quinta-feira, 22 de abril de 2010

O que aconteceu com Donkey Kong? (Parte 2)


Donkey Kong Country (Rareware, Super Nintendo) - Lançado em 25 de Novembro de 1994, foi o primeiro jogo da série que não foi produzido por Shigeru Miyamoto, mas sim inteiramente pela RARE. Também é o primeiro jogo da série que é uma aventura em plataformas 2D, já que os games anteriores eram meros games de Arcade aonde só variaram a dificuldade a partir de certo ponto.

Também foi adicionado um roteiro: Donkey Kong dormia em sua cabana enquanto deixava seu amigo e aprendiz, Diddy, cuidado de sua penca de bananas. Porém, uma noite, a trupe de crocodilos, os Kremlings, liderados por seu chefe, o Rei K. Rool, rouba o estoque de bananas. Então, Donkey e Diddy devem explorar toda a ilha para tentar recupera-las.

A jogabilidade era bem simples: Y para correr, B para pular e A para trocar de macaco. Com Y também era possível levantar alguns itens mais pesados como barris e atirar nos inimigos a bel prazer.  Há uma pequena diferença entre os dois personagens: Donkey Kong é mais lento porém consegue derrotar inimigos com mais facilidade, já Diddy é mais rápido e não vai conseguir derrotar todos os inimigos apenas pulando na cabeça deles, alguns requer uma certa estratégia.

Vários outros animais irão ajudar na jornada: Rambi, o Rinoceronte; Expresso, o Avestruz; Enguarde, o Peixe-Espada; Winky, o Sapo; e Squawks, o Papagaio. Cada um deles é achado em um meio diferente: Enguarde é encontrado em habitat marinho enquanto Squawks é achado nas minas. Alguns deles também dão acesso a fases de bônus.

Durante o jogo, Cranky Kong (o Donkey Kong das versões do Arcade) te dará dicas sobre a área em que você está, Funky Kong te ajuda a voltar a mundos aonde você já derrotou o chefe mas deixou algum item pra trás e você pode salvar nas barraquinhas espalhadas pelo mapa. Cada mundo só contém uma barraquinha, portanto você deverá passar por um certo número de fases antes de conseguir salvar o progresso.

Para fazer 100% no jogo é preciso coletar todas as letras K - O - N - G  nas fases e também achar e vencer todos os bonus game no jogo - o que não é uma tarefa fácil, visto que esse aqui é o mais dificil da trilogia. As músicas do jogo eram um show à parte e eram bastante variadas, sempre combinando com a situação que você estava. Ela foi lançada em CD na época chamado "DJ Jamz".

Não é nem preciso falar que o jogo foi um estouro na época e vendeu milhões de cópias (8 milhões pra ser mais exato, apenas na versão do Super Nintendo), tendo isso levado a RARE a produzir mais 2 jogos que falaremos à seguir.


Algumas screens e videos do jogo:








Uma curiosidade: Cranky Kong (o velho rabujento que dá algumas dicas durante o jogo) é o Donkey Kong dos arcades, mas agora ele tá velho e rabujento e passa a maior parte do tempo na sua cabana sentado na cadeira de balanço.


Em 2000, recebeu um port para Game Boy Color (do qual falarei apenas posteriormente), e em 2003, um port aonde foram adicionadas pequenas cutscenes e dialogos no Game Boy Advance. Nisso também foi adicionado novos mini-games, extras e itens para procurar durante as fases, fazendo com que o jogo ficasse um pouco mais longo e desafiador que o original, agora saiu perdendo nos gráficos que tiveram que ser clareados por conta da LCD escura do aparelho. 




Algumas screens e videos da versão do Game Boy Advance:






Aproximadamente 1 ano depois do lançamento do original, a Rareware já estava pronta pra lançar a continuação, que trazia melhoras em todos os recursos do anterior.




Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest (Rareware, Super Nintendo) - Lançado em 05 de Dezembro de 1995, é uma continuação direta do jogo anterior. Tendo salvo a sua penca de bananas, tudo voltou ao normal para nossos amigos... Até que K. Rool volta com sua trupe e dessa vez sequestra o Donkey Kong. Ele só irá libertá-lo se a familia Kong entregar a reserva de bananas de Donkey Kong pra ele. Então Diddy e sua namorada Dixie vão para a Crocodile Isle (o lar ds Kremlings) para resgatá-lo. 


Os controles ficam bem parecidos com o original, apenas adicionando o fator "Dixie Kong" e sua habilidade de planar no ar ao girar seus longos cabelos loiros. Uma coisa que foi removida foi o "peso" do personagem: aqui Diddy e Dixie podem matar os inimigos da mesma maneira, e não dependendo do tamanho do inimigo como no jogo anterior.


A busca pelas letras K - O - N - G  continua, porém foram adicionadas também as moedas DK, que são necessárias para abrir o último mapa secreto e assim conseguir ver o final verdadeiro do jogo fazendo assim 102%. Os parceiros animais também mudaram, alguns sairam e novos chegaram: Squitter, a Aranha; Glimmer, o Tamboril; Rambi, o Rinoceronte; Rattly, a Cascavel; Clapper, a Foca; Enguarde, o Peixe-Espada; e Squawks, o Papagaio. Há até algumas partes aonde terão 2 deles na tela ao mesmo tempo e algumas que o próprio macaco se transformará no animal designado em ordem de superar alguns desafios.


A trilha sonora mais uma vez foi muito elogiada e feita pelos mesmos nomes do jogo anterior, o que garantiu mais uma vez diversidade nas músicas e cada uma combinando perfeitamente com a situação designada. Também foi um jogo sucessivo comercialmente, tendo vendido cerca de 4,4 milhões de cópias só no Super Nintendo.




Algumas screens e videos do jogo:





ps: uma pequena opinião pessoal: acho que a trilha sonora dessa versão é uma das melhores trilhas de todos os tempos, não apenas da série Donkey Kong. 


Em 2004, saiu um remake semelhante ao anterior para Game Boy Advance, aonde também foram adicionados novos mini-games, só que desta vez também foi adicionado um novo Boss. Uma coisa que deixou muita gente brava nessa versão é que no final, a ilha não explode como acontecia na versão para Super Nintendo. 




Algumas screens e videos da versão do Game Boy Advance:








Donkey Kong Country 3: Dixie Kong Double Trouble! (Rareware, Super Nintendo) - Lançado em 22 de Novembro de 1996, foi o ultimo jogo da série a ser lançado para Super Nintendo. O título se refere ao fato de que Dixie além de ter que salvar Donkey e Diddy Kong (que foram comemorar a vitória do jogo anterior com uma pescaria mas não voltaram), ela também tem que cuidar do seu primo mais novo, Kiddy Kong que é apenas um bebê, mas tem uma força descomunal para sua idade. 


Nesse jogo, foram apresentadas várias mudanças: mapa 3D, aonde se podia navegar com total liberdade por ele (algumas partes só eram exploradas com um barco com motor mais potente, por ai vai), diversos itens colecionáveis (alguns deles que são usados para abrir novas áreas no mapa ou mini-games escondidos) e também o primeiro da série aonde se tinham 3 finais diferentes (os outros dois finais só eram acessados digitando um código pra remover os barris de meio de fase (final 2) e além disso, também os barris DK (final 3)) 


Também foi o que vendeu menos: cerca de 2,9 milhões de cópias no Super Nintendo.


Algumas screens e videos do jogo:








Como de costume, em 2005 saiu o remake para Game Boy Advance com extras, assim como uma nova área totalmente nova chamada Pacifica, que pode ser acessada já na metade do jogo. A trilha sonora também foi refeita, composta por David Wise (que também compôs as trilhas dos 3 jogos anteriores pra Super Nintendo)  As cavernas de save foram removidas, sendo substituidas pelo "Cranky's Dojo" e algumas localizações de itens mudaram, devido ao fato de se ter um novo mundo no jogo. 




Algumas screens e videos da versão do Game Boy Advance:






Bom, e com isso finalizo o post de hoje... Senão ele vai ficar muito extenso. Na próxima parte irei falar da ultima versão de Donkey Kong produzida pela RARE (Donkey Kong 64) assim como a decadência da série quando a Nintendo voltou a produzi-la.


Alguns jogos estão de fora, como Donkey Kong Land, Diddy's Kong Racing, o port de Donkey Kong Country para Game Boy Color... É porque quando eu acabar tudo, vou fazer um post único com esses "spin-off" da série.


Por hoje é só... Sigam-me os bons. o/

2 comentários:

  1. Putz Donkey Kong!!! Adorava esse jogo... Passava horas e horas jogando!!!
    Muito bom o seu post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. NOSSA!!Minha vó tem um super Nintendo e eu as vezes quando vejo ela jogo começo a joga e perco meu dia inteiro jogando!

    ResponderExcluir