domingo, 16 de maio de 2010

Pilotwings


Pilotwings (1990, Nintendo EAD) - Lançado em 21 de Dezembro de 1990 no Japão como um dos títulos do lançamento do Super Nintendo, foi o primeiro jogo da Nintendo a utilizar o chip Mode 7, que simulava gráficos 3D atrávez de rotações e profundidade de grandes objetos. O jogo foi bem recebido pelos jogadores e pela midia especializada da época, recebendo na sua grande maioria notas excelentes por conta da sua jogabilidade precisa, som agradável e gráficos estonteantes para época.

Ele nasceu de uma demo da Nintendo japonesa chamado Dragonfly, que seria mais ou menos como o futuro Panzer Dragoon da SEGA: você montaria num dragão e sairia atirando nos alvos que apareciam na tela. No jogo, você é um novato na academia e tem que realizar uma série de desafios para ganhar novas licensas e assim desbloquear novos desafios, que vão ficando mais variados e desafiores a cada nova licensa.

Essas licensas consistem em 4 modalidades em que o que vale é terminar o mais rápido possivel as provas sem perder nenhum dos objetivos. As modalidades são:

  1. Mono Motor: consiste em você decolar com o avião, passar por dentro das argolas e depois fazer um pouso perfeito.
  2. Mergulho Livre: você pula de um helicoptero em uma altitude muito alta e tem que cair o mais próximo do centro do alvo colocado lá embaixo puxando o para-quedas na hora certa e controlando-o de acordo com as condições climáticas.
  3. Cinturão à Jato: controlado com uma propulsão fraca ou forte, dependendo do botão, e você tem que passar pelos aneis e outros objetos no cenário antes que a gasolina acabe e no fim tem que pousar na área marcada no mapa com maior precisão possivel.
  4. Asa Delta: quase a mesma coisa do mono motor, só que aqui o desafio é maior, uma vez que você não tem controle total dela, dependendo das correntes de ar quente mais próximas pra eleva-la caso esteja chegando perto do solo, passando por todos os anéis é só pousar o mais próximo possivel da área indicada no mapa. 

De vez em quando aparecem uns bonus pra dar alguns pontos extras ao jogador, que consiste em pousar em plataformas que ficam se movendo, e não estáticas como normalmente é. É um desafio pro jogador conseguir uns pontos extras caso não tenha sido bem sucedido nas provas.

Depois de passar por todas as licensas, vem a parte mais legal do jogo: pilotar o helicoptero. Essa ultima prova é a mais dificil e melhor de todas: resgatar alguns agentes que foram sequestrados e levados até a base inimiga. Basta decolar o helicoptero e pousa-lo na base inimiga pra salvar todos (como em Choplifter), sim, você tem misseis pra atirar nos inimigos que tentarem de atacar. Depois dessa missão, você ganha o "Pilot Wings" e habilita o modo Expert, aonde as provas tem variação climática e uma pontuação mais alta à bater.

Algumas imagens e videos do jogo:









Ele foi lançado no Wii Virtual Console na Europa, Japão e Estados Unidos em 2009, e teve uma continuação chamada Pilotwings 64.




Pilotwings 64 (1996, Nintendo Paradigm Simulation) - Lançado em 23 de Junho de 1996 no Japão como um dos titulos do lançamento do Nintendo 64, se destacou no lançamento pelos belos gráficos e a ótima sensação de velocidade que ele tinha. Também foi bem recebido pelos jogadores e pela midia, recebendo notas de boas a excelentes.

O jogo foi co-produzido por uma empresa americana chama Paradigm Simulation, que foi uma das desenvolvedoras dos Silicon Graphics usadas em Donkey Kong Country e Killer Instinct pra Super Nintendo e pela equipe que desenvolveu o jogo anterior também, unindo assim o útil ao agradável: mestres em gráficos 3D e os experientes do jogo anterior.

Das modalidades do jogo anterior, estão aqui a Asa Delta, o Cinturão à jato e o mono motor, que foi substituido pelo Girocoptero.  Os bonus também estão de volta, com o Mergulho Livre e a nova modalidade: Bala de Canhão Humana, em que você tem que se atirar do canhão e acertar um alvo que está a uma certa distancia, tendo que se preocupar com a variação climática em cada tentativa.

Uma das novidades do jogo é que agora você pode escolher entre 6 personagens diferentes que contam com suas proprias caracteristicas: alguns são mais pesados, outros são maiores; dependendo da sua escolha isso influencia na jogabilidade. Jogabilidade que usou muito bem o direcional 3D do Nintendo 64 dando mais precisão aos movimentos do que o antigo D-Pad do Super Nintendo. Outra é que aqui você não tem que tirar "licensas", é mais como um desafio aonde se pontua com medalhas de Bronze, Prata e Ouro e é preciso uma certa quantidade de pontos pra abrir novos desafios.

O jogo também apresenta algumas localidades dos Estados Unidos bem reproduzidas, como o Monte Rushmore, Estátua da Liberdade e algumas cidades como Chicago, New York e Los Angeles.

Algumas imagens e videos do jogo:






Uma pena que uma série tão boa quanto essa a Nintendo abandonou quase que totalmente e nem sequer lançou a versão 64 pra Virtual Console.. Mais recentemente em 2011, depois de 15 anos do seu último lançamento, a série ganhou um novo jogo para Nintendo 3DS.



Pilotwings Resort (Monster Games, Nintendo 3DS) - Lançado em 27 de Março de 2011, mesma data do lançamento do portátil - seguindo a mesma linha de seus antecessores que também foram lançados no começo de seus respectivos consoles.

Aqui, há dois modos de jogo: o primeiro, "Free Flight Mode", permite você explorar livremente a ilha de Wuhu usando qualquer tipo de equipamento. Vários itens colecionáveis como balões e anéis de manobras podem ser pegos para desbloquear certas coisas no jogo, mas há um tempo limite. O segundo, "Mission Flight Mode", permite que o jogador complete uma série de objetivo dentro de alguns certos parametros.

Essas missões tem vários níveis de dificuldade: Training, Bronze, Silver, Gold, Platinum e Diamond. O jogador é notificado em uma escala de 1 à 3 estrelas dependendo da performace na missão. Entre as modalidades disponíveis, estão apenas 3 tipos de veículos: Rocketbelt, Asa Delta e Aeroplano.

Eis aqui algumas pequenas curiosidades sobre o jogo:

  • Pilotwings Resort é o primeiro jogo do 3DS no qual você pode usar seu Mii como personagem dentro do jogo.
  • O jogo se passa na ilha ficcional "Wuhu Island", que podia ser vista antes nos jogos Wii Fit/Wii Fit Plus e Wii Sports Resort.
  • Ele ficou o jogo mais procurado durante o lançamento do 3DS no japão, vendendo 26,554 unidades na primeira semana. Entretanto, as vendas logo estagnaram e na sua quinta semana o jogo tinha vendido apenas 57,846 cópias por lá.


Apesar de ser um jogo consideravelmente curto e sem muita coisa pra fazer, ele é bem carismático e começava a introduzir de leve o efeito de profundidade 3D do portátil. Creio que para aqueles que estavam comprando o 3DS em seu lançamento, esse deveria estar entre suas compras.

Algumas imagens e videos do jogo:





E por hoje é só. Não se espantem com a URL do post, eu fiz ele no comecinho de 2010 antes do anuncio do Pilotwings Resort pro 3DS e estou atualizando agora para ficar mais completo. Se desse pra mudar a url do post eu mudaria mas não tem como.

Pilotwings é uma série que sempre foi muito simples, mas com dificuldade altíssima. Sempre lançado no começo de seus respectivos consoles, sempre chegou pra mostrar a capacidade dos mesmos por mais simples que o jogo possa parecer. Infelizmente tivemos ai um intervalo de 15 anos sem um lançamento da série mas felizmente a Nintendo deu outra chance pra ele e saiu um novo. Agora é esperar que saiam mais jogos nesse padrão da série.

No próximo post vocês podem conferir o jogo "Master of Darkness", que foi uma tentativa da Sega em lançar um jogo parecido com Castlevania para suas plataformas, já que até meados de 1992 a Konami não mostrava nenhum interesse em lançar jogos em plataformas da Sega. Vejo vocês na semana que vem.

Sigam-me os bons. \o\~~~~~~

Um comentário:

  1. Tenho muitas dúvidas se eu gostaria ou não do jogo.
    Ótimo Review. Quando der, irei alugar a versão do 3DS pra testar. -_-

    ResponderExcluir