sexta-feira, 23 de julho de 2010

The King of Fighters '97


The King of Fighters '97 (SNK, Neo Geo) - Lançado em 28 de Julho de 1997, é um jogo de luta produzido pela SNK para a sua placa arcade e console caseiro Neo Geo. É o quarto jogo da série KOF e o último do arco de história chamado de "Saga Orochi". O jogo trouxe uma série de novidades na jogabilidade e no rol de personagens, porém todo esse trabalho acabou custando muito tempo da SNK e ela quase não conseguiu terminar o jogo à tempo para o seu lançamento.


Apesar de não ser citado nos créditos do jogo e nem no diário de desenvolvimento do jogo, acredita-se que a Alpha Denshi (ADK), empresa responsável por jogos como Magician Lord, Blue's Journey, World Heroes, Aggressors of Dark Kombat e Ninja Master's tenha participado do desenvolvimento do jogo, uma vez que banners com o logo da empresa podem ser vistos em vários estágios do jogo.


Jogabilidade

REGRAS DA COMPETIÇÃO


  • Cada luta será realizada entre 2 times com 3 lutadores cada. O time que vencer todos os membros do time rival ganha a luta.
  • Cada lutador começa com 99 Pontos de Saúde. Quando o lutador perde todos os seus Pontos de Saúde, ele é nocauteado (K.O.) e é eliminado da luta (e não fica disponível para ajudar até o fim da luta).
  • Quando o tempo limite é alcançado, o lutador com mais Saúde ganha o round.


DEIXE A CARNIFICINA COMEÇAR


Controles Básicos

A Soco Fraco
B Chute Fraco
C Soco Forte
D Chute Forte


METODOS DE DESTRUIÇÃO

Correr →→ ou ←←
Seu personagem corre ou dá um pequeno salto na direção especificada, pode ser usado tanto para atacar quanto para correr do inimigo. No modo EXTRA, o "pra frente" vira um pequeno salto para frente também.

Super Pulo Durante uma corrida, coloque o controle na diagonal desejada / Desloque o controle ↓↑ durante a corrida
Seu personagem irá pular ainda mais longe do que o salto normal.

Salto Curto Coloque ↓ e aperte rapidamente ↑ sem estar correndo
Seu personagem irá pular para perto, fazendo possível uma boa ofensiva

Salto Longo Realize um salto curto durante a corrida
Uma versão mais rápida do salto curto, que pode dificultar a defesa do inimigo.

Defesa Segure o direcional na posição contrária do seu oponente
Toda vez que se defender de um ataque inimigo, o dano é minimizado. Bloquear ataques físicos não causam danos mas ataques especiais causam um pequeno dano. Entretanto, alguns ataques como arremessos especiais não podem ser bloqueados.

Arremesso Perto do opoente, faça ← ou → + C ou D
Use essa técnica perto de um oponente para arremessa-lo. Com "C", o arremesso irá jogalo na direção que você estiver, enquanto "D" irá arremessa-lo na direção contrária. Alguns personagens como Benimaru, Leona, Clark, Athena, Yuri e Mai podem fazer esse comando no ar.

Ataque Forte Aperte CD ao mesmo tempo
Golpeie o seu oponente com uma derrubada devastadora. É um pouco lento o movimento, mas é uma garantia de que o seu oponente irá cair no chão se acerta-lo.

Ataque de Suporte Aperte ABC ao mesmo tempo
Quando o seu personagem estiver maroado, seus companheiros podem pular dentro do ringue e atacar o inimigo, fazendo com que você ganhe algum tempo para se recuperar. Você deve estar perto da área aonde os seus parceiros estão para fazer esse ataque, caso contrário ele não funcionará.

Provocação Aperte Start
Provoque o seu oponente. Lembre-se que o seu personagem ficará vulnerável à ataques durante isso!


ADVANCED MODE


Emergency Escape ← ou → + AB ao mesmo tempo
Seu personagem irá rolar para frente ou para trás, podendo ser usado para escapar de um ataque inimigo e fugir para trás dele ou apenas se distanciar para começar um novo ataque.

Guard Counter Defendendo, segure → e aperte A ou B
Ao custo de 1 stock, o timing é essencial para que você contra-ataque o oponente depois de defender o seu ataque.

Guard Cancel Defendendo, aperte AB ao mesmo tempo
Ao custo de 1 stock, o timing novamente é essencial para que você se recomponha depois de defender um ataque inimigo.

MAX Mode Aperte ABC ao mesmo tempo
Uma vez que você tiver 1 stock disponível, ativar o MAX Mode aumenta seus atributos de ataque e defesa por um tempo limitado. É possível fazer os Super Desperation Moves se você tiver outro stock disponível enquanto o MAX Mode estiver ativado!


ADVANCED Mode emprega táticas agressivas e jogabilidade vinda do KOF '96. Você pode utilizar o rolamento para derrotar o inimigo e aumentar seus stocks na nova barra POW, utilizando seus golpes especiais.

O lutador vai realizando seus golpes especiais ou tomando dano, a barra POW vai sendo preenchida aos poucos. Usando combos com vários hits preenche a barra mais rapidamente. Uma vez com a barra completa, um Stock será guardado, indicado pelo ícone verde brilhante. É possível armazenar até 3 Stocks de uma vez.

É possível utilizar os Desperation Moves ao custo de 1 Stock. Em adição, com apenas 1 Stock disponível em sua barra, o MAX Mode pode ser ativado e o seu poder de ataque e defesa é consideravelmente aumentado nesse modo. Um contador de tempo indica o tempo que resta durante esse modo.

Se você tiver mais Stocks em sua barra enquanto nesse modo, é possível usar o Super Desperation Move, que causa até o dobro do dano de sua versão normal! É uma boa maneira de tentar virar a maré durante a batalha! Depois que o tempo esgota, os atributos do personagem voltam o normal, mantendo os Stocks restantes disponíveis.


EXTRA MODE


Esquiva Aperte AB ao mesmo tempo
Seu personagem irá dar um passo ao plano de fundo, fazendo com que ele fique seguro contra a maioria dos ataques, projéteis e Desperation Moves.

Ataque Evasivo Durante a esquiva, aperte qualquer botão
Ao evadir o ataque do oponente, aproveite a chance para ataca-lo com um ataque surpresa!

Encher A Barra Segure ABC ao mesmo tempo
Auto explicativo. Ao alcançar o fim da barra, o nome MAXIMUM irá aparecer e será possível o uso dos Desperation Moves. Tome cuidado, pois o seu personagem fica vulnerável à ataques enquanto está carregando.


EXTRA Mode emprega táticas defensivas e jogabilidade de KOF '94 e KOF '95. Você pode utilizar o movimento clássico da esquiva para evadir ataques inimigos e encher a barra para poder utilizar golpes especiais.

A medida que o lutador recebe dano ou defende ataques, a barra POW vai enchendo, dependendo da intensidade do ataque. Ser golpeado por sequências com vários hits enche a barra mais rapidamente. Entretanto, você pode acumular poder ao encher a barra manualmente, mas isso te deixa bem vulnerável à ataques.

Uma vez que a barra é completa, ela irá piscar e o nome MAXIMUM vai aparecer, fazendo com que o ataque do seu lutador aumente por um certo período de tempo. Durante esse estado, é possível usar os Desperation Moves para causar um grande dano no inimigo. A barra permanece cheia durante um tempo limitado, então faça um bom aproveitamento dela!

Uma vez que a saúde do seu personagem fique abaixo de 20%, a sua barra vai piscar em laranja. Nesse estado, o seu personagem pode utilizar Desperation Moves o quanto quiser, sem depender da barra POW. Se a barra estiver piscando e a sua barra POW estiver cheia, é possível fazer um Super Desperation Move que pode causar até o dobro do dano causado pela versão normal! É uma boa maneira de virá a maré da batalha!

Em adição, a barra POW é esvaziada mais rapidamente quando você bloqueia certos ataques ou leva dano. Sempre carregue a sua barra e garanta mais uma vez o MAX Mode antes que ela se esvazie completamente.


RELAÇÕES SOCIAIS


Antes de cada batalha, você pode selecionar a ordem que os lutadores irão entrar no ringue. Nessa tela, segure o botão C e veja os ícones que aparecerão mostrando as afinidades entre os lutadores. Esses ícones identificam o que acontecerá com as Stocks da sua barra POW serão afetadas após o fim de cada round (no ADVANCED MODE), e se o seus companheiros irão te ajudar quando você chamar por ajuda (em ambos ADVANCE OU EXTRA).

Os ícones não afetam a sua barra, apenas os Stocks. Dependendo da ordem que você coloca-los no ringue, a relação entre eles pode ser afetada.

  • AMARELO Os dois personagens tem uma boa amizade. Um Stock é adicionado uma vez que o próximo entre no ringue. Se não for derrotado, ele sempre ajudará quando for chamado para um Back Up Attack.
  • BRANCO Os dois personagens não tem uma boa amizade. O numero de stocks permanecerá o mesmo entre as batalhas. Se chamado, ele poderá ajudar ou não com um Back Up Attack.
  • VERMELHO Os dois personagens se odeiam. Um Stock será removido assim que o próximo entrar no ringue e ele não atenderá ao seu chamado quando for preciso.

História

O torneio KOF '96 chegou a um fim com o incidente que ocorreu logo após o final do torneio. Incidente este que foi o causador de um acidente que foi reportado oficialmente como um ataque terrorista por um grupo desconhecido, mas os detalhes sobre a identidade, motivos e de onde são permaneceram um mistério.

Entretanto, apesar do incidente, o KOF '96 foi um grande sucesso comercial. Alguns meses depois, o evento iniciou uma enlouquecida mania de luta e várias grandes corporações, expressão o seu interesse na novidade, ofereceram patrocinar o torneio subsequente, levando a uma demanda que traria até o aguardado KOF '97. A novidade alcançou todos ao redor do mundo e em pouco tempo o KOF '97 começaria.

Com a decisão de celebrar o torneio, lutadores começaram a se reunir em vários locais para as lutas preliminares e chegaram ao torneio com seus próprios motivos. Alguns vieram para testar as suas habilidades enquanto outros entraram pela fama e o dinheiro.

Matérias sobre o torneio apareceram em todos os tipos de mídia, e os fãs de longe se juntaram para presenciar as furiosas batalhas preliminares. Simultaneamente a essas preliminares, vieram as construções de vários estádios para o KOF ao redor do mundo. Naturalmente a antecipação para o torneio KOF '97 excederam o histórico anterior e logo se tornaria obviamente que o torneio atual, assim como o anterior, alcançaria um notável climax.

Qual time vencerá o torneio e os olhos do mundo inteiro irão presenciar a vestimenta da coroa da vitória do KOF? E seria iminente um incidente parecido com o anterior, que não foi esperado e ameaçou as festividades? Toda a atenção do mundo está focada no torneio desse ano.

O KOF '97 está aqui!

A história se move através de um violento destino.


Personagens

Apesar dos eventos que ocorreram no final do jogo anterior, o torneio KOF foi um grande sucesso comercial e reluziu uma febre mundial no mundo da luta. Poucos meses depois do fim do torneio, várias grandes corporações organizaram torneios qualificantes pequenos e construíram estádios especiais para o torneio KOF em todo o mundo, aumentando ainda mais a excitação para o próximo torneio. As novidades do torneio se espalharam por todo tipo de mídia e fãs, além de novos lutadores em todo o mundo vieram assistir as lutas preliminares.

Todos os personagens dos jogos anteriores retornaram, com a exceção do Boss Team (que desbandou depois da sua primeira aparição), Kasumi Todoh (que continuou a procura pelo seu pai) e as antigas secretárias de Rugal, Mature e Vice (que foram mortas por Iori depois que ele foi tomado pelo Sangue da Manifestação no final dos eventos do jogo anterior).

Chizuru Kagura, a sub-chefe do jogo anterior, toma o lugar de Kasumi no Women Fighters Team, enquanto o subordinado de Geese Howard, Billy Kane, que participou anteriormente do KOF '95, retorna para juntar forças com a agente feminina Blue Mary e o criminoso procurado Ryuji Yamazaki (ambos de Fatal Fury 3) para formar o inesperado '97 Special Team.

Iori Yagami retorna como um personagem solo junto com Shingo Yabuki, um estudante do ensino médio que tem o padrão de luta parecido com o seu ídolo e mentor relutante Kyo Kusanagi. Uma versão alternativa de Kyo com os seus movimentos pré KOF '96 também aparece como personagem secreto.

Iori e Leona lutam como sub-chefes na forma de "Sangue da Manifestação", dependendo de quais personagens você estiver usando no seu time. Um time de novos personagens chamados de New Faces Team, consistindo nos amigos de uma banda chamados Yashiro Nanakase, Shermie e Chris também estão no jogo. Depois é revelado que eles são os 3 últimos serventes de Orochi. Depois que eles aumentam os seus poderes, eles se transformam em sub-chefes antes da batalha final contra Orochi.


Times

HERO TEAM

Nome: Kyo Kusanagi
Estilo de luta: Artes Kusanagi + Kempo
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 12 de Dezembro
Altura, peso: 1,80m , 75kg


Nome: Benimaru Nikaido
Estilo de luta: Shooting
Nacionalidade: Japonês-Americano
Data de nascimento: 06 de Junho
Altura, peso: 1,81m , 70kg


Nome: Goro Daimon
Estilo de luta: Judo
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 05 de Maio
Altura, peso: 2,04m , 103kg



FATAL FURY TEAM

Nome: Terry Bogard
Estilo de luta: Artes Marciais Antigas
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 15 de Março
Altura, peso: 1,82m , 77kg


Nome: Andy Bogard
Estilo de luta: Punho Quebra Ossos
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 16 de Agosto
Altura, peso: 1,71m , 69kg


Nome: Joe Higashi
Estilo de luta: Muay Thai
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 29 de Março
Altura, peso: 1,80m , 72kg



ART OF FIGHTING TEAM

Nome: Ryo Sakazaki
Estilo de luta: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Japonês-Americano
Data de nascimento: 04 de Fevereiro
Altura, peso: 1,79m , 68kg


Nome: Robert Garcia
Estilo de luta: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Italiano
Data de nascimento: 25 de Dezembro
Altura, peso: 1,80m , 85kg


Nome: Yuri Sakazaki
Estilo de luta: Karatê Kyokugenryu
Nacionalidade: Japonesa-Americana
Data de nascimento: 07 de Dezembro
Altura, peso: 1,68m , 50kg



IKARI TEAM

Nome: Leona
Estilo de luta: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Desconhecida
Data de nascimento: 10 de Janeiro
Altura, peso: 1,76m , 66kg


Nome: Ralf Jones
Estilo de luta: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 25 de Agosto
Altura, peso: 1,88m , 110kg


Nome: Clark Still
Estilo de luta: Artes Marciais + Técnicas Assassinas
Nacionalidade: Americano
Data de nascimento: 07 de Maio
Altura, peso: 1,87m , 105kg



PSYCHO SOLDIER TEAM

Nome: Athena Asamiya
Estilo de luta: Kung Fu + Poderes Psíquicos
Nacionalidade: Japonesa
Data de nascimento: 03 de Março
Altura, peso: 1,63m , 50kg


Nome: Sie Kensou
Estilo de luta: Kung Fu + Poderes Psíquicos
Nacionalidade: Chinês
Data de nascimento: 23 de Setembro
Altura, peso: 1,72m , 61kg


Nome: Chin Gentsai
Estilo de luta: Arte do Punho Bêbado
Nacionalidade: Chinês
Data de nascimento: 27 de Abril
Altura, peso: 1,64m , 53kg



WOMEN FIGHTERS TEAM

Nome: Chizuru Kagura
Estilo de luta: Artes Antigas Kagura
Nacionalidade: Japonesa
Data de nascimento: 26 de Junho
Altura, peso: 1,69m , 52kg


Nome: Mai Shiranui
Estilo de luta: Artes Ninja Shiranui
Nacionalidade: Japonesa
Data de nascimento: 01 de Janeiro
Altura, peso: 1,64m , 50kg


Nome: King
Estilo de luta: Muay Thai
Nacionalidade: Francesa
Data de nascimento: 08 de Abril
Altura, peso: 1,75m , 58kg



KIM TEAM

Nome: Kim Kaphwan
Estilo de luta: Tai Kwan Do
Nacionalidade: Coreano
Data de nascimento: 21 de Dezembro
Altura, peso: 1,76m , 78kg


Nome: Chang Koehan
Estilo de luta: Tai Kwan Do + Força
Nacionalidade: Coreano
Data de nascimento: 21 de Outubro
Altura, peso: 2,27m , 203kg


Nome: Choi Bounge
Estilo de luta: Tai Kwan Do + Velocidade
Nacionalidade: Coreano
Data de nascimento: 25 de Outubro
Altura, peso: 1,53m , 44kg



NEW FACES TEAM

Nome: Yashiro Nanakase
Estilo de luta: Ataques poderosos
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 31 de Dezembro
Altura, peso: 1,90m , 99kg


Nome: Shermie
Estilo de luta: Ataques de agarrão
Nacionalidade: Francesa
Data de nascimento: 23 de Fevereiro
Altura, peso: 1,73m , 68kg


Nome: Chris
Estilo de luta: Ataques rápidos
Nacionalidade: Sueco
Data de nascimento: 03 de Maio
Altura, peso: 1,60m , 48kg



'97 SPECIAL TEAM

Nome: Ryuji Yamazaki
Estilo de luta: Combate Homicida
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 08 de Agosto
Altura, peso: 1,92m , 96kg


Nome: Blue Mary
Estilo de luta: Sambo
Nacionalidade: Americana
Data de nascimento: 04 de Fevereiro
Altura, peso: 1,68m , 49kg


Nome: Billy Kane
Estilo de luta: Luta com Bastão
Nacionalidade: Britânico
Data de nascimento: 25 de Dezembro
Altura, peso: 1,79m , 77kg



PERSONAGENS SOLO

Nome: Iori Yagami
Estilo de luta: Artes Yagami + Instinto
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 25 de Março
Altura, peso: 1,82m , 79kg


Nome: Shingo Yabuki
Estilo de luta: Artes Kusanagi Imperfeitas
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 08 de Abril
Altura, peso: 1,79m , 69kg


Nome: '94 Kyo Kusanagi
Estilo de luta: Antigas Artes Kusanagi
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 12 de Dezembro
Altura, peso: 1,80m , 75kg




TIMES ESPECIAIS

3 SACRED TREASURES TEAM
Kyo, Iori, Chizuru

O final oficial do jogo e a climática batalha final da saga Orochi. Mesmo derrotado, Orochi se mantém em pé porque ainda há um de sua linhagem vivo. Ele faz Iori entrar em um modo furioso e ordena-o a quebrar a Shingi Troica (Divindade Tripla) ao matar Chizuru e Kyo. Mas em uma mudança de eventos, Iori segura Orochi pelo pescoço enquanto Kyo cai em reflexão com um ancestral Yasakani.

Com Orochi vulnerável, Kyo e Iori repetem os mesmos eventos de 1800 anos atrás: Kusanagi derrota-o, Yagami se livra dele e Chizuru sela novamente Orochi. A última Kushinada, Yuki (namorada de Kyo), deixa uma breve mensagem no final.

KUSANAGI TEAM
Kyo, Shingo, qualquer um menos Iori

Na verdade é uma sub-história que realmente aconteceu à parte do final oficial. Kyo dá as suas luvas Kusanagi para o seu fã dedicado, Shingo. Bem entusiasmado, Shingo veste as lutas e imita a posição de vitória de Kyo. Ele ainda não pode soltar fogo, entretanto. Shingo então seria visto usando tais luvas o resto da série.

MAIN MEN TEAM
Kyo, Terry, Ryo

Mesmo sendo os heróis e principais homens das franquias mais sucedidas da SNK, eles vão apenas  detonando tudo e soltando algumas piadas sem graça.

EGO TEAM
Benimaru, Joe, Kim

Benimaru tem um alto senso de narcisismo, Joe tem um grande complexo de superioridade e Kim tem um senso hiperbólico de justiça. Quando essas 3 forças do bem com grandes egos e juntam e discutem, a destruição tem começo.

KOF '94 WOMEN TEAM
Yuri, Mai, King

Revivendo os bons tempos, Yuri, Mai e King passam um dia na praia com o irmão mais novo de King, Jan. É possivel ver Jan correndo por ai com a parte de cima do biquíni de Yuri enquanto ela corre atrás dele cobrindo os seios. Mai grita com Jan enquanto King ri de tudo.

CLASSIC HEROES TEAM
Athena, Ralf, Clark

A SNK trás de volta a nostalgia com Athena vestindo o seu biquini vermelho no clássico jogo "Athena", enquanto Ralf e Clark posam sem camisa como Paul e Vince de outro clássico da SNK "Ikari Warriors". Kensou aparece no fundo com sua roupa clássica de "Psycho Soldier" que ele estrelou junto com Athena.

FAMITSU TEAM*
Yamazaki, Chang, Choi

GAMEST TEAM*
Mary, Joe, Terry

NEO-GEO FREAK TEAM*
Billy, Kyo, Mai


*Esses 3 times foram escolhidos respectivamente por 3 revistas de games japonesas que eram (ou ainda são) bastante importantes no Japão: Famitsu, Gamest e Neo-Geo Freak. Eles estão disponíveis apenas na versão japonesa de KOF '97, tendo sido removido nas versões Européia e Americana.


CHEFES

OROCHI IORI

Estilo de luta: Artes Yagami + Orochi
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 25 de Março
Altura, peso: 1,82m , 79kg

"Uma cerimônia de vitória? Mas que punhado de nada!"
"Wah! Mas o q..? Aaah, parece que Orochi está nesse evento!"

"Gyaah! Meu sangue ferve! Não mecha comigo, Orochi! Você não pode me dominar!"
"GOOOOOOOOOOWAAAAAAAAAAAAAH!!"


OROCHI LEONA

Estilo de luta: Artes Marciais + Orochi
Nacionalidade: Desconhecida
Data de nascimento: 10 de Janeiro
Altura, peso: 1,76m , 66kg


"Huh? Mas o q..? O que? Eu não consigo ver! Oh, minha cabeça!"

"Conheça o seu destino Leona. Controle o seu despertar! Isso não é um sonho. Logo, você irá acordar em boa companhia e aquele time irá se tornar um de nós! Heh, heh."

"O que acha agora?"
"GROWWWWWWWWWWWWWWWWWWWL"


REAL OROCHI TEAM

Nome: REAL YASHIRO
Estilo de luta: Divindade da Terra Orochi
Nacionalidade: Japonês
Data de nascimento: 31 de Dezembro
Altura, peso: 1,90m , 99kg


Nome: REAL SHERMIE
Estilo de luta: Divindade do Trovão Orochi
Nacionalidade: Francesa
Data de nascimento: 23 de Fevereiro
Altura, peso: 1,73m , 68kg


Nome: REAL CHRIS
Estilo de luta: Divindade do Fogo Orochi
Nacionalidade: Sueco
Data de nascimento: 03 de Maio
Altura, peso: 1,60m , 48kg


"O Motim do Sangue de Orochi! Uma performace interessante para uma atividade secundária. O nome Orochi trás lembranças? Surpreso? Isso já era de se esperar!"

"O despertar de Orochi. Tudo graças a Goenitz! Para energizar o despertar, nós precisavamos da sua energia. E o lugar para aumentar o poder em tão pouco tempo foi seu trabalho, mas isso foi apenas uma brisa."

"Você lutou freneticamente, e graças a você o Orochi recebeu energia suficiente para acordar!"

"E isso foi tão fácil! Mas nós precisamos de um pouco mais, então vamos chutar as suas respectivas bundas! E mesmo que você ganhe, um inferno vivo te espera!"


OROCHI

Estilo de combate: Desconhecido
Nacionalidade: Desconhecida
Data de nascimento: Desconhecida
Altura, Peso: Ambos desconhecidos

"A hora chegou. Aqueles que não aguentarem, podem aguardar por um longo sono!"

"Eu... Sou... O-RO-CHI!"

"Vocês pulgas não podem contra mim! Eu sei os seus pensamentos; sei o que vocês irão fazer. Se você me derrotar, não pense que isso significará paz."

"Eu posso ler as vossas mentes, o pouco que há lá. Eu sei o que todos os humanos pensam e nada mudou em 1800 anos. Vocês não podem ser salvos. Agora tudo vai retornar a ser NADA."



Arenas


Dessa vez, o torneio seria transmitido ao vivo em todos os lugares do mundo, portanto uma mega estrutura foi montada pela organização do evento. São 6 grandes estádios aonde os sortudos que conseguiram comprar seus ingressos podem assistir ao vivo e também a arena final aonde acontece a luta contra Orochi. Com a transmissão gerenciada pela Satella News Net Work, é possível ver pelas arenas vários câmera-man e juízes que acompanham a luta pra ver o seu andamento.

Alguns se perguntam porque durante a luta não tem músicas, apenas quando é algum personagem e/ou trio especial que ela toca. Isso acontece pelo seguinte: a sua visão é a mesma da imagem transmitida pela TV, é como se tudo que você fizesse fosse a visão do telespectador. Portanto, músicas e temas memoráveis são tocados apenas em momentos-chave, quando é algum lutador mais popular do time ou pra enfatizar o quanto aquele trio novo é forte.

Na fase da China, dá pra ver vários personagens de outros jogos da SNK como Lee (Art of Fighting), Eiji (Art of Fighting 2), Jubei (Fatal Fury 2), Sokaku (Fatal Fury 3) e até alguns mais desconhecidos como Roddy e Cathy (Top Hunter: Roddy & Cathy). Até mesmo alguns personagens de World Heroes aparecem de vez em quando, que é da ADK. Vai ver é por isso que dá pra ver o logo da ADK (Alpha Denshi) em alguns estandartes espalhados pelo jogo.

Toda vez que uma luta era terminada, ela virava manchete de jornal ou na TV, como era mostrado no jogo, uma foto dos 3 membros do Trio em uma especie de manchete enquanto contabilizavam os pontos feitos na luta. Infelizmente, a SNK não colocou aqueles quotes característicos da série no fim da luta, sendo mostrado apenas a imagem do personagem e a pontuação nessa hora.



Abaixo vocês podem conferir as arenas e suas respectivas audiências:

Bali
Horário: 18:30
Público: 23.301
Localização: Tuban

China
Horário: 19:00
Público: 80.044
Localização: Kowloon

Japão
Horário: 20:00
Público: 80.044
Localização: Estádio Koshien

Coréia do Sul
Horário: 13:00
Público: 23.301
Localização: Kyung Bok Kung

Mônaco
Horário: 12:00
Público: 60.894
Localização: Curva Rascasse

Estados Unidos
Horário: 11:12
Público: 4.809
Localização: Ilha da Aventura

Altar Orochi do Relâmpago

Altar Orochi da Terra

Altar Orochi do Renascimento

*Infelizmente ainda não consegui arrumar o estádio do Chris, e quanto as fases que se enfrenta Orochi Leona e Iori são os mesmos das fases normais, porém num tom totalmente vermelho.



Desenvolvimento
Para decidir quem seriam os membros do '97 Special Team, 3 votações foram feitas em publicações de vídeo-games (Weekly Famitsu, Gamest e Neo Geo Freak), no qual os leitores votaram em quais personagens eles queriam ver no time. O ganhador da Neo Geo Freak foi Billy Kane e o da Famitsu foi Ryuji Yamazaki. Blue Mary ficou em primeiro na votação da Gamest, ganhando de Duck King da série Fatal Fury que ficou em segundo. Adicionalmente, as 3 publicações criaram um time, no qual os jogadores podem ver uma imagem deles depois de finalizar o jogo. O time especial criado pela Neo Geo Freak foi o time dos manipuladores de fogo: Billy Kane, Kyo Kusanagi e Mai Shiranui. O time da Gamest era composto por Terry Bogard, Blue Mary e Joe Higashi, enquanto o da Famitsu era composto por Chang Koehan, Choi Bounge e Ryuji Yamazaki. Apesar de Blue Mary já ter dois designs de golpes diferentes na série Fatal Fury até esse momento (Fatal Fury 3 e Real Bout Fatal Fury Special), os programadores decidiram ir com os golpes da Fatal Fury 3. Para conseguir ter todos os 8 serventes de Orochi confirmados no jogo, Yamazaki foi escolhido para ser o novo membro do time por ser um "bom" vilão e ser similar a uma cobra (o antigo Orochi lembrava uma cobra gigante). Para adaptá-lo ao KOF, os desenvolvedores adicionaram novos golpes para ele que eles acharam ser ruins no começo, mas depois acabaram gostando. O New Faces Team foi criado para preencher os outros 3 personagens. Os membros foram desenvolvidos em contrapartida ao Hero Team; Chris manipula fogo como Kyo, Shermie usa eletricidade como Benimaru Nikaido e Yashiro Nanakase é um cara grande como Goro Daimon. A parte do roteiro aonde Chris age como o novo corpo de Orochi foi desenvolvido desde os estágios iniciais de produção, mas os desenvolvedores tinham outras idéias. Durante o inicio da produção, o plano era que Chris usasse o "Fogo da Escuridão (Fogo Negro)", mas devido a dificuldades para ver a chama negra na tela fizeram com que eles mudassem a cor para púrpura. O chefe final, Orochi, era pra ser "um Chris pelado", lutando com uma bola de energia brilhante. Entretanto, foi mudado para o seu design oficial depois que os desenvolvedores votaram para escolher e apenas 2 votaram à favor do antigo. O seu codinome durante o desenvolvimento era "Chief", e várias pessoas eram contra o nome "Orochi" no fim das contas. Iori Yagami em sua forma Orochi era pra ser o chefe final do jogo depois de derrotado o New Faces Team em sua forma Orochi. Entretanto, depois foi decidido fazer Orochi Iori o sub-chefe com Orochi sendo o chefe final e o New Faces Team antes dele. O Diretor-Chefe da série, Toyohisa Tanabe, falou que os desenvolvedores estavam relutantes em adicionar essa versão de Iori ao rol - preocupado com a reação dos fãs - mas ele o fez mesmo assim para adicionar mais impacto ao climax da Saga Orochi. Ele ficou particularmente lisonjeado ao ver a reação das fãs femininas durante o teste local do jogo. Depois de decidido que Iori seria o sub-chefe, eles também focaram em adicionar Leona como uma sub-chefe alternativa caso o jogador esteja usando Iori em seu time. Assim sendo, várias propagandas foram adicionadas em programas de TV, enviando uma mensagem para o jogador sobre uma "bifurcação no jogo", para dar dicas sobre Orochi Leona. Na KOF '96, vários golpes de Kyo Kusanagi foram modificados para adapta-lo ao novo sistema do jogo. Entretanto, os seus golpes originais ainda eram bem populares entre os jogador e assim sendo, uma versão alternativa dele foi adicionada à KOF '97. A introdução dessa versão foi notada como "um acerto" entre os jogadores, e os desenvolvedores continuaram adicionando versões alternativas de outros personagens nas sequências. Isso levou a criação dos clones de Kyo (Kyo-1 e Kyo-2) na The King of Fighters '99.

Versões Lançadas
The King of Fighters '97 foi portado para o Neo Geo AES em 25 de Setembro de 1997 e para o Neo Geo CD em 30 de Outubro de 1997, respectivamente. A grande novidade da versão NGCD era a possibilidade de salvar todas as cutscenes e finais e assisti-las à hora que quiser. Em 13 de Novembro de 2013, a versão Arcade do jogo foi lançada na AppStore da Apple e no Google Play compatível com seus respectivos dispositivos, trazendo multiplayer via Bluetooth e Wi-Fi. A versão do Sega Saturn chegou em 26 de Março de 1998 e requeria o cartucho de 1MB de RAM utilizado no jogo anterior. O pack "The King of Fighters Best Collection" foi lançado em 01 de Outubro de 1998 e trazia o jogo com uma nova capa, além da inclusão da KOF '95 e '96 e os respectivos cartuchos de RAM/ROM necessários para jogá-los. Durante a semana de lançamento a versão do Saturn vendeu 94.327 cópias e no final de 1998 já contavam 156,171 unidades no total. No PlayStation o jogo foi lançado em 28 de Maio de 1998 e trazia as velhas limitações do console da Sony, assim como uma capa exclusiva desenhada pelo principal artista da série, Shinkiro. Foi relançado em 24 de Junho de 1999 no selo "PlayStation The Best" e em 23 de Março de 2003 no selo "PSOne Books". Em 28 de Outubro de 1998, a SNK produziu um remake do jogo para o lançamento do seu portátil Neo Geo Pocket chamado de "King of Fighters R-1". Nessa versão, foram utilizadas sprites dos personagens em Super Deform, os famosos SD (corpo pequeno, cabeça grande) e um traço mais infantil, assim como diálogo mais "pastelão" durante as cutscenes. R-1 trás apenas 14 dos 29 personagens iniciais da KOF '97, porém trás todos os personagens versão Orochi como personagens desbloqueáveis, a versão '94 de Kyo Kusanagi e o próprio Orochi para jogar também, totalizando 21 personagens jogáveis e todos os cenários do jogo original inclusos. O único porém é que o portátil era monocromático, portanto não há cores nos gráficos e os efeitos são um pouco apagados por causa disso.

Os times foram organizados da seguinte maneira em R-1:

Savior Team Kyo Kusanagi, Chizuru Kagura e Iori Yagami
New Face Team Yashiro Nanakase, Shermie e Chris
Southtown Team Terry Bogard, Ryo Sakazaki e Kim Kaphwan
Heroine Team Mai Shiranui, Yuri Sakazaki e Athena Asamiya
Edit Members Shingo e Leona

Special Members Orochi Leona, Orochi Iori, Real Yashiro, Real Shermie Real Chris e Orochi



Algumas Imagens e Videos do Jogo


Neo Geo:


Gameplay Completa em Português:




Sega Saturn:




PlayStation:




Neo Geo Pocket:






Galeria de Capas

Um cartucho de 460MEGS foi necessário para caber o jogo. Mais que o dobro da primeira versão lançada.
A versão Neo Geo CD veio com mais opções que versões anteriores, deixando o jogo ainda mais completo.
Como de costume, a versão do Sega Saturn foi vendida em um pacote com e sem o cartucho de RAM de 1MB.
Essa foi a primeira versão para o PlayStation no qual os cortes de animações não influenciaram no timing dos golpes.
Um relançamento para a versão PlayStation já era aguardado, devido ao sucesso da versão do console.
O relançamento em 2003 trouxe a capa que era do Neo Geo CD no lugar da original do PlayStation.
A capa representa bem o clima mais "light" dessa versão para o portátil da SNK.




Mídia Relacionada

A trilha sonora do jogo, The King of Fighters Original Sound Track (PCCB-00273), e a trilha sonora rearranjada do jogo, The King of Fighters '97 Arrange Sound Trax (PCCB-00279), foram lançadas pela Pony Canyon.

Os livros-guia The King of Fighters '97 Graphical Manual (ISBN4-88199-378-X) e The King of Fighters '97 Technical Manual (ISBN4-88199-406-9) foram lançados pela editora Shinseisha.

Os livros de guia The King of Fighters '97 Character Book (ISBN4-87465-379-0) e The King of Fighters '97 Kanzen Kouryaku Manual foram lançados pela editora Geibunsha.

A revista The King of Fighters '97 Official Collection Fighter's Carnival (ISBN4-88199-381-X) continha vários trabalhos especiais do jogo em cores.

Os yonkomas The King of Fighters '97 4-Koma Ketteiban (ISBN4-88199-387-9) e The King of Fighters '97 4-Koma Ketteiban Side-2 (ISBN4-88199-410-7) foram lançados pela editora Shinseisha.

Os CD de dramatização The King of Fighters '97 Drama CD - Gekitotsu Hen (PCCB-00281) e The King of Fighters '97 Drama CD - Shukumei Hen (PCCB-00286) contendo cenas antes e depois do jogo dramatizadas pelos dubladores foram lançados pela Pony Canyon.

Um disco extra, SNK Characters Sounds Collection Vol.5: KOF'97 Character Drama Special Edition (PCCB-00292) foi lançado com novas dramatizações com diversos personagens que não haviam aparecido nos anteriores.

Os mangás The King of Fighters '97 Comic Anthology (ISBN4-88199-398-4), The King of Fighters '97 Comic Anthology Side.2 (ISBN4-88199-425-5) e The King of Fighters '97 Comic Anthology Side.3 (ISBN4-88199-451-4) foram lançados pela editora Shinseisha contendo várias homenagens e trabalhos de diversos artistas e fãs da série.

Um guia completo do jogo também foi lançado em VHS pela Shinseisha, The King of Fighters '97 (ISBN4-88199-441-7) com 115 minutos de fichas técnicas, análise do sistema, jogabilidade e estratégias.

Guias especiais para as versões do Sega Saturn, The King of Fighters '97 Perfect Guide Book (ISBN4-88199-470-0), e PlayStation, The King of Fighters '97 Skill Manual (ISBN4-88199-487-5), foram lançados pela editora Shinseisha.


Artworks

Hero Team

Fatal Fury Team

Art of Fighting Team

Ikari Team

Psycho Soldier Team

Women Fighters Team

Kim Team

New Faces Team

'97 Special Team

Iori Yagami

Shingo Yabuki

Orochi

Yuki





Conclusão e Resumo de Toda Saga Orochi


Pra explicar o que irá acontecer no torneio, precisamos voltar no tempo e explicar a lenda de Orochi: em tempos distantes, existia uma causa divina chamada "Gaia's Will", Orochi. Recrutando seguidores à sua causa, o Clã Orochi foi responsável pela proteção da Terra por séculos. Os 8 seguidores mais fortes do Clã eram chamados de Hakkesshu e os 4 mais fortes que controlavam os poderes da natureza eram chamados de "Heavenly Kings" (Reis dos Céus). A medida que o tempo foi passando, a natureza começou a sofrer com o balanço natural e o mundo entrou em colapso por causa das mãos humanas.
1800 anos atrás (ano de 197 D.C.), Orochi não estava tolerando mais a destruição e quis exterminar toda a raça Humana. O Clã Orochi e a raça Humana estiveram em guerra até que os Kusanagi, Yata e os Yasakani derrotaram-no com os 3 Tesouros Místicos. O Hakkesshu e Orochi foram derrotados e selados.
660 anos depois (ano de 857 D.C.), o selo começou a enfraquecer. Os 3 Clãs decidiram então move-los para outro lugar. O Hakkesshu, que foram selados separadamente, usaram essa chance para se libertar. Enquanto os 3 Clãs estavam criando um novo selo, um dos Hakkesshu semeou a discórdia entre eles e matou a mulher do lider dos Yasakani. Sob um disfarce, o assassino se aproximou do líder dos Yasakani e disse que os Kusanagi eram os responsáveis pela morte dela, dizendo que era uma punição por ter deixado o selo enfraquecer. Para deixar as coisas ainda mais tensas, o corpo da mulher foi achado em Terras dos Kusanagi. Enfurecido com a revelação, os Yasakani fizeram um pacto de sangue com Orochi para ganhar poderes necessários para a vingança. Fazendo porte da técnica proibida, Maiden Masher, os Yasakani se renomearam para Clã Yagami.
 Como Orochi continuou a sentir ódio pela humanidade nos anos que iriam por vir, os Hakkesshu são geralmente lembrados como uma força do mal e portadora de energia negra, mas eles não são. A missão deles é de, um dia, ressuscitar seu Lorde nesse atual torneio.
Membros do "Oito Cabeças de Orochi":

  • Leopold Goenitz (Vento): pode controlar as correntes de ar (É 1 dos 4 Reis dos Céus)
  • Yashiro Nanakase (Terra): pode controlar os poderes da terra (É o segundo dos 4 Reis dos Céus)
  • Shermie (Eletricidade): Pode controlar correntes elétricas (É a terceira dos 4 Reis dos Céus)
  • Chris (Fogo) - Pode controlar chamas de cor azul. (É o quarto e ultimo integrante dos 4 Reis dos Céus)

Os 4 à seguir eram apenas membros dos Cabeças de Orochi:

  • Mature (Animal) - Alto instinto animal
  • Vice (Morte) - Poderes físicos inigualáveis
  • Ryuji Yamazaki (Escuridão) - Brutalidade que resulta em coisas aleatórias (você pode notar que ele não tem interesse em ressuscitar Orochi. Normalmente, a linha de sangue de Orochi foram eliminados, como Gaidel, mas Yamazaki era muito forte pra qualquer um conseguir fazer isso.)
  • Gaidel (Garras) - Poder de corte (ele é o pai biológico de Leona)

E tinha um que não fazia parte de nenhum Clã:

  • "Matéria sem Valor" (foi a melhor tradução que consegui fazer): Orochi utilizou o seu poder para poder voltar ao plano físico. Rugal tentou tomar posse desse poder mas era muito poder pra ele conseguir controlar, por isso ele perdeu a sua mão.

Continuando os acontecimentos do Torneio em 1997...
Esse torneio era mais simples que o anterior, não teria um "chefe" no final te esperando pra derrotar ou algum sub-chefe e coisa do tipo: era um torneio comum dividido em chaves que os 2 últimos Trios se enfrentariam pelo titulo de Campeão. Vale a pena lembrar que os personagens do Player Select não são os únicos participantes do torneio, se você assistir a pequena reportagem que passa quando você derrotar o terceiro adversário, você vai contar muito mais participantes que os existentes lá, embora nunca mencionem outros lutadores durante o jogo.
Quando o torneio oficial acaba é que os verdadeiros acontecimentos da história entram em cena: Iori é dominado outra vez pelo sangue de Orochi e tenta atacar os vencedores ali mesmo na cerimonia de comemoração, em frente à todo o público (o mesmo aconteceria com Leona se você escolher Iori pra jogar, não modificando muito a história). Depois que ele era derrotado, os 3 Reis dos Céus, ou seja, o New Face Team revela sua verdadeira identidade, explodindo todo o estádio onde estava acontecendo e abrindo espaço para poder invocar Orochi de volta.
 
Se você reparar bem, cada um dos membros desse Trio é baseado em um dos personagens do Time de Kyo Kusanagi: Chris controla chamas e ainda tem o especial Ankoku Orochinagi (versão Negra do especial de Kyo); Shermie controla o elemento da eletricidade e tem o especial Ankoku Raikoken (versão Negra do especial de Benimaru) e Yashiro é bem forte e tem vários golpes de agarrão no estilo de Goro Daimon e também o especial Ankoku Jigoku Gokuraku Otoshi (versão Negra do mesmo especial do Goro).
Depois de uma batalha contra eles nessa nova forma, é que é revelado que Chris seria o hospedeiro da volta de Orochi e o selo é finalmente liberado, fazendo Orochi voltar ao plano fisico. Contando com o final verdadeiro (que é aquele em que você termina o jogo com Chizuru, Kyo e Iori, este ultimo entra em fúria e é dominado mais uma vez pelo sangue de Orochi e ataca o mesmo numa ultima tentativa de acabar com ele de uma vez por todas e fica nas mãos de Kyo o futuro do Clã Yagami (que traiu o Clã Kusanagi no passado e tudo pode acabar aqui mesmo), acabando tudo com uma grande luz branca e uma imagem de Chris na tela.
O New Face Team acabaria aqui, todos os 3 membros mortos, Iori sumiu e ninguém teve mais noticia dele até aquela aparição tímida em '99, Chizuru conseguiu se vingar da morte da sua irmã mais velha que foi assassinada por Goenitz enquanto tentava proteger o selo de Orochi e depois não se teve mais noticia até a 2003 e o resto dos times basicamente reencontram amigos do passado ou aquele final que deixa pra ser completado em seus próprios jogos (como o Fatal Fury Team). Em todos os finais, Orochi é selado como antes e tem ainda alguma chance dele poder voltar no futuro.
Como vocês podem ver, por trás de um jogo de luta tinha-se um roteiro desse de fazer inveja à alguns jogos de RPGs bem famosos por ai. O jogo também teve bastante suporte dos fãs, tendo eles votado para alguns "times especiais" terem finais no jogo e a escolha dos personagens Yashiro, Chris e Shermie também foram feitos pelos mesmos.


Finalizando

E por hoje é "só". The King of Fighters '97 marcou o auge da SNK em 1997, que embora não estivesse indo muito bem com a sua nova placa de Arcade, Hyper Neo Geo 64, ainda estava mandando muito bem no Neo Geo, embora os jogos da série KOF consumissem muito tempo dos responsáveis para manter o jogo numa qualidade alta. Como a agenda foi novamente bem apertada, alguns recursos do jogo não conseguiram ser entregues como eles deveriam ser, e isso fez com que a SNK desse uma "pausa" no roteiro.

Para a próxima KOF, eles iriam remover o roteiro do jogo para focar apenas nos gráficos e na jogabilidade, para que no ano seguinte não houvessem tantos problemas em entregar a continuação da Saga Orochi e ainda assim conseguir entregar um material de qualidade para os fãs. Semana que vem eu volto pra falar sobre KOF '98, que é o jogo preferido dos fãs da empresa, segundo uma enquete levantada em 2008 pela SNK Playmore e suas 2 versões lançadas durante a época. Espero que vocês tenham curtido esse post e voltem na semana que vem pra curtir mais um!
 
Sigam-me os bons! \o\~~~~~~~~~~~~~~~~~~

21 comentários:

  1. Parabéns João, muito boa a explicação e a ordem que os fatos ocorrem. Vou divulgar o material em comunidades no orkut sobre KOF. Todo fã da série vai adorar ter mais detalhes sobre ela.

    ResponderExcluir
  2. iso e coissa sobrenatural lucife capet demonios magias negras inferno e tudo oque e de mas demoniaco do mundo uuuuaaaaa!!!!!!!! adeus ate o juizo final.

    ResponderExcluir
  3. Acho que vou começar a jogar KOF! =P

    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Carol, que bom que você gostou. Meu foco aqui não é fazer posta apenas pra quem joga video-game mas também pra aqueles que acham que isso é apenas uma brincadeira enquanto várias empresas levam a sério como a artwork, a apresentação dos personagens, a história por trás do jogo, etc...

    Muito obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  5. ola ,glaucio tenho uma maquina tekin off 97 neo geo ela entrou em erro de caledario ja tentei varias formas e nao consigui conserta

    ResponderExcluir
  6. Caralho, que roteiro formidável, de boa, tenho todos os KOF de arcade até o 2003, e nunca procurei a história de nenhum jogo, agora no seu blog, que encontrei que eu li e achei sensacional.

    Realmente formidável.

    ResponderExcluir
  7. Cara, esse artigo foi o melhor que eu li sobre o kof '97, gostaria que você analisa-se sobre os outros anos do kof também. Que desse continuidade nesse artigo, por que é interessante para nos jogadores entendermos a história do jogo, embora eu já sabia, mas lembrava de pouca coisa. Continue assim pois o artigo e seu blog está demais.

    Desde já agradeço,Abraço!!!

    ResponderExcluir
  8. Doutor João, o senhor fez a matéria perfeita!!!
    parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Desculpe-me pela minha falta de atenção!!!

    ResponderExcluir
  10. Sem problemas, wos47. Dá uma olhada ai que eu já fiz reviews de todos os jogos da série nesse mesmo estilo.

    ResponderExcluir
  11. Como transformar iori em orochi 97 para paydois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que li no GameFAQs, para selecionar os personagens Orochi é necessário apertar L1+R1 repetidamente na tela de seleção de personagens. Se feito corretamente, eles aparecerão abaixo de Iori e Shingo.

      Excluir
  12. Como eu faço o trio o orochi
    o orochi o iori e a leona no play2?

    ResponderExcluir
  13. faltou acrescentar ali que benimaru é um ninja do trovão

    ResponderExcluir
  14. Em Kof 97 cada trio tinha um cenário fixo,ou a partir de kof 97 isso deixou de ser necessáriamente obrigatório?

    ResponderExcluir
  15. PQP, do ABC ao mesmo tempo e os carinha não ajuda, Fdps

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem aconteceu essa cagada comigo, eu e meu irmao, jogadores de anos, agente ficou parado tentando raciocinar o que aconteceu, assim meio cara de bobo, isso nunca tinha acontecido. ele estava no meio de um combo quase me matando e eu estava no canto da tela, sai apertando tudo pq nao queria morrer, e simplesmente, joy no meu time pulou pra cima da luta e tirou o combo do meu irmao que jogava com robert. mesmo depois de tanto tempo jogando esse game, ele ainda nos surpreende.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. the pictures links are lost. can you please reupload?

    ResponderExcluir
  18. Que trabalho cara, notou que essa trama quer passar algo sobre a trama real dos illuminatis.
    Orochi é um Boss muito especial por abordar um pouco do poder mental como mantra e despertar do ser humano.
    Mas o lado negro pra mim é que ele parece ser o próprio Satã querendo destruir a humanidade que está enchendo a terra e destruindo-a comparando com a trama do sistema de hoje.

    ResponderExcluir