sexta-feira, 4 de junho de 2010

Shinobi - Parte 2


Shinobi (SEGA, 1991) - Lançado originalmente no Japão com o nome The G.G. Shinobi (G.G. = Game Gear), é um jogo totalmente novo da série, e não uma conversão dos jogos anteriores. O jogo teve sua trilha sonora composta por Yuzo Koshiro.

Rumores de terror e destruição chegaram até o Vale Ninja. O mentor da Escola de Ninjas Oboro manda os seus melhores estudantes para investigar se os rumores são verdade. Eles retornam com a novidade de uma força obscura que estabeleceu sua base de operações em Neo City.

O mentor, temendo que apenas 1 de seus ninjas não fosse o bastante para derrotar essa ameaça, ele manda os seus melhores estudantes junto com Joe Musashi, o discipulo mais bem treinado do Clã usar suas artes especiais do Ninjutsu contra essa nova ameaça, para ajudar a achar os 4 ninjas que não entraram mais em contato com o Vale Ninja.

A jogabilidade é parecida com a de The Revenge of Shinobi, basicamente é andar, atacar e pular. Pra compensar a restrição do Game Gear, o jogo oferece diferentes mecanicas pra varia a jogabilidade. Aqui você controla 4 ninjas diferentes, cada um com um uma habilidade diferente. No começo do jogo, você controla apenas o Vermelho, cujo ataque é uma Katana de pequeno alcance.

O Rosa atira bombas e pode andar se segurar no teto; O amarelo atira bolas de energia e pode andar sobre a água; o Azul tem um grapple que pode ser usado pra atravessar grandes obstaculos aonde não tem chão; e o Verde atira Shurikens e pode dar um pulo duplo. Você troca de personagens ao pausar o jogo, a qualquer momento.

O jogo permite você decidir em que ordem vai salvar os outros ninjas, porém depois que os 4 são salvos, aparece a fase final e o ultimo desafio do jogo, aonde a habilidade de todos os 5 são postas a prova pra se chegar até o final.

Algumas screens e videos do jogo:




Não muito tempo depois, a SEGA lançou uma continuação para o Game Gear, com algumas pequenas mudanças gráficas apenas.



Shinobi II: The Silent Fury (SEGA, 1992) - Lançado originalmente no Japão com o nome The G.G. Shinobi II, é outro jogo totalmente exclusivo do Game Gear que trás a trilha sonora composta por Yuzo Koshiro.

O jogo trás uma história e jogabilidade parecida com a anterior; porém agora o uso dos Cristais se tornou mais importante. Em ordem para derrotar a nova ameaça, os 4 estudantes foram mandados atrás dos 4 Cristais Elementais, porém, novamente, perderam o contato com o Vale Ninja e Joe Musashi foi mandado para o "resgate".

Não tem muito o que se falar aqui, apenas outra base de comandos de Zeed foi achada e Joe Musashi percorre 4 estágios para salvar os outros Ninjas e depois juntos enfrentar o grande desafio da base inimiga. Não que o jogo seja ruim; pelo contrário, os gráficos e o som foram melhorados, apenas não trouxe nenhuma novidade na área da jogabilidade ou um roteiro melhor elaborado.

As habilidades dos ninjas mudaram um pouco, já que agora eles trazem um poder especial devido aos Cristais; Joe Musashi pode se teletransportar; O Azul pode conjurar um tornado e voar; o Amarelo ganha invulnerabilidade por um certo tempo; o Rosa pode iluminar áreas escuras e o Verde provocar um terremoto. Tirando isso, os ataques e as habilidades são a mesmas do jogo anterior.

Algumas screens e videos do jogo:




Logo depois de produzir o Shinobi II do Game Gear, a SEGA começou a trabalhar no que seria o ultimo jogo da saga para o Mega Drive. Não esqueçam de ler as curiosidades.




Shinobi III: Return of the Ninja Master (SEGA, 1993) - Lançado apenas para Mega Drive, o jogo é uma continuação direta de The Revenge of Shinobi. Considerado por muitos o melhor jogo da série, trouxe consigo ótimos gráficos com uma jogabilidade rápida e eficiente. O jogo estava planejado pra sair em 1992, e era bem diferente dessa versão que foi lançada em termos de estágios e da história.

Neo Zeed está ameaçando o mundo novamente. A organização criminosa - que havia-se pensado ser totalmente destruida 2 anos atrás - retornou, liderada por um homem apenas conhecido como Shadow Master. Joe Musashi sentiu sua presença e desceu das montanhas solitárias no Japão para enfrentar seu arquinimigo mais uma vez. Ele é mais forte que o aço e mais rápido que um furacão, o último mantenedor do Clã Oboro. Apenas ele pode acabar de uma vez com Neo Zeed.

Comparando com o jogo anterior (The Revenge of Shinobi), a ação de Shinobi 3 foca mais na velocidade e com menos enfase na dificuldade. O novo comando de correr (2 toques para frente) adicionou muito a jogabilidade, deixando mais verstátil. E também o novo ataque aéreo (baixo + ataque) que ataca automaticamente algum inimigo que estiver próximo deixou a jogabilidade bem mais rápida e apurada que o jogo anterior. Os Ninjutsu continuam os mesmos 4 do jogo anterior, podendo ser usados da mesma maneira: apenas 1 vez por estágio.

O jogo tem 7 Missões, divididas em 3 estágios cada, totalizando 21 estágios para ser batidos pra terminar o jogo. Como de costume, 1 chefe por fase, porém sem bonus depois deles. Os gráficos são muito bem feitos e os cenários foram muito bem escolhidos para o jogo.

Uma curiosidade sobre o jogo: ele estava pronto pra ser lançado em 1992, muitas revistas da época já mostravam as imagens e comentavam a história do jogo. Mas a SEGA não estava satisfeita com essa versão e mandou de volta para o desenvolvimento para melhorar o jogo até o seu lançamento em 1993. Quando o jogo finalmente saiu, algumas das habilidades apresentadas anteriormente foram removidas, assim como algumas novas foram adicionadas.

Algumas screens e videos do jogo:




Para o lançamento do Saturn, a sega preparou um jogo totalmente novo, sem nenhuma ligação com a saga de Joe Musashi. Dessa vez o jogador controla um personagem totalmente diferente em outro universo totalmente diferente do original.



Shinobi Legions (SEGA, 1995) - Lançado para Sega Saturn, apresentou gráficos bem melhores que as versões anteriores assim como o som, porém não foi muito bem recebido devido ao pouco uso por poderios gráficos do Saturn e o uso de atores nas cenas, que não atuavam nada bem, fazendo algumas cenas parecem até comicas as vezes.

Anos de guerras civis trouxeram o Código Ninja e os seus guerreiros à beira da extinção. É hora de reconstruir e achar a próxima geração de lutadores que irão aprender as tradições ninja. Um mentor ninja confronta sozinho a destruição de vários anos de guerra. Nas suas buscas ele achou 3 jovens que mostravam boas expectavivas: Dois irmãos, Kazuma e Sho e a sua própria filha, Aya. Ele treina os 3.

15 anos se passaram. O irmão mais velho, Kazuma, começa a rejeitar todas as técnicas Ninja, exceto pela técnica da força. Obscecado pelo poder, Kazuma demanda que o mentor ensine à ele a técnica absoluta do clã. O mentor se recusa e Kazuma jura que um dia irá se vingar. Sho e Aya continuam o treino e concluem seus estudos nas técnicas ninja.

Agora Kazuma retorna com seu exercito e adquiriu os poderes para construir uma fortaleza. Mesmo com o seu antigo mestre morto, os seus discipulos contém consigo o segredo da técnica absoluta. Kazuma prepara uma armadilha para trazer Sho até seu esconderijo, sequestrando Aya e usando-a como isca. O destino do mundo agora paira sobre os ombros de Sho.

A jogabilidade é a mesma vista em Shinobi 3, a unica diferença é que agora tem um botão pra cada tipo de ataque (Shuriken e Espada). As 4 técnicas Ninjutsu dos jogos anteriores sairam, ao inves disso Sho ganha habilidades ao pegar vários itens escondidos pelos estágios. Entre eles tem alguns power-ups para encher o life ou habilidades temporárias, como a Great Sword e o Bunshin Clone Shield. Também tem as Blue Orbs, juntando 10 Sho ganha uma vida.

São 9 missões, cada um com 2-3 estágios e 1 chefe de fase cada.

Uma curiosidade do jogo: A versão europeia saiu com quase 1 ano de atrasada porque o produtor da Sega of Europe não gostou da trilha sonora e chamou um novo compositor pra fazer a trilha do jogo.

Algumas screens e videos do jogo:



Como citado anteriormente, o jogo não tem nenhuma ligação com os jogos anteriores e não foi muito bem recebido pelos fãs, devido a jogabilidade um pouco "dura" e os gráficos que eram muito fracos pro padrão do Sega Saturn.

Semana que vem venho com a terceira e ultima parte sobre os jogos de Shinobi. Por enquanto é só... Sigam-me os bons! \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Sinceramente, Shinobi nunca me chamou atenção, o único que eu fiquei realmente interessado foi o Shinobi 3 do Mega Drive, por algum motivo que desconheço...

    Mas entretanto boas as matérias e de fato, uma pena que jogos de ninja mesmo que em plataforma não tenham bom roteiro, poderia ser melhor com roteiro bem elaborado sim, mas de fato, ninja é TÃO FODA que nem de roteiro precisa pra ser foda.

    Prova disso é o sucesso e os fãs do jogo Shinobi ^^

    ResponderExcluir