original do Arcade foi relançada no Virtual Console do Nintendo Wii, chegando a América do Norte em 07 de Março de 2013 e na Europa em 30 de Maio de 2013.

Em 16 de Março de 1999, King of Fighters R-2 foi lançado pela SNK no seu portátil Neo Geo Pocket Colors. Nessa versão, a jogabilidade se manteve a mesma da versão R-1, trazendo de volta os modos Single e Team, além do modo VS via cabo link. O modo "Making" foi uma novidade que permite o jogador customizar o seu lutador e envia-lo em uma jornada para derrotar Rugal Bernstein. Todos os personagens da R-1 estavam presentes aqui, com a excessão de Chizuru Kagura que foi substituida por Saisyu Kusanagi.

Eis como os times se organizam na versão R-2:

Team Kusanagi Kyo, Saisyu, Shingo
Super Babe Team Athena, Yuri, Kasumi
New South Town Team Ryo, Mai, Terry
Orochi Team Yashiro, Shermie, Chris
Edit Members Leona, Iori

Special Members:
Orochi Yashiro, Orochi Shermie, Orochi Chris
Kyo (KOF '94), Ryo (AOF2), Terry (Real Bout 2)
Mai (Real Bout 2), Yuri (AOF2), Omega Rugal





Algumas Imagens e videos do jogo:





PlayStation:






Dreamcast:







Neo Geo Pocket Color:








Recepção

Durante a semana de lançamento, a versão para Dreamcast vendeu 58.354 cópias no Japão. Ao fim de ciclo de venda do jogo, ele havia vendido 104.049 por lá. A revista Famitsu deu nota 30 de 40 para esta versão, e o site Game Rankings deu um total de 70x76% baseado em um total de 19 críticas.

Vários críticos de publicações de jogos comentaram sobre KOF '98. Enquanto falava sobre KOF: The Orochi Saga, Matt Edwards do site Eurogamer notou que KOF '98 é o melhor jogo da coletânea e também o mais famoso da série "eles aumentaram bastante o interesse das pessoas na série. Nós discordamos em favor de alguns jogos que sairam depois, mas no seu tempo KOF '98 era um jogo bem balanceado. E não há como negar que era muito bom."

O jogo também foi elogiado pelo site 1UP.com, com o escritor Richard Li achando que o jogo é o mais bem balanceado da série devido as mecânicas que foram melhoradas em relação aos jogos nteriores. Jeremy Dunham do site IGN deu ao jogo nota 8.4, gratificando, além da jogabilidade e dos personagens, os gráficos, as músicas e os cenários de fundo adicionados na versão Dreamcast. Entretanto, ele ficou decepcionado com a falta de história no jogo, notando que as versões anteriores podiam divertir muito mais o jogador.

Jeff Gerstman do site GameSpot achou o jogo um dos melhores de luta 2D, notando que apesar dos novos jogadores achem o jogo bem dificil de jogar inicialmente, devido a IA bem trabalhada e a dificuldade para realizar os comandos mais elaborados do jogo. Andy Chien do site Gaming Age achou que a versão Dreamcast do jogo era bem feita, uma vez que não tinha as desvantagens dos outros consoles, porém ele disse "poderia ter ficado ainda melhor". Ele também achou um bug tentando fazer um movimento especial da personagem Mai Shiranui, que diferente de outros ports, era bem inconsistente.

Em 2013, KOF '98 foi colocado na 15ª posição na lista "Melhores Jogos de Arcade dos anos 1990" por Rich Knight e Hanuman Welch da revista Complex, que também chamaram o jogo de "possivelmente o melhor jogo de luta da história da SNK."


Galeria de Capas:

Maior cartucho lançado pela SNK até aquele momento, KOF '98 utilizou 683MEGS de dados.
Essa versão marcou o fim do Neo Geo CD no ocidente, que não recebeu os 4 últimos lançamentos do Neo Geo CD.
Apesar dos cortes gráficos, KOF '98 no PlayStation foi um dos melhores trabalhos da SNK no console da Sony.
Relançado no selo SNK Best Collection, KOF '98 conquistou os fãs da plataforma da Sony.
Relançado novamente em 2003, dessa vez a SNK não optou por uma capa diferente como fez na '97.
Apesar da confusão inicial dos fãs, Dream Match 1999 foi um dos melhores jogos de luta do ano do Dreamcast.
Relançado em 2000, a versão Dreamcast manteve a conexão com o título "King of Fighters R-2" do NGPC.
Dessa vez em cores, "KOF R-2" conquistou mais fãs que a versão anterior do portátil.


Flyers




Mídia Relacionada

A trilha sonora do jogo, The King of Fighters '98Original Soundtrack (PCCB-00334), e a trilha sonora rearranjada, The King of Fighters '98 Arrange Sound Trax (PCCB-00337), foram lançadas pela Pony Canyon.


Os livros de guia, The King of Fighters '98 Graphical Manual (ISBN4-88199-522-7) e The King of Fighters '98 Technical Manual (ISBN4-88199-555-3) foram lançados pela editora Shinseisha.

Os livros The King of Fighters '98 Character Book (ISBN4-87465-412-6), que trazia fichas de todos os personagens, e The King of Fighters '98 Kanzen Kouryaku Manual (ISBN4-87465-419-3), que trazia estratégias mais avançadas do jogo, foram lançados pela editora Geibunsha.

O CD de dramatização The King of Fighters '98 Drama CD (PCCB-00339) foi lançado pela Pony Canyon.

O yonkoban The King of Fighters '98 4-Koma Ketteiban (ISBN4-88199-540-5) foi lançado pela editora Shinseisha contendo paródias em tirinhas de 4 quadros.

O livro The King of Fighters '98 Anthology (ISBN4-87465-416-9) foi lançado pela editora Geibunsha e trazia 5 histórias curtas inspiradas no jogo.

Os mangás The King of Fighters '98 Comic Anthology (ISBN4-88199-536-7), The King of Fighters '98 Comic Anthology Vol.2 (ISBN4-88199-541-3) e The King of Fighters '98 Comic Anthology Vol.3 (ISBN4-88199-577-4) foram lançados pela editora Shinseisha contendo materiais desenhados por artistas conhecidos e fãs da série.

O guia The King of Fighters '98 Koushiki Guide Book (ISBN4-7669-3175-0) foi lançado pela editora Keibunsha e continha 208 páginas com estratégias e fichas dos personagens para a versão PlayStation.

O guia especial The King of Fighters Dream Match 1999 Ultimate Guide Book (ISBN4-88199-622-3) foi lançado pela editora Shinseisha contendo informações e estratégias para a versão Dreamcast do jogo.


Artworks:


Hero Team


Fatal Fury Team


Art of Fighting Team


Ikari Team


Psycho Soldier Team


Women Fighters Team


Kim Team


New Faces Team


'97 Special Team


Yagami Team


Old Men Team


Sports Team


Shingo Yabuki


Rugal Bernstein






Dramatic SNK 1999 Calendar



Galeria de Finais:



Hero Team


Fatal Fury Team


Art of Fighting Team


Ikari Team


Psycho Soldier Team


Women Fighters Team

Kim Team

New Faces Team

'97 Special Team

Yagami Team

Old Men Team

Sports Team

Shingo Yabuki

Rugal Bernstein


Galeria de Finais Especiais:


Main Men Team Kyo, Terry, Ryo

Sidekick Team
Benimaru, Andy, Robert

Headband Team
Daimon, Joe, Yuri

Baseball Team
Ralf, Mary, Lucky

Basketball Team
Terry, Clark, Lucky

Benimaru Team
Benimaru, Daimon, Shingo

April 8 Birthday Team
King, Mature, Shingo

Brute Force Team
Ralf, Chang, Brian

Cute Team
Chin, Chang, Choi

Father Team
Kim, Takuma, Saisyu

Ikari Charge Team
Leona, Ralf, Heidern

Kusanagi Team
Kyo, Saisyu, Shingo

Button Masher Team
Joe, Billy, Chang

Moe Boys Team
Kensou, Chris, Shingo

Moe Girls Team
Yuri, Athena, Mai

Serpent Mower Team
Kyo, Chris, Saisyu

Hakkeshu Males Team
Yashiro, Chris, Yamazaki

Hakkeshu Females Team
Shermie, Mature, Vice

Real Orochi Team
Real Yashiro, Real Shermie, Real Chris

Rugal Team
Mature, Vice, Rugal

Sacred Treasures Team
Kyo, Chizuru, Iori

Sakazaki Team
Ryo, Yuri, Takuma

Shingo Team
Kyo, Iori, Shingo

Weirdo Team
Robert, Kensou, Choi


Finalizando




E por hoje é só. Com KOF '98, a SNK "ganhou" 1 ano para trabalhar o futuro da série e conseguir se empenhar um pouco mais, para que os erros técnicos que acabaram acontecendo na versão '97 não se repetissem novamente no futuro. Em uma enquete levantada pela SNK Playmore em 2008 no Japão, esse foi eleito o jogo favorito dos fãs da empresa, devido ao grande balanço feito na jogabilidade e ao foco nas batalhas VS, ao invés de focar demais na história e esquecer do resto do jogo.

No próximo post eu volto pra falar da edição comemorativa de 10 anos do jogo, que foi lançada apenas em Arcades japoneses, chegando depois ao mercado internacional apenas nos formatos caseiros. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!

Sigam-me os bons! \o\~~~~~~~~~~~~~~

5 comentários:

  1. Sou suspeito pra elogiar, pois adoro a série e fui eu quem pegou no pé do João pra escrever sobre KOF. A cada matéria do blog sobre esse incrível jogo vem em minha mente minha infância/adolescência. Tempo perdido, época feliz.

    “Adelmo! Coloca mais uma ficha ai.”;
    “Mano, me dá 20 fichas” (na época que uma ficha custava R$ 0,05 centavos);
    “Pow Sérgio, já vai fechar? Ainda nem é de noite”.

    Um diálogo que me veio na mente agora:

    Eu: Adelmo! Faltou energia e eu tava jogando. Perdi a ficha.
    Adelmo: Trabalho na CELPE não boy. Tenho nada a ver com isso. Te vira.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas agora é até melhor, por que tenho grana e posso ter em casa todos os jogos da série.

    “Que tempo bom, que não volta nunca mais”.

    VALEU JOÃO, MATOU A PAU!!!

    ResponderExcluir
  2. Tive acesso somente a versão de Arcade, PS1 e o remake de PS2, que diga-se de passagem que é o melhor, pelo menos em meu ponto de vista, mas a versão de PS1 era boa demais, um ótimo Dream Match da minha infância, sempre foi bom escolher Terry, Andy e Iori ! xD

    E consequentemente, BOTAR PRA QUEBRAR !

    ResponderExcluir
  3. Cara parebens pelo maravilhoso blog!!!
    Eu como fã de KoF gostaria de acrescentar uma detalhe na jogabilidade dessa verssão 98':
    Alguns personagens tem um tipo de golpe e golpe especial (realizado com um comando especifico) de agarrar o oponente e causar um dano, em verssões como KoF 96' e 97' esse golpe era realizado a uma distancia considerável, dando a impressão de "puxar" o adversario pra dentro do golpe, nessa verssão do KoF 98' houve uma alteração drastica onde o golpe so podia ser realizado estando "colado" com o adversario e se você desse o golpe na distancia errada o personagem dava o golpe no "vento" onde ele ficava com a guarda aberta (o chamado "vacilo") onde poderia tomar qualquer golpe ou especial. Eu como sempre joguei com personagens de golpe de agarrada fui muito prejudicado com essa mudança, aos poucos fui me adaptando com a nova mudança.
    Mais uma vez João ta de parabens pelo maravilhoso trabalho no blog!!! E João, um dia eu quero pegar com vc aquele DVD do Maskman!! xD
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. De + , só faltou a lista de golpes de cada personagem...isso não poderia faltar

    ResponderExcluir
  5. the pictures links are lost. can you please reupload?

    ResponderExcluir